Quem nunca sonhou em viajar para a Itália? O destino, que vive no imaginário dos brasileiros, não é tão inalcançável como muitos pensam: é possível fazer um mochilão pelo país, o que permite uma viagem mais econômica e pra lá surpreendente!
Esse tipo de viagem tem como características hospedagens e meios de transportes mais econômicos, visando sempre poupar ao máximo, mas sem abrir mão de conforto. Aqui, o luxo é deixado de lado, mas o conforto e um bom roteiro, não.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou lugares que não podem ficar de fora de um mochilão pela Itália. Confira:
ROMA
Roma é hoje a capital e maior cidade da Itália, o quarto maior centro urbano da União Europeia e um dos principais destinos turísticos do continente europeu. Mas a importância dessa cidade tem seu início muito antes de grande parte das capitais europeias que conhecemos hoje – basta uma breve caminhada pelas suas ruas para verificar isso.
Além de um museu a céu aberto, a Cidade Eterna é também um destino incrível para amantes de gastronomia e cultura, e certamente ideal para quem viaja com amigos – só faça questão de escolher amigos que amem andar, comer e beber um bom vinho.
MILÃO
Milão, a capital mundial da moda, é um dos destinos mais badalados de toda Itália. Com uma mistura de grandes edifícios com pontos turísticos históricos, a cidade é a pedida certa para quem quer conhecer um pouco mais sobre a arte italiana, sem precisar abrir mão de uma grande infraestrutura.
Com fácil acesso, transporte público de qualidade e inúmeras opções de hospedagens, conhecer Milão é curtir o melhor da Itália sem abdicar de nada. Um dos cartões-postais de Milão é o Duomo di Milano [em latim, Domus Dei, a Casa de Deus]. Construída em estilo gótico, o local atrai religiosos fervorosos e admiradores de uma bela arquitetura.
VERONA
Verona, ao Norte da Itália, ganhou fama mundial após ter sido palco de uma das histórias de amor mais conhecidas do mundo e imortalizada por Willian Shakespeare: Romeu e Julieta. Por isso, o destino atrai milhares de turistas que vão até à cidade em busca do clima de romance e das histórias que cercam o local.
Porém, muito mais do que cenário de Shakespeare, o destino guarda inúmeros pontos turísticos que valem a visita, sem contar a gastronomia italiana que encanta a todos. A pequena cidade é o roteiro certo para um dia de viagem pela Itália.
FLORENÇA
Florença é um daqueles lugares únicos no mundo: não é só seu grande nome ou seus pontos turísticos famosos que formam a cidade. Considerada uma das mais antigas da Itália, ela foi fundada em 59 d.c e foi lar de grandes gênios da arte como Dante e Michelangelo.
Um verdadeiro museu a céu aberto, recheado de histórias, Florença é considerada o berço do Renascimento, abrigando 30% dos tesouros artísticos da humanidade. Tanta importância faz de lá um dos lugares mais visitados de todo o país - e um prato cheio para quem ama arte.
NÁPOLES
Nápoles é uma das maiores cidades da Itália, famosa por sua pizza napolitana, que é considerada um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Com o Vesúvio de cenário, o destino é praticamente um museu a céu aberto, onde os turistas se perdem por vielas e caminhos estreitos.
Vale a pena dedicar um dia inteiro para conhecer os museus, esculturas e restaurantes da cidade. Não precisa nem dizer que provar uma de suas pizzas é mais do que obrigatório, né?
POMPEIA
Pompeia é conhecida por ser a cidade petrificada, bem como um local com ruínas que desvendam a sua história triste. O local foi palco de uma catástrofe imensa em 79 d.c quando o Vulcão Vesúvio entrou em erupção após 800 anos dormindo.
As pessoas que ainda estavam na cidade morreram instantaneamente com o calor das lavas, mas seus corpos foram preservados na posição que estavam por conta das cinzas – essas "cascas" podem ser vistas no Museu de Nápoles e até mesmo pelas ruínas da cidade.
VENEZA
Veneza é um dos destinos mais famosos da Itália e roteiro certo para quem gosta de lugares diferentes, bonitos e que possuem muitas histórias para contar. Localizada ao Nordeste da Itália, a cidade é formada por um conjunto de 118 pequenas ilhas, 170 canais e 430 pontes, sendo cercada de água por todos os lados.
Sua posição faz com que vez ou outra a cidade seja atingida por inundações fortes, causadas pelo aumento do nível da água nesses canais. Há quem diga, inclusive, que um dia esse acontecimento pode ser ainda maior, causando a imersão total ou parcial da cidade, fazendo com que uma viagem para lá se torne impossível.
SIENA
Siena [ou Sena em Italiano] é uma daquelas cidades que ocupam um lugar especial no coração de quem visita a Itália. É que o destino não encanta somente por sua história e passeios, mas também por sua cultura e tradição. Com fácil acesso para todas as cidades da Toscana, Siena faz parte do roteiro dos viajantes que exploram a região.
A cidade de Siena foi construída sobre três colinas, sendo que seu centro histórico mantém traçado estreito e sinuoso típico das cidades medievais e por este motivo é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Localizada a 70 km de Florença, a capital da Toscana, Siena encanta por conta de seu passado rico em histórias, uma vez que a cidade era tão rica e grande quanto Londres ou Paris e, apesar de não ter acompanhado o desenvolvimento destas, ainda é dona de uma enérgica efervescência cultural.
MONTEPULCIANO
A cidade medieval de Montepulciano, a 66 km de Siena, é um verdadeiro tesouro localizado na Toscana. Ela fica bem no alto de uma colina e se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e, claro, pelo famoso Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itália.
O destino costuma ser muito procurado por aqueles que querem fugir dos lugares cheios da Toscana e explorar as raízes dos vilarejos medievais que tanto ocupam a região. Vale a pena dedicar um dia inteiro e fazer um bate e volta para conhecer Montepulciano.
CINQUE TERRE
Cinque Terre é o nome dado a cinco vilarejos de pescadores localizados em uma encosta banhada pelo mar Mediterrâneo. O que faz do destino ser tão especial é o seu charme e a simplicidade, que se unem com a paisagem paradisíaca, criando um dos destinos mais incríveis da Itália e de toda Europa.
O local é um Parque Nacional Italiano tombado pela UNESCO e um ponto turístico que atrai turistas que buscam destinos diferentes dos tradicionais. Suas construções coloridas dão um toque especial à paisagem azul emoldurada pelo céu e pelo mar. Suas vilas são: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.
POSITANO
Patrimônio Mundial da UNESCO, a Costa Amalfitana talvez seja a costa mais famosa do mundo. Conhecida por sua beleza natural, essa costa italiana tem, também, uma grande quantidade de pontos de interesse histórico, arquitetônico e, como não poderia faltar na Itália, uma espetacular gastronomia.
Positano talvez seja o destino mais famoso na região – e não é para menos. Sua principal praia, a Marina Grande, tem uma beleza um tanto exótica, com os penhascos de calcário que a rodeiam e a areia bem escura. Além delas, muitas outras praias merecem uma visita, e é comum que você veja alguém tomando um prosecco enquanto toma um banho de sol. Muitos turistas aproveitam para fazer um bate e volta até a ilha de Capri.
Veja mais dicas de viagens incríveis pelo mundo:
+ 10 destinos na Itália que todo amante de comida precisa conhecer
+ 9 lugares que vão fazer você se apaixonar pela Toscana, na Itália
+ 8 cidades medievais para conhecer na Itália e se apaixonar
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 16 Jun 2023.