O Brasil possui muitos tipos de vegetação, como a Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e a Amazônia. São diferentes biomas que apresentam vegetação e biodiversidade típicas e, por isso, unidades de preservação estão espalhadas pelo país inteiro, de Norte a Sul.
Muitas destas unidades de preservação encontram-se em Parques Nacionais, que proporcionam passeios interessantes com muita aventura. Já pensou em fazer uma viagem ao interior da floresta? Ou no meio do Cerrado?
O Guia da Semana escolheu 8 reservas naturais pelo Brasil para você se aventurar pelas cachoeiras, trilhas, rios e montanhas. Confira:
Parque Nacional das Emas, Goiás
O Parque Nacional das Emas localiza-se no estado de Goiás, Centro-Oeste do Brasil, e é uma unidade de conservação do Cerrado brasileiro. Ali, você irá encontrar a vegetação típica, chapadões, serras e um dos maiores atrativos da região: a diversidade de animais silvestres, como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta e veados. O parque proporciona atividades como passeio de bote, boia cross pelo Rio Formoso, ciclismo e passeio de carro estilo safari para observar de perto os animais.
Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí
Localizado no estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara abriga o maior e mais antigo sítio arqueológico da América. Trata-se de uma unidades de conservação da natureza brasileira. Conhecer o local é realizar um passeio que proporciona aventura e conhecimento. Por ali, há 14 trilhas para percorrer pelo parque e 64 sítios para visitar, em que esqueletos, artefatos e até pinturas rupestres poderão ser observados.
Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma unidade de conservação de três biomas importantes brasileiros: Caatinga, Cerrado e a Mata Atlântica. Um local surpreendente, com muitas atividades diferentes para os amantes da natureza. São quase 300 quilômetros de trilhas, 33 cachoeiras, dentre elas a cachoeira da Fumaça, que possui 390 metros de altura, 2 cavernas, 10 locais de escalada, 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como o pantanal da Chapada Diamantina. Uma viagem imperdível!
Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central, Amazonas
O Complexo é a maior área de preservação da Bacia Amazônica: são mais de 6 milhões de hectares com uma rica biodiversidade. Localizado no estado do Amazonas, a área compreende diversos parques e reservas, e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. O Parque Nacional Anavilhas, localizado no complexo, proporciona diversas atividades interessantes como interação com boto vermelho, passeio pela trilha aquática de Igapó, praias, trilhas terrestres, observação da fauna e flora, escalada em árvores e muito mais. É uma viagem de aprendizado sem igual!
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica no estado do Mato Grosso, e trata-se de uma unidade de conservação brasileira que cuida da preservação do Cerrado. É um passeio muito interessante para fazer, principalmente para quem quer conhecer mais esse tipo de bioma. Por lá, é possível fazer trekking pelas montanhas, mergulhar em cachoeiras, apreciar a vista de mirantes e aventurar-se pelas cavernas e grutas. Uma viagem imperdível!
Parque Nacional do Iguaçu, Paraná
Reconhecido pelas famosas Cataratas do Foz do Iguaçu, consideradas uma das sete maravilhas do mundo, o Parque Nacional do Iguaçu é uma unidade de conservação. A vegetação local é marcada por araucárias. Além disso, dentre os animais que ali habitam, alguns estão em risco de extinção, como a onça-pintada, o jacaré-de-papo-amarelo e o papagaio-de-peito-roxo. A região oferece muitos passeios interessantes e deslumbrantes, como as próprias cataratas, a usina de Itaipu e o marco das três fronteiras, entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR, São Paulo
Considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, também chamado de Petar, abriga a maior porção da Mata Atlântica preservada no Brasil, e localiza-se em São Paulo. Por ali há mais de 300 cavernas e biodiversidade sem igual, e o ecoturismo é um dos pontos que atrai mais os visitantes. Uma dica é checar o núcleo Santana, que é um núcleo de visitação com as principais cavernas e cachoeiras, com trilhas de nível fácil a moderado.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás
Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás e é um destino imperdível para o ecoturismo. Acredita-se que a região é mística e que pode ter sido frequentada por extraterrestres. Mas, a verdade é que o local é prato cheio aos aventureiros, pois possui cachoeiras, trilhas e paredões imperdíveis. Não deixe de conferir!
E aí, qual será seu próximo destino de férias?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 24 Set 2019.