Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil, é uma cidade que reúne diversos destinos paradisíacos para os turistas, principalmente durante o verão. O município é composto pela Ilha de Santa Catarina, além de abranger uma parte continental e pequenas ilhas ao seu redor. Acredite, não é à toa que o local é conhecido como Ilha da Magia!
Que tal explorar os quatro cantos da ilha com paisagens de tirar o fôlego? Aventure-se nessas 10 praias paradisíacas para conhecer em Florianópolis:
*Clique nas imagens abaixo para abrir a galeria
Praia dos Ingleses
A Praia dos Ingleses está localizada entre a Ponta da Feiticeira, que também faz divisa com a Praia Brava, e o Morro dos Ingleses, que também faz divisa com a Praia do Santinho. É possível visitar ambas as praias a partir de trilhas, que partem de lá. Sua extensa orla é capaz de agradar todo tipo de turista: de um lado o mar é calmo e ideal para levar crianças e, de outro, as ondas são fortes e propícias para o surf. A praia também conta com uma ótima infraestrutura de bares e comércios.
Praia Mole
Outra que é queridinha dos surfistas é a Praia Mole, que fica em mar aberto e conta com ondas fortes. Apesar de contar com bares e barraquinhas ao longo de toda orla, a praia tem um aspecto bem natural, sem grandes construções ao seu redor. O acesso é feito por uma pequena trilha, e existem estacionamentos em terrenos próximos. A praia é considerada uma das mais badaladas e bem frequentadas por jovens durante o verão.
Praia de Jurerê
A Praia de Jurerê é, provavelmente, uma das mais famosas de Florianópolis - tanto que ganhou o título de "internacional" por conta de seu charme e seus ares de Miami Beach. A praia, que é dividida em duas - parte pertencente ao condomínio Jurerê Internacional e parte conhecida como Jurerê Tradicional -, conta com um mar limpo e calmo, que banha uma faixa de areia estreita e com boa infraestrutura de bares e quiosques.
Praia Brava
Como o próprio nome já anuncia, a Praia Brava conta com um mar agitado e de água limpa. Essa condição atrai muitos surfistas para o local, que era desconhecido no mapa até meados dos anos 70. A orla é emoldurada por vegetação nativa e rochedos, que criam uma paisagem belíssima.
Praia da Lagoinha do Leste
Para chegar à paradisíaca Praia da Lagoinha do Leste é preciso encarar uma longa trilha (partindo da Praia do Matadeiro ou Pântano do Sul) ou seguir em um passeio de barco. A faixa de areia fofa e branquinha é banhada por um mar agitado e de águas cristalinas, abrigando também um riacho que forma uma lagoa boa para banho (daí o seu nome). Subindo pelo costão direito da praia, o visitante pode contemplar uma das melhores vistas panorâmicas do local.
Ilha do Campeche
A areia branquinha e a água azul-turquesa da Ilha do Campeche podem facilmente transportar o visitante para algum lugar do Caribe. Mas na verdade este lugar está em Florianópolis, na costa leste da ilha principal do município. O mar possui poucas ondas, ideal para relaxar ou praticar mergulho (principalmente se você levar em conta a transparência da água). Além de sua paisagem paradisíaca, o local ainda preserva sítios arqueológicos e reservas ecológicas.
Praia da Joaquina
Com uma paisagem encantadora, que une dunas, rochedos e um mar agitado, a Praia da Joaquina é uma das mais procuradas pelos turistas. O local conta com uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes e lojas, e é conhecido mundialmente por servir de palco para competições de surf e shows. Grupos de jovens, famílias e surfistas se reúnem nas pedras durante o pôr do sol, para assistir ao espetáculo de uma vista privilegiada.
Praia de Ponta das Canas
As águas tranquilas e quentes da Praia de Ponta das Canas atrai muitos turistas no verão. Ao mesmo tempo em que o local possui uma boa infraestrutura, com bares, restaurantes e prédios modernos, a praia ainda abriga uma charmosa vila de pescadores. O local, que fica no extremo norte da ilha de Florianópolis, é perfeito para quem quer ficar longe da badalação e apenas relaxar.
Praia da Galheta
Selvagem e escondidinha entre morros, a Praia da Galheta é perfeita para quem busca uma praia tranquila e bem preservada. O local é tão deserto que costuma ser frequentado por naturistas (mas a nudez não é obrigatória). Como não há bares, restaurantes ou nenhuma outra infraestrutura por perto, o turista precisa levar consigo tudo o que quiser consumir por lá. O acesso só pode ser feito por duas trilhas, de dificuldade média a difícil.
Praia do Santinho
Ao norte de Florianópolis está localizada a Praia do Santinho. Seu mar bravo, de ondas que podem chegar a até 8 pés, atraem muitos surfistas à região. Além do surf, o local também abriga dunas de areia, perfeitas para quem quer se aventurar no sandboard. Ao mesmo tempo que abriga hotéis luxuosos, a praia abriga um dos maiores acervos de arte rupestre do Brasil - no Costão do Santinho é possível encontrar inscrições que datam de mais de 5 mil anos.
Prontos(as) para conhecer a Ilha da Magia?
Confira mais roteiros de viagem em nosso canal.
Por Luísa Celiberto
Atualizado em 17 Out 2019.