Visitar sítios arqueológicos é uma viagem no tempo para outras civilizações, séculos e culturas. O mundo está repleto de templos religiosos, catacumbas, ruínas de vilarejos e resquícios pré-históricos preservados em sítios arqueológicos. Alguns deles você já deve ter ouvido falar: o vilarejo místico de Machu Picchu; o grandioso anfiteatro romano do Coliseu; as misteriosas pedras gigantes de Stonehenge.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 17 sítios arqueológicos ao redor do mundo que você pode visitar online. Confira:
Prambanan, Indonésia
O Complexo de Prambanan é um ponto turístico muito famoso da Indonésia. Localizado na Ilha de Java, o local reúne diversos templos hindus do século IX que foram construídos em 856 d.C. Prambanan é formado por dois complexos: o Loro Jonggrang, hindu, e o Sewu, budista. Em 1991, foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO. No passado, o local servia como templo real, no apogeu dos reinos da Indonésia.
Tikal, Guatemala
O Tikal é um sítio arqueológico na Guatemala, com construções maias antigas, possivelmente datadas do século I d.C. É ali que se localizam a Pirâmide do Mundo Perdido e o Templo do Grande Jaguar. Você pode passear entre as construções e admirar as ruínas dessa civilização antiga.
Grutas de Ajanta, Índia
As grutas de Ajanta guardam relíquias indianas antigas impressionantes. Ajanta é um grupo de 32 cavernas com pinturas e esculturas de inspiração budista em Maharashtra que remontam o século II a.C. Estas grutas guardam a história de 700 anos do budismo, por isso são tão importantes na região.
Borobudur, Indonésia
Localizado na Ilha de Java, Indonésia, Borobudur ou Barabudur é um dos mais importantes templos budistas do mundo. De tão importante, está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. São nove plataformas sobrepostas, algumas retangulares e outras circulares, com uma abóbada central. Para decoração, estão dispostas 504 estátuas de Buda e milhares de painéis em relevo. Aprecie esta atração incrível pelo street view do Google Arts & Culture. É de impressionar!
Grutas de Elephanta, Índia
Localizadas na Ilha de Elephanta, as grutas reúnem um complexo de templos que ocupa uma área de 60 mil quilômetros quadrados. Por lá, há uma câmara principal, duas câmaras laterais, pátios e santuários secundários. Presume-se que o local foi construído em 810 e 1260.
Hampi, Índia
Hampi é um conjunto monumental que era a capital do império Vijayanagara de 1336 a 1565. Ele cobre uma área de 41,8 quilômetros quadrados no vale do Tungabhadra, em Karnataka, na Índia, e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. No centro de Hampi há 350 templos, dentre eles o templo de Vitthala, cujos pilares de pedra reproduzem sons musicais quando tocados.
Machu Picchu, Peru
Se seu sonho é conhecer a antiga cidade mística de Machu Picchu, você pode realizá-lo de forma online! Confira parte das edificações antigas e a paisagem verde entre montanhas que se estendem pelo horizonte. É realmente mágico.
Templo de Ġgantija, Malta
Ġgantija, ou "Torre dos Gigantes", é um templo megalítico em Malta. É um dos primeiros templos construídos no país – por volta de 3600-2500 aC. Segundo arqueólogos, e dada às figuras e estátuas encontradas no local, o templo foi centro de um culto que promovia a fertilidade. Por lá, ainda há um museu que explica a origem do templo e um pouco de sua história.
Hipogeu de Hal Saflieni, Malta
Construído entre 3300 e 3000 a.C., o Hipogeu de Hal Saflieni fica no subsolo – e acredita-se que o local seja uma necrópole, com restos de cerca de 7 mil pessoas num labirinto subterrâneo. Foi encontrada por acidente em 1902, quando trabalhadores de uma cisterna cavaram até o telhado. O primeiro nível encontra-se a 10 metros abaixo do solo. Já o segundo nível possui um trabalho mais refinado de escavação, com salas de cor ocre. Por lá, foram encontradas estátuas arqueológicas que estão guardadas no Museu Arqueológico de Valeta.
Parque Nacional de Mesa-Verde, Estados Unidos
Entre paisagens de florestas verdes e ruínas de civilizações antigas, o Parque Nacional de Mesa-Verde é um destino completo para quem procura tranquilidade, natureza e história. Este é um Parque Nacional dos Estados Unidos, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e localizado no condado de Montezuma, Colorado. São mais de 200 quilômetros quadrados em que você encontra ruínas de casinhas e vilarejos da antiga cultura Pueblo.
Stonehenge, Reino Unido
Já imaginou conhecer o Stonehenge, aquelas peças de pedra de cinco metros de altura organizadas em círculo? Pela plataforma online, você vai poder conferir de pertinho a formação das rochas e andar no meio delas. Não se sabe muito sobre sua função, mas novas teorias sugerem que o local era utilizado para observações astronômicas e funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C. Além disso, sua formação possui algumas lendas – há teorias que indicam que as pedras foram dispostas por povos do neolítico.
Parque Nacional Histórico da Cultura Chaco, Estados Unidos
O Parque Nacional Histórico da Cultura Chaco, no Novo México, Estados Unidos, é um local preservado que reúne ruínas e restos importantes da cultura Chaco, que atingiu seu apogeu entre (aproximadamente) 1020 e 1110. Estas ruínas pré-colombianas são de uma população que possuía um elaborado sistema de habitações, com aldeias unidas por uma rede de estradas. Ou seja, tour perfeita para quem adora história.
Catacumbas de São Paulo, Malta
Outro tesouro de Malta são as catacumbas de São Paulo, galerias descobertas pelos arqueólogos em Rabat, entre os séculos 3 e 8. O cemitério foi instaurado pelo Império Romano, que tinha como tradição enterrar pessoas fora das muralhas das cidades. Aventure-se pelas catacumbas pelo street view e veja o mundo subterrâneo de Malta.
Pirâmides de Gizé, Egito
Falando em civilizações antigas, se você ainda não teve chance de ver as Pirâmides de Gizé de perto, esta é sua oportunidade de conferir estas construções incríveis através do Google Arts & Culture. Você se sentirá bem pequenininho perto das pirâmides enormes.
Coliseu, Itália
O Coliseu é uma das construções mais impressionantes da Roma antiga. Localizado na cidade de Roma, o local também é conhecido como Anfiteatro Flaviano, e recebia combates entre gladiadores para entreter a população. Você já imaginou como é estar lá dentro e andar pelo labirinto de pedra? Você pode fazer isso através da plataforma do Google Arts & Culture. A parte de fora é tão impressionante quanto a de dentro. Certamente você irá se deslumbrar.
Ilha de Páscoa, Chile
A Ilha de Páscoa é uma das mais remotas, e sua vizinha mais próxima, a Ilha Juan Fernandez, fica a 1,850 quilômetros de distância. A ilha vulcânica é de território chileno e localiza-se na Polinésia. Ela é famosa por seus sítios arqueológicos que incluem as 900 estátuas monumentais, chamadas “moais”, criadas pelos habitantes durante os séculos XIII a XVI. Você deve se lembrar delas: são cabeças gigantes que ficam expostas em pedestais de pedra.
Templo da Concórdia, Itália
O Templo da Concórdia é um marco da cidade de Roma dedicado à deusa Concórdia. Construído em 167 a.C, o templo romano antigo, que hoje é um sítio arqueológico, funcionava como um espaço para encontros do Senado Romano. Na plataforma do Google, você consegue visualizar toda a estrutura em mármore, além de entender como era um espaço grande e majestoso.
E aí, qual destes locais você vai explorar primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 16 Jun 2021.