A Alemanha guarda museus incríveis em seu território, de Berlim a Frankfurt, de Munique a Bremen. Mesmo sem poder fazer uma viagem à Alemanha neste momento, você pode fazer uma tour virtual por diversos museus do país. São atrações focadas em arte e história, ciência, arqueologia e muito mais.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu uma lista de 10 museus incríveis na Alemanha para você visitar online e sem sair de casa. Confira:
Alte Nationalgalerie
Em frente ao palácio de Berlim, encontra-se a Alte Nationalgalerie, um museu que nasceu da ideia do Rei Friedrich Wilhelm IV, que queria construir um centro de arte e educacional. O projeto arquitetônico, do próprio rei, é um edifício semelhante a um templo erguido em um pedestal decorado com motivos da antiguidade. O museu foi fundado em 1876, e como outros edifícios do local, sofreu com a Segunda Guerra Mundial - sua coleção precisou ser realocada. Após anos de reforma, hoje é possível ver de perto muitas exposições, pinturas do século XIX e do Romantismo.
Gemäldegalerie
O Gemäldegalerie é outro museu de arte europeia com uma incrível coleção. Localizado em Berlim, ele faz parte do centro cultural da cidade. Obras-primas de todas as épocas da história da arte, do século XIII ao XVIII, estão em exibição permanente, incluindo pinturas de Jan van Eyck, Rafael, Ticiano, Caravaggio, Peter Paul Rubens, Rembrandt e Jan Vermeer van Delft. As principais coleções abrigam pinturas italianas, alemãs e holandesas.
Pergamonmuseum
O Museu Pergamon demorou vinte anos para ser construído, de 1910 a 1930. Sua coleção abriga os achados de escavações dos museus de Berlim, tornando-o muito importante para a arqueologia mundial. Dentre os itens que você encontra na tour virtual estão esculturas, pratos antigos, ferramentas, acessórios, utensílios de argila, entre muitos outros. Entretanto, suas principais atrações são o Portão do Mercado de Mileto, o Portão Ishtar e o Caminho Processional da Babilônia, e o Museu de Arte Islâmica.
Neues Museum
O Museu Neues também é um importante museu de arte alemã, construído entre 1843 e 1855. Durante a Segunda Guerra Mundial, o museu sofreu grave deterioração devido aos bombardeios, mas foi reerguido durante os anos 80 e se tornou um incrível museu de arquitetura moderna. Ele reabriu as portas ao público em 2009, e desde então organiza sua coleção a partir da geografia ou temática. Na tour virtual é possível apreciar exposições de arte egípcia, pré-histórica e antiguidades clássicas para entender mais sobre o desenvolvimento da cultura pré-histórica de diversos lugares do mundo, do oriente ao ocidente.
Alte Pinakothek
A Antiga Pinacoteca, localizada em Munique, é um dos museus mais importantes da Alemanha. São mais de 700 obras de pintura europeia dos séculos 14 a 18, incluindo obras de Van Dyck, Rafael, Ticiano, Rembrandt, entre tantos outros. O projeto arquitetônico também é uma obra à parte, com salões de claraboias naturais. Foi outro museu destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mas graças aos esforços nos anos 50, ergueu-se para ser um exemplo de reconstrução. Aventure-se pela tour virtual que mistura pinturas italianas, germânicas e até espanholas.
Museu Deutsches
O Museu Deutsches, localizado em Munique, é o maior museu de tecnologia da Europa. O centro de pesquisa é um dos mais avançados em estudos sobre comunicação, transportes e produção de energia. Em sua ala voltada aos transportes, o museu possui um Tesla 2012 em exposição.
Museu de Hamburgo
O Museu de Hamburgo é um museu de história da cidade datado de 1839, mas sua construção atual foi feita em 1922. Sua coleção reúne artefatos históricos que fizeram parte da trajetória de Hamburgo, desde a era medieval até o século XX. Além disso, é possível se aventurar pelas alas sobre religiões, o incêndio de 1842, o Império Alemão, a República de Weimar e até sobre as Escolas Judaicas.
Bode-Museum
O Bode-Museum originalmente se chamava Museu Kaiser-Friedrich. O local foi inaugurado em 1904 e apresentava artes plásticas, pintura e esculturas. Na Segunda Guerra Mundial, foi severamente destruído, por isso, precisou passar por diversas reformas. Agora, o museu abriga as coleções de Esculturas e o Museu de Arte Bizantina – as principais atrações.
Städel Museum
Localizado em Frankfurt, o Museu Stadel foi fundado pelo banqueiro e empresário Johann Friedrich Städel, em 1815. Hoje, é um dos museus mais antigos da Alemanha e um dos mais importantes. Sua coleção compreende 3.000 pinturas, 600 esculturas, mais de 100.000 desenhos e gravuras e 500 fotografias. Além disso, ele abriga obras de diversas épocas, como Renascimento e Era Moderna, e também sob diferentes suportes, como a madeira, papel e até lona.
Kunsthalle Bremen
O Museu Kunsthalle, que fica na cidade de Bremen, foi fundado em 1823 pela associação de arte mais antiga da Alemanha, formada pelos habitantes da cidade. Uma coleção rica e diversificada foi montada ao longo dos séculos. O acervo conta com pinturas e esculturas impressionantes, além de preciosas coleções de arte gráfica.
E aí, qual destas atrações você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 14 Abr 2021.