Antuérpia é uma cidade localizada ao norte da Bélgica, na região dos Flanders, bem próxima à divisa com a Holanda. Trata-se da segunda maior cidade da Bélgica – fica atrás apenas da capital Bruxelas. A cidade é bem curiosa, com muita história e lendas, além de ser um grande comércio de diamantes no mundo.
O nome da cidade vem de uma lenda urbana muito curiosa. A história diz que um gigante chamado Druon Antigoon se apossou do castelo às margens do Rio Escalda e cobrava pedágio dos viajantes que queriam atravessar o rio. Segundo a lenda, quem não pagasse tinha as mãos cortadas e jogadas no rio.
Foi somente um corajoso cavaleiro, Silvius Brabo, que enfrentou o gigante e, assim como o gigante fazia, cortou as mãos da fera e as jogou no rio. E assim nasceu Antuérpia, ou Hand Werpen, que significa em holandês "mãos arremessadas" (que depois transformou-se em Antwerpen).
Ficou curioso(a) para saber mais sobre Antuérpia? O Guia da Semana fez um roteiro com 10 passeios imperdíveis na cidade. Confira:
ESTAÇÃO DE TREM DE ANTUÉRPIA
Se você chegar à Antuérpia de trem, logo verá a incrível arquitetura da estação. O complexo foi construído entre 1895 e 1905, porém, foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, passou por restauração. É considerada uma das construções mais bonitas da Bélgica e até do mundo.
GROENPLAATS
A Groenplaats é a maior praça da cidade, e é um bom ponto para almoço, pois ao redor localizam-se diversos restaurantes. Por ali, ocorrem diversos eventos e feiras, e a praça também abriga o Shopping Center Grand Bazaar, com muitas lojas e restaurantes.
HET STEEN
Também ligado à lenda da cidade, o Het steen é o castelo que o gigante tomou conta. Het Steen significa pedra, em holandês, e simboliza bem o prédio: o castelo é feito de pedras e fica próximo ao Rio Escalda. Em frente ao castelo fica uma estátua do gigante com dois humanos aos seus pés. O prédio já funcionou como prisão, como Museu de Antiguidades e Museu Marítimo, mas hoje é aberto a visitação.
DE KONINCK
Este passeio é para os apreciadores de cerveja. A De Koninck é a cervejaria da cidade de Antuérpia, que oferece tours e degustação abertas ao público. O tour dura cerca de 1 hora e meia e inclui degustação das cervejas belgas produzidas no local. Você não irá se arrepender!
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE ANTUÉRPIA
A Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia é a maior igreja da cidade e foi construída em 1521, com estilo gótico. A igreja possui importantes pinturas de artistas como do pintor barroco Peter Paul Rubens, bem como pinturas de artistas como Otto van Veen, Jacob de Backer e Marten de Vos. Além disso, o campanário da catedral é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Você pode aproveitar para visitar durante a missa e admirar o som do órgão tocando, ou apenas visitá-la para ver o campanário e tirar fotos da bela arquitetura.
MEIRSTRAAT & PALÁCIO REAL
Meirstraat é a rua principal do centro de Antuérpia, e é onde o comércio se concentra. Fica próxima à estação de trem e é onde localiza-se o Palácio Real, que foi construído no século XVIII. Napoleão se interessou pela propriedade e o adquiriu em 1811. Infelizmente, está fechado ao público, e abriga festas e eventos. No térreo, entretanto, fica uma loja de chocolates e um café. É um bom ponto para tirar fotos do prédio imponente e apreciar a arquitetura carregada de detalhes.
RUBENSHUIS
A Casa dos Rubens é a tradução de Rubenshuis. Trata-se de um museu do pintor Rubens localizado no antigo estúdio do pintor. Rubens e sua família viveram ali por 25 anos e foi ali que ele criou muitos trabalhos de sua carreira.
MUSEUM AAN DE STROOM
O Museu Aan de Stroom é o museu mais importante da cidade. Mesmo localizado num prédio de estilo futurista, ele é muito histórico. Seu acervo conta toda a história da cidade. É um bom passeio para quem gosta de história e quer conhecer mais sobre a cidade.
GROTE MARKT, PREFEITURA E ESTÁTUA DE BRABO
A Grote Markt é a praça onde se localiza a prefeitura de Antuérpia, um prédio imponente, cheio de detalhes e bandeiras de diversos países. No meio da praça, fica a estátua do cavaleiro Brabo, aquele da lenda do nome da cidade que derrotou o gigante. É dali que saem os passeios para os subsolos da cidade, chamado De Ruien.
E aí, o que você mais gostou de Antuérpia?
Por Lid Capitani
Atualizado em 2 Mar 2020.