Com uma cultura rica e diferente da ocidental, os países do oriente guardam museus incríveis de história, ciências, artes e arqueologia. Eles contam a história de suas civilizações, populações antigas, impérios e cultura local. Mesmo sem poder visitar todos numa só viagem, você consegue conhecê-los através de uma tour virtual – ou seja, sem sair de casa e diretamente do seu celular.
Ficou curioso(a)? O Guia da Semana reuniu numa lista com 15 museus na Ásia que você pode visitar online. Confira:
Museu Sichuan, China
Construído em 1941, o Museu Sichuan é um grande atrativo na província de Chengdu Shi. Sua coleção possui mais de 320 mil itens, dos quais 50 mil são relíquias preciosas chinesas. Trata-se do maior museu do sudoeste da China e ocupa uma posição importante dentre os museus públicos nacionais.
Today Art Museum, China
Fundado em 2002, o Today Art Museum é focado em arte contemporânea e possui uma forte visão de internacionalização da arte. Trata-se do primeiro museu de arte não governamental e sem fins lucrativos. Assim, a instituição procura desenvolver uma estratégia que se adapte ao contexto chinês. Na tour virtual, é possível conferir diversas exposições online, além de visitar o museu pelo street view.
Museu Suzhou, China
Outro museu de história antiga e muito conceituada é o Museu Suzhou, fundado em 1960 e originalmente localizado no marco histórico nacional, o Complexo do Palácio Zhong Wang Fu. Regionalmente importante, o museu guarda uma coleção de relíquias chinesas com cerca de 30 mil artefatos culturais como pinturas e caligrafia das dinastias Ming e Qing, além de artes e ofícios antigos.
Long Museum West Bund, China
O Long Museum possui dois locais de exposições: o Long Museum West Bund e o Long Museum Pudong. O primeiro localiza-se em Binjiang, distrito de Xuhui, Xangai. O edifício ocupa uma área de 33 mil metros quadrados, com até 16 mil metros quadrados para exibição. O primeiro e o segundo andar são dedicados à arte contemporânea, incluindo pinturas, esculturas, instalações e novas mídias. Já o primeiro porão é a área de exposição permanente de artefatos preciosos da China antiga e obras de arte da República da China.
Power Station of Art, China
Com toques mais atuais, o Power Station of Art é o museu de arte contemporânea da China e lar da Bienal de Xangai. Sua missão é quebrar a barreira do público com a arte contemporânea, gerar conhecimento das diferentes escolas e movimentos artísticos e também servir como centro urbano vivo em Xangai. Para além de suas exposições, você precisa visualizar o projeto arquitetônico incrível do local, de estilo simples e direto.
Museu Pera, Turquia
O Museu Pera é uma instituição particular, inaugurada em 2005, com objetivo de servir diversas atividades culturais e artísticas. Sua coleção permeia a história da arte de maneira global, por isso, conta com colaboração de museus do mundo inteiro. Dentre as pinturas, estão obras de artistas como Rembrandt, Joan Miró, Akira Kurosawa, Pablo Picasso, Fernando Botero, Frida Kahlo, Diego Rivera e Goya. Localizado em Istambul, o museu é um centro cultural da cidade e recebe muitos visitantes. Na tour virtual, você confere exposições online. Com o street view ainda é possível andar por dentro dos corredores do museu.
Museu Nacional da Indonésia
O Museu Nacional da Indonésia é um museu com um pouco de tudo: ele é arqueológico, histórico, etnológico e geográfico. Localizado em Jakarta, o edifício possui uma estátua de elefante na entrada, por isso, também é conhecido como o “edifício do elefante”. Sua coleção contempla a história da Indonésia por quase dois séculos. Além disso, possui cerca de 141 mil objetos, como cerâmicas, artefatos arqueológicos, estátuas clássicas do budismo e hinduísmo e muito mais.
Museu da Inocência, Turquia
O Museu da Inocência é um projeto do escritor e professor turco Orhan Pamuk, que escreveu o livro homônimo em 2008. O romance, que trata do amor, se passa entre 1974 e o início dos anos 2000. A obra descreve a vida em Istambul entre 1950 e 2000 através de memórias e flashbacks centrados em duas famílias; uma rica e outra classe média baixa. Assim, o romance e o museu foram concebidos juntos, e na exposição você confere as roupas, objetos, discos, livros e documentos que os personagens teriam usado. É uma aventura para quem leu o livro e também para quem não leu. Certamente você ficará com vontade de conhecer esta história.
Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Coreia do Sul
Aberto em 2013, o MMCA (sigla em inglês) virou o epicentro das artes contemporâneas em Seul. Sua coleção traz cerca de 7 mil peças de artistas coreanos e internacionais. O projeto arquitetônico adotou o conceito ‘madang’, que integra o exterior e o interior do edifício ao ambiente ao redor. O madang também serve como um espaço público de lazer, assim como um espaço para a realização de eventos e performances ao ar livre. Na plataforma do Google, você consegue fazer uma tour virtual pelo museu e visitar exposições online.
Museu do Palácio Nacional, Coreia do Sul
O Museu do Palácio Nacional fica também no palácio de Gyeongbokgung, porém, documenta a história da Coreia do Sul imperial. Sua coleção traz artefatos históricos, como roupas, documentos, música, arte, arquitetura e mais. Não deixe de fazer a tour virtual em 360º do museu e também de conferir as exposições virtuais.
Museu Tezuka Osamu, Japão
Tezuka Osamu nasceu em Toyonaka, Osaka, e foi um grande roteirista de cinema e criador de mangás. Ele foi fundamental para criar o imaginário da juventude no pós-guerra, e moldou a forma como as pessoas encaravam o mangá. Seu trabalho obteve tamanho sucesso no Japão que foi exportado para os Estados Unidos, Europa e outros países asiáticos. Além de seu histórico de realizações em TV e animação comercial, ele também recebeu elogios internacionais por seu trabalho em animação experimental nos últimos anos. No museu, você conhecerá um pouco da história desta figura japonesa e sua influência na cultura local.
Museu Nacional de Arte Moderna, Japão
Este foi o primeiro museu de arte nacional no Japão, fundado em 1952 e localizado em Tokyo. É o museu mais importante de arte japonesa moderna, com grande acervo de obras do século XX e também com algumas obras ocidentais de diferentes estilos. Em sua coleção, é possível conhecer artistas importantes do país como Nihonga e Noboru Kitawaki.
Museu de Folclore Nacional, Coreia do Sul
Como dito, o Museu de Folclore Nacional fica localizado no palácio Gyeongbokgung. Foi fundado em 1946 e traz cerca de 90 mil peças e objetos que retratam o modo de vida dos sul-coreanos. Na plataforma do Google Arts & Culture, é possível conferir as exposições virtuais em inglês e também fazer uma tour virtual pelo museu.
Museu Nacional de Ciências de Gwacheon, Coreia do Sul
O Museu Nacional de Ciências de Gwacheon fica na cidade de mesmo nome, na Coreia do Sul, e apresenta algumas das invenções coreanas que podem tornar o mundo mais sustentável. Além disso, possui uma coleção incrível de ossos de dinossauros e de tradições antigas do país – os coreanos antigos colocavam o piso principal da casa no nível do solo para manter a temperatura, por exemplo.
Museu Nacional de Tokyo, Japão
O Museu Nacional de Tóquio localiza-se no bairro de Taito, em Tokyo, e foi fundado em 1872. Trata-se do mais antigo e maior museu do Japão, que coleciona itens e antiguidades japonesas e de outros países asiáticos. O museu também realiza pesquisas sobre sua coleção de livros, fotografias e obras de arte a fim de preservar a cultura oriental. Sua coleção incrível possui cerâmicas, esculturas e espadas de 10.000 A.C. até o final do século XIX, além de outros tesouros arqueológicos.
E aí, qual destes museus você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 18 Mai 2021.