A Indonésia guarda tantos sítios arqueológicos, praias e templos incríveis que talvez você não faça ideia de quão preciosa é sua história. Conhecer a Indonésia é uma viagem por terras desconhecidas, povos antigos e histórias de reis e monges budistas. A Ilha de Java, que faz parte do arquipélago, é repleta de templos budistas e sítios arqueológicos para explorar. E o melhor é que você pode visitar tudo isso virtualmente através do Google Arts & Culture.
Pensando nisso, o Guia da Semana trouxe 10 maravilhas da Indonésia para você conhecer online. Confira:
Parque Nacional de Komodo
O Parque Nacional de Komodo fica em Tenggara, na Indonésia, e tem um papel fundamental na preservação local. Como o nome já diz, o local protege uma de suas espécies mais impressionantes: o dragão de komodo. Além disso, também tem como intuito preservar a floresta e os recifes de corais. Além do dragão de komodo, a ilha possui muita biodiversidade, com mil espécies de peixes, mais de 260 espécies de corais e 70 espécies de esponjas, dugongos, tubarões, jamanta, baleias, golfinhos e tartarugas marinhas.
Candi Sari
Ainda na rota de templos budistas, não deixe de conferir o Templo de Candi Sari, em Yogyakarta. O templo foi construído no século VIII, e servia como moradia para monges budistas. Sua arquitetura é típica do local, mas a decoração externa é repleta de estátuas budistas com flores e instrumentos musicais. Você pode conferir a ruína deste templo arqueológico diretamente do Google Arts & Culture.
Prambanan
O Complexo de Prambanan é um ponto turístico muito famoso da Indonésia, e localiza-se na Ilha de Java. O local reúne diversos templos hindus do século IX que foram construídos em 856 d.C. Prambanan é formado por dois complexos: o Loro Jonggrang, hindu, e o Sewu, budista. Em 1991, foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco. No passado, o local servia como templo real, no apogeu dos reinos da Indonésia.
Templo de Kalasan
O Templo de Kalasan, também conhecido como Candi Kalibening, é um templo budista do século VIII, localizado em Java. O templo foi construído para os monges de uma das famílias reais, e é um dos mais antigos da região. Apesar de estar mais degradado que outros templos da região, ainda é possível ver os ornamentos das janelas e portas através do street view do Google Arts & Culture.
Templo de Pawon
O Templo de Pawon fica no Conjunto de Borobudur, que inclui os templos vizinhos de Borobudur e de Mendut, na Ilha de Java. Trata-se de um templo budista, assim como seus vizinhos, e o alinhamento dos três indica que havia alguma ligação ritualística entre eles, mas não se sabe exatamente qual era sua função. Pawon é ligeiramente mais antiga que Borobudur, mas os três foram construídos mais ou menos na mesma época.
Templo de Mendut
Também localizado na Ilha de Java, o Templo de Mendut é um templo budista maaiano. Foi construído no início do século IX, aproximadamente em 824, e faz parte do Conjunto de Borobudur, que inclui os templos vizinhos de Borobudur e de Pawon. Em 1991, foi inscrito como Património Mundial da UNESCO. Os três templos ficam numa distância de três quilômetros de distância, numa linha reta. Mendut fica na extremidade oriental dessa linha, Borobudur na extremidade ocidental e Pawon aproximadamente no meio. Sabe-se que eram edifícios religiosos, mas não há relatos do tipo de rituais que eram feitos ali.
Ratu Boko
Kraton Ratu Boko ou "Palácio do Rei Boko" é o nome do sítio arqueológico que fica na ilha de Java, próximo ao clássico ponto turístico Prambanan. Boko foi um rei lendário da Indonésia, e o local parece ter sido uma residência, mas sua função ainda é desconhecida. O sítio é um complexo fortificado, e em seu ponto mais alto, o visitante pode visualizar outras maravilhas próximas, como Prambanan e os templos circundantes, além do vulcão Merapi ao fundo.
Museu Nacional da Indonésia
O Museu Nacional da Indonésia é um museu com um pouco de tudo: ele é arqueológico, histórico, etnológico e geográfico. Localizado em Jakarta, o edifício possui uma estátua de elefante à frente, por isso, também é conhecido como o “edifício do elefante”. Sua coleção contempla a história da Indonésia por quase dois séculos. Além disso, possui cerca de 141 mil objetos, como cerâmicas, artefatos arqueológicos, estátuas clássicas do budismo e hinduísmo e muito mais.
Blue Point Beach
Blue Point Beach, ou Uluwatu Beach, fica na ilha de Bali. É uma das praias mais bonitas da ilha e point para surfistas. Atrás da praia, há um enorme paredão de pedra com fendas e todo esculpido pelo mar. A água, por sua vez, é cristalina e decorada por corais coloridos e piscinas naturais (quando a maré está baixa). De paisagem deslumbrante, é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol.
Borobudur
Borobudur ou Barabudur é um dos mais importantes templos budistas do mundo, e fica na Ilha de Java, Indonésia. De tão importante, está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. São nove plataformas sobrepostas, algumas retangulares e outras circulares, com uma abóbada central. Para decoração, estão dispostos 504 estátuas de Buda e milhares de painéis em relevo. Aprecie esta atração incrível pelo street view do Google Arts & Culture. É de impressionar!
E aí, qual dessas atrações você mais gostou?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 22 Jun 2021.