Siena [ou Sena em Italiano] é uma daquelas cidades que ocupam um lugar especial no coração de quem visita a Itália. É que o destino não encanta somente por sua história e passeios, mas também por sua cultura e tradição. Com fácil acesso para todas as cidades da Toscana, Siena faz parte do roteiro dos viajantes que exploram a região.
Para te inspirar a viajar pela Itália, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis em Siena. Confira:
ENTENDENDO SIENA
A cidade de Siena foi construída sobre três colinas, sendo que seu centro histórico mantém traçado estreito e sinuoso típico das cidades medievais e por este motivo é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Localizada a 70 km de Florença, a capital da Toscana, Siena encanta por conta de seu passado rico em histórias, uma vez que a cidade era tão rica e grande quanto Londres ou Paris e, apesar de não ter acompanhado o desenvolvimento destas, ainda é dona de uma enérgica efervescência cultural.
CENTRO HISTÓRICO
O Centro Histórico de Siena é um lugar único. Poucas mudanças aconteceram por lá desde a Idade Média, quando foi construído. Por isso, andar por suas ruelas escuras e estreitas é como voltar no tempo.
O melhor jeito de conhecer a região é através de um tour a pé ou de bicicleta, já que dá para ir parando ao longo do caminho para tirar fotos. Caminhar por lá e apreciar as construções antigas e os belos palácios é um passeio único e especial.
PRAÇA DEL CAMPO
A cidade de Siena é dividida em regiões [ou terzis em italiano] e a Praça del Campo é o ponto de encontro dessas três áreas, sendo o marco zero da cidade. Com o típico formato arredondado, é nesta praça que estão o Palácio Público, sede do governo, e a Torre de Mangia, de onde é possível ter uma visão 360 da cidade.
Suas construções avermelhadas dão ares medievais ao local, mesmo após tanto tempo. É na praça que acontece anualmente o Palio delle Contrade, uma histórica competição de cavalos em que os 17 bairros de Siena se confrontam.
CATEDRAL DE SIENA
A Catedral de Siena é um dos cartões-postais da cidade. Ela foi toda construída em estilo romântico-gótico e encanta por sua fachada de mármore. Só a vista externa já justificaria a visita, mas entrar e conhecer seus detalhes torna a experiência ainda melhor.
No interior da Catedral está a famosa Biblioteca Piccolomini, um verdadeiro tesouro de obras de arte que abriga quatro esculturas de Michelangelo. Uma das obras mais impressionantes da Catedral é o piso, composto por 56 placas com cenas esculpidas e entalhadas no mármore, formando um mosaico.
BASÍLICA DE SÃO DOMINGOS
A Basílica de São Domingos [ou Basílica Catarinaiana] é uma das igrejas mais importantes da cidade, junto com a Catedral de Siena. Construída entre 1226 e 1265, ela já não apresenta mais seu formato original, uma vez que foi ampliada no século XIV, quando adquiriu sua aparência gótica atual.
Localizada bem na entrada da cidade, a dica é conhece-la por dentro e observar a riqueza de detalhes da sua construção. Assim como a maioria das igrejas italianas, a basílica guarda uma série de obras de arte.
VIA CHIANTIGANA
Dizem que a região do Chianti é a melhor parte da Toscana, pois abriga a estrada SS222, também chamada de Via Chiantigana. Ela liga Siena à Florença, cruzando o coração da zona vinícola. Para os amantes de vinho, esse passeio é um prato cheio já que as vinícolas mais importantes da região da Toscana estão por lá – é possível conhecer várias delas em um dia!
BATE E VOLTA: MONTEPULCIANO
A cidade medieval de Montepulciano, a 66 km de Siena, é um verdadeiro tesouro localizado na Toscana. Ela fica bem no alto de uma colina e se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e, claro, pelo famoso Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itália.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 22 Ago 2019.