Você já deve ter ouvido falar do Pastel de Belém, certo? Aquele doce delicioso feito com ovos e massa fina folhada. Pois sabia que ele surgiu justamente no bairro de Belém, em Lisboa? Lá, você pode provar esta delícia com a receita original de 1837. Além dessa experiência gastronômica, Belém também proporciona uma viagem ao tempo, com passeios imperdíveis que contam a história de Portugal.
Se você pensa em ir para Lisboa, precisa visitar o bairro de Belém e aproveitar todas as atrações de lá. Ficou curioso(a) para saber mais? O Guia da Semana selecionou 10 passeios imperdíveis para fazer no bairro de Belém, em Lisboa. Confira!
Palácio Nacional de Belém e Museu da Presidência da República
Com estilo neoclássico e barroco, o palácio cor de rosa é a residência do presidente de Portugal. Foi construído em 1559 por um fidalgo português, e só em 1912 foi designado como residência oficial do presidente. No mesmo local, fica o Museu da Presidência da República, que conta a história do período republicano de Portugal com objetos, documentos e interatividade sobre os presidentes que exerceram o cargo desde 1910.
Museu Nacional dos Coches
Um dos museus mais visitados de Lisboa, o Museu Nacional dos Coches guarda uma coleção de carruagens reais do século XVI até XIX, em que mostra a evolução do meio de transporte. O museu possui dois prédios, um edifício novo e outro salão localizado no antigo Picadeiro Real em Belém, e reúne, além das carruagens, selas, arreios, fardamentos de armaria, acessórios de cortejo e carrinhos de bebê, sendo considerada a maior coleção do mundo deste tipo. O ponto alto da visita, e uma das atrações mais impactantes, é o coche em que o rei D. Carlos foi assassinado - os furos de balas ainda constam no veículo.
Museu Coleção Berardo
O Museu Coleção Berardo é perfeito para os fãs de arte moderna. O local reúne mais de 900 obras do século XX até a atualidade em seu acervo permanente. Por lá, o visitante vai encontrar trabalhos de nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Piet Mondrian, Joan Miró, Andy Warhol e muitos outros famosos. Organizado por uma linha cronológica, o Museu Coleção Berardo é uma grande viagem no tempo. A arquitetura moderna do museu destoa dos prédios medievais e góticos do bairro de Belém, que são atrações à parte.
Ponte 25 de abril
A Ponte 25 de Abril, em que a parte terrestre fica próxima à Belém, é um dos cartões postais de Lisboa. A construção se estende pelo Rio Tejo e liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada. É uma das pontes suspensas mais altas da Europa: fica a 70 metros do rio e o visual dela é incrível! O nome 25 de abril faz homenagem à Revolução dos Cravos, de 1974, quando o regime ditatorial foi derrubado. Do lado terrestre, em Lisboa, há um mirante que permite um bela vista da cidade e do Rio Tejo – é de impressionar!
Museu Nacional de Arqueologia
Fundado em 1893, o Museu Nacional de Arqueologia fica na ala ocidental do Mosteiro dos Jerônimos. O local conta com um acervo incrível de mais de 3 mil sítios arqueológicos, que narram a história da ocupação do território português. Possui artefatos da época romana, como mosaicos, peças metálicas, estátuas e outras coleções igualmente impressionantes – como as antiguidades egípcias e as greco-itálicas.
MAAT
MAAT é a sigla de Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Também localizado em Belém, bem próximo do Museu Nacional dos Coches, o museu é um roteiro diferente das atrações históricas do bairro. São exposições nacionais e internacionais que trazem questões e tendências contemporâneas para discussão, divididos nas quatro grandes salas no museu. Recebe diversas exposições das temáticas abordadas de artistas, arquitetos, filósofos e pensadores contemporâneos.
Torre de Belém
Construída entre 1514 e 1520, a Torre de Belém tinha como função servir de vigília para proteção de Lisboa. A beira do Rio Tejo, o Torre é muito bonita, mas guarda muita história da época. Por dentro, você consegue visitar o baluarte, a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, as salas dos reis e do governadores, além das capelas. Do terraço, a vista é outra maravilha, de onde dá para ver as outras tantas atrações de Belém e o rio que se estende pelo horizonte.
Mosteiro dos Jerônimos
Um dos monumentos mais chamativos e exuberantes do bairro de Belém. O Mosteiro dos Jerônimos começou a ser construído em 1501 e só ficou pronto quase um século depois. Ao lado do mosteiro, fica a Igreja de Santa Maria de Belém, com estilo manuelino, derivado do gótico. É lá que estão enterradas figuras importantes da história de Portugal, como Vasco da Gama e Luís de Camões. No mosteiro também estão enterrados outros nomes importantes portugueses, como Fernando Pessoa e Alexandre Herculano. O claustro, onde os monges moravam e meditavam, é outro ponto alto da visita. Com estilo manuelino, o local conta com um belo jardim que deixa o sol entrar no meio da construção, proporcionando uma paisagem encantadora.
Pastéis de Belém
Se é fã dos pastéis de nata, você precisa conhecer a Pastéis de Belém. Foi ali que surgiu a receita original dos pastéis de belém, doce português que se tornou símbolo da culinária do país. Antes conhecida apenas pelos monges do Mosteiro do Jerônimo, a receita secreta foi passada de gerações a gerações e continua sendo seguida pelo estabelecimento. Você vai se deliciar com o doce! Dica: salpique um pouco de açúcar e canela e pronto :)
Padrão dos Descobrimentos
Na beira do Rio Tejo, encontra-se um monumento imponente, com figuras humanas entalhadas em pedra. Na forma de uma caravela, o monumento foi construída em 1960 e traz a imagem de vários personagens importantes da navegação portuguesa, como D. Henrique, Pedro Álvares Cabral e Martim Afonso de Sousa. Ao todo são 56 metros de altura, além de um mirante que permite uma visão panorâmica do bairro. É maravilhoso.
E aí, ficou com vontade de conhecer o bairro de Belém?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 14 Nov 2019.