A Turquia é um destino incrível para qualquer tipo de viajante; para quem busca uma viagem religiosa, uma viagem cultural, uma viagem histórica, uma viagem artística ou ainda para quem deseja apreciar belíssimas praias.
O país de fato tem de tudo. Em Istambul, por exemplo, é possível desbravar muitos museus, mesquitas e basílicas com diferentes propósitos e de diferentes tempos. Ficou curioso(a) para conhecer o destino? Confira 8 atrações imperdíveis na Turquia para você visitar online:
MUSEU PERA
O Museu Pera é uma instituição particular, inaugurada em 2005, com objetivo de servir diversas atividades culturais e artísticas. Sua coleção permeia a história da arte de maneira global, por isso, conta com colaboração de museus do mundo inteiro. Dentre as pinturas, estão obras de artistas como Rembrandt, Joan Miró, Akira Kurosawa, Pablo Picasso, Fernando Botero, Frida Kahlo, Diego Rivera e Goya. Localizado em Istambul, o museu é um centro cultural da cidade e recebe muitos visitantes. Na tour virtual, você confere exposições online. Com o street view ainda é possível andar por dentro dos corredores do museu.
BASÍLICA DE SANTA SOFIA
Esta basílica é outro destino imperdível em Istambul, capital da Turquia. Trata-se de um lindo edifício construído no século VI pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla. Ao longo do tempo, teve diferentes funções: entre 1204 e 1261, ela funcionou como uma catedral católica romana; e de 1453 a 1931, foi uma mesquita. Por isso, sua decoração interior reflete estas diferentes religiões, com mosaicos católicos e monumentos islâmicos. Observe a basílica de dentro e se impressione com todos os detalhes incríveis de sua construção.
MESQUITA AZUL
A icônica Mesquita Azul é o cartão postal de Istambul. Construída no início do século 17 a mando do sultão Amade, a mesquita é a única de Istambul com seis minaretes – lnome dado às torres das mesquitas. A construção é espetacular e impressiona qualquer visitante. Possui 260 janelas e um pátio interno com arcos típicos da cultura local. Além disso, os azulejos azuis que dão o nome à mesquita e decoram seu exterior são atrações à parte.
BAZAR DE ESPECIARIAS
O Bazar de especiarias, ou Grand Bazaar, é um dos pontos turísticos mais visitados de Istambul. Toda cidade do mundo possui seu grande mercado local, e não seria diferente na Turquia, afinal, ela é reconhecida por sua gastronomia diferenciada. Por lá, você encontra as famosas especiarias turcas, que deixam qualquer prato com um cheiro e sabor especial, além de roupas e tapeçarias. O mercado coberto é um dos maiores do mundo, por isso, não deixe de conferir sua versão virtual.
TORRE GALATA
A Torre Galata é um belo ponto turístico que você não pode deixar de ver em sua visita à Istambul, seja presencial ou online! Construída em 1348, a torre medieval em estilo romanesco tem quase 70 metros de altura e mais de 16 de diâmetro. Hoje, funciona como um mirante incrível que permite uma bela vista da cidade. É de tirar o fôlego!
OLUDENIZ
Oludeniz é um pequeno bairro no ponto de conjunção do mar Egeu e do Mediterrâneo, que possui praias espetaculares e famosas no mundo todo – A Lagoa Azul é um dos pontos fortes do destino, com águas cristalinas e areia branquinha. Confira esta visão deslumbrante e surpreendente da praia em Oludeniz.
MUSEU DA INOCÊNCIA
O Museu da Inocência é um projeto do escritor e professor turco Orhan Pamuk, que escreveu o livro homônimo em 2008. O romance, que trata do amor, se passa entre 1974 e o início dos anos 2000 e descreve a vida em Istambul entre 1950 e 2000 através de memórias e flashbacks centrados em duas famílias; uma rica e a outra classe média baixa. Assim, o romance e o museu foram concebidos juntos, e na exposição você confere as roupas, objetos, discos, livros e documentos que os personagens teriam usado. É uma aventura para quem leu o livro e também para quem não leu. Certamente você ficará com vontade de conhecer esta história.
BORUSAN CONTEMPORARY
A Borusan Contemporary é uma importante instituição de incentivo à arte contemporânea turca, por isso, sua coleção é referência para entender o estado da arte na Turquia atual. A coleção, criada nos anos 90, focava inicialmente na arte turca moderna e contemporânea. No entanto, com a inclusão de artistas contemporâneos internacionais nos anos 2000, o acervo agora foca em Novas Mídias, e possui obras experimentais e que tem base no digital.
E aí, qual destas atrações você vai conhecer virtualmente primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 11 Mai 2021.