Kochi é uma importante cidade portuária da Índia, tanto hoje quanto antigamente, época em que o destino era um grande centro comercial de especiarias entre árabes, chineses, europeus e indianos. Esta mistura cultural se reflete em suas ruas, arquitetura, pessoas e até nos centros religiosos espalhados pela cidade – você encontrará desde templos hinduístas a igrejas cristãs e mesquitas muçulmanas. Será uma viagem que vai agregar muito para seu repertório cultural e ainda proporcionará uma experiência diferente de tudo o que você já viveu.
Ficou curioso (a)? O Guia da Semana separou um roteiro de o que fazer em Kochi, na Índia. Veja oito passeios imperdíveis por lá. Confira:
PALÁCIO MATTANCHERRY
O Palácio Mattancherry, ou Palácio Holandês, marca também parte da história de Kochi. O palácio foi construído como presente aos portugueses, que colonizaram a região. Porém, depois da invasão holandesa, o complexo foi tomado por este povo. O exterior pode não chamar a atenção, mas seu interior possui muitas riquezas interessantes, como painéis pintados e livros sagrados. Combine este passeio com o bairro judeu, que fica logo ao lado do palácio.
BAIRRO JUDEU
No Bairro Judeu fica a Jew Street, uma rua comercial em que você irá encontrar um pouco de tudo. Pense em algo que você gostaria de levar da Índia – você encontrará por ali! Pashminas e cashmeres, pratas, tecidos, perfumes, roupas e acessórios para levar de lembrança. Um dos orgulhos de Kochi é ser uma cidade onde muçulmanos, hindus, cristãos e judeus vivem harmoniosamente. O bairro judeu é exemplo desta tranquilidade e respeito religioso, pois apesar da diminuição de judeus na região com a criação de Israel, o local ainda guarda características judias que vale a pena conhecer.
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Na região de Forte Kochi há a Igreja de São Francisco de Assis. Como dito, Kochi é uma cidade que mistura culturas, por isso, esta é a primeira igreja católica da Índia. Feita pelos portugueses, foi depois assumida pelos holandeses e repassada aos britânicos – e ela ainda preserva muito de sua arquitetura original. Como é tradição na Índia, é preciso tirar os sapatos para entrar em qualquer lugar sagrado, inclusive nas casas.
Uma curiosidade da igreja é que foi ali que Vasco da Gama (sim o português) foi sepultado quando morreu de malária na Índia. As paredes da igreja contam um pouco da história de Vasco da Gama e sobre seu túmulo, onde permaneceu por 14 anos, quando seu filho o levou de volta a Portugal para ser enterrado no Mosteiro dos Jerônimos.
FORT KOCHI
Explorar as ruas do bairro de Fort Kochi é uma experiência para conhecer a origem da cidade. Suas ruas são repletas de casas coloniais, que hoje servem como restaurantes e hotéis, e onde o comércio acontece. Até hoje, é possível ver os locais negociando a venda de peixes com os pescadores. Por ali, você pode conhecer as redes chinesas que foram e ainda são utilizadas para pesca. Peça a um pescador para que mostre como ela funciona, você irá se impressionar com a engenhosidade. O passeio pela orla de Fort Kochi é uma boa oportunidade para começar a visita à cidade.
PASSEIO DE BARCO PELOS CANAIS (BACKWATERS)
Não é só em Veneza que os passeios de barcos por canais existem. O estado de Kerela é cortado por vários canais, inclusive a cidade de Kochi. Por isso, um passeio muito procurado pelos turistas na região é apreciar um belo passeios de barco por estes canais e admirar a vista da cidade. Existem diversas rotas e tipos de embarcações, inclusive um passeio de casas-barco, onde os turistas podem dormir nos barcos e viajar pelo estado de Kerela. No passeio, você poderá observar a bela paisagem de Kerela, seus coqueiros altos, as casas dos habitantes locais, peixes e aves distintas, além dos arrozais que se estendem ao longo dos canais.
CENTRO KATHAKALI
Um ótimo passeio para entender mais sobre a cultura indiana é assistir a uma apresentação de Kathakali, uma dança típica do estado de Kerela, na Índia. O Kathakali é uma mistura de dança e teatro em que artistas masculinos vestem-se com roupas tradicionais, pintam os rostos e fazem expressões com as mãos e rosto. Além deste espetáculo, você também pode assistir a uma apresentação de Kalaripayattu, um tipo de arte marcial também do estado de Kerela.
ILHA VYPEEN
Além de cultura e comércio, Kochi também possui praias belíssimas e desertos. A Ilha de Vypeen é um destes locais que precisa estar em seu roteiro. Barcos saem de Forte Kochi e levam os turistas até a ilha, que também está conectada ao continente Ernakulam por pontes. A principal atração do local é a praia de Cherai, na ponta norte da ilha, com uma paisagem de tirar o fôlego e muita tranquilidade. A ilha também é repleta de outras praias igualmente belas, faróis e vilas de pescadores para você adentrar na cultura local.
BROADWAY STREET
Enquanto a Jew Street é mais voltada ao turismo, a Broadway Street é totalmente indiana, voltada aos locais, com preços muito baratos e produtos típicos locais, como artesanato e especiarias. Você irá se impressionar com a quantidade de temperos e cheiros diversos que são expostos por ali. Claro que também há lojas que vendem roupas, acessórios, saias e bijuterias, portanto, se pensa em comprar saias longas, batas ou vestidos a preços baixos, é na Broadway Street que você irá encontrar.
Por Lid Capitani
Atualizado em 27 Jan 2020.