Quem pode passar dezembro e janeiro na praia não parece se incomodar com o calor do verão brasileiro. Nessa época do ano, se torna comum ver temperaturas acima de 40°C nos termômetros da cidade, especialmente nas grandes cidades e no litoral.
Ainda que esse clima seja um dos grandes atrativos para estrangeiros, muitos brasileiros preferem temperaturas mais amenas. Pensando nisso, o Guia da Semana separou as melhores viagens para fugir do calor! Confira!
Gramado
Chegamos a um dos destinos mais tradicionais para curtir o inverno no Brasil. A cidade de localiza pertinho de Canela, também no Rio Grande do Sul e o turismo é responsável por 90% de sua receita.
Aproveite as temperaturas mais amenas para fazer rafting, rapel e vários outros esportes radicais. Não bastasse as belezas naturais, Gramado também é um importante polo cultural brasileiro.
Petrópolis
O clima na Região Serrana é bem mais ameno do que nas areias das praias do Rio de Janeiro. No verão, por conta da altitude, Petrópolis fica com uma temperatura média de 23ºC e, às vezes, os termômetros chegam a marcar 33º C e mesmo assim a sensação térmica é mais baixas devido ao vento. Ou seja, pra quem não curte dias escaldantes é bem melhor do que os 40ºC que por vezes chega a fazer nas praias.
Monte Verde
Não é por acaso que o clima de Monte Verde é denominado de tropical de altitude. O distrito se localiza no estado de Minas Gerais e fica a nada mais nada menos que 1500 metros acima do nível do mar. Se fosse considerado um município, Monte Verde seria o 2º mais alto do Brasil, perdendo apenas para Campos do Jordão.
Campos do Jordão
Encerramos a lista com o lugar mais manjado e visitado pelos brasileiros durante o frio:Campos do Jordão. A cidade mais alta do país (1628 metros de altitude) também é conhecida como a Suíça brasileira. O apelido não se dá pelo IDH, mas sim pelas construções e pelo clima europeu que envolve a estância climática.
Canela
Muito procurada por turistas, principalmente no inverno, Canela tem sempre um clima agradável. Sendo uma das cidades da Serra Gaúcha, a cidade tem uma zona climática favorável pra quem não curte dias quentes. No verão, a temperatura é bem suave, em torno de 20°C. Alguns dias ficam um pouco mais quentes, mas as noites são sempre moderadas.
Argentina (Patagônia e Buenos Aires)
Ir para a Argentina já é muito mais fácil e barato do que ir para vários lugares brasileiros. Em menos de 3 horas de voo é possível sair do calor brasileiro e desembarcar em Buenos Aires. Não que a capital argentina vá estar nevando, mas pelo menos oferece temperaturas bem mais amenas.
Para quem está com um dinheiro sobrando, vale a pena se aventurar pelas geleiras da Patagônia.
Orlando
Quem foi a Orlando no verão estadunidense deve ter enfrentado filas quilométricas e um calor insuportável. Por isso, vale a pena curtir os parques entre novembro e janeiro. Ainda é possível encontrar um bom número de visitantes, mas sem muito sofrimento.
Aspen
Quem gosta de esquiar na neve provavelmente tem o sonho de ir para Aspen. Uma das estações mais famosas do mundo
Alpes Suíços
Claro que não poderiam faltar os Alpes Suíços na nossa lista. Italianos, franceses, espanhóis e ingleses adoram vir para a charmosa cidade aproveitar a infinidade de pistas de esqui. Aliás, há quem diga que é preciso ao menos uma semana para conhecer todas elas.
Madri
O inverno madrilenho oferece temperaturas agradáveis e um pouco mais baixas que Barcelona, por exemplo. Os preços também não são tão assustadores quanto no verão.
Por Ezio Jemma
Atualizado em 29 Jan 2015.