Férias são sinônimo de descanso e diversão e, para evitar estresse e mau humor, é preciso saber planejá-las. Para isso, um dos principais cuidados é a escolha da hospedagem. Como? Pensando na sua personalidade, no tipo das suas férias, no seu budget e, é claro, com muita pesquisa.
Para te ajudar na missão, o Guia da Semana elencou 6 dicas para você achar o hotel perfeito. Confira!
Perfil
Em primeiro lugar, deve-se ter em mente qual é a sua personalidade e qual será o perfil da sua viagem. Para relaxar, nada como um bom resort. À dois, pousadas são a escolha perfeita. Viajantes desacompanhados não devem hesitar em optar por hostel. Depois, é só colocar no lápis os itens que você acha indispensável no local: all inclusive? cama king size? opções de lazer? E por aí vai...
Localização
Em busca de agito? O ideal é escolher um hostel ou pousada que esteja na área mais badalada do local visitado. Caso contrário, optar por localizações mais afastadas é a melhor ideia. A distância entre a hospedagem e atrações turísticas, restaurantes e bares também deve ser considerada - para longe ou para perto.
Companhia
Viagens com crianças exigem uma hospedagem com infraestrutura que atenda as exigências dos pequenos. Se a sua companhia for um idoso, é importante verificar se o local conta com quartos acessíveis, confortáveis e seguros. Faz questão de levar o pet? Neste caso, a escolha se restringe a opções que acomodem os bichinhos. Quando o assunto é viagem romântica, nada como um bom resort ou algum local que prepare surpresas para o casal ou que imponha restrição de idade.
Budget
A questão econômica não deve ficar de fora e deve ser uma das primeiras coisas a se ter em mente. Afinal, quanto você quer gastar? Engana-se quem acha que apenas hostels e pousadas oferecem preços acessíveis, por isso, é bom arregaçar as mangas e iniciar as pesquisas. Quando o investimento é curto, porém, é bom ter em mente que alguns luxos e regalias serão cortados.
Fique de olho!
Para colocar em prática todos esses itens, a internet é a melhor amiga. É bom desconfiar de sites com poucas informações, sem fotos ou com fotos de má qualidade. Também é importante verificar o que está incluso no preço da diária e como é a política de cancelamento de reservas.
Pesquisa
Por fim, um dos quesitos mais valiosos na escolha do hotel é a opinião de outros hóspedes - TripAdivisor, Trivago e Hostelworld são apenas alguns exemplos. Leia todos os comentários e opiniões e verifique o ranking dividido por setores como preço pelo o que é oferecido, localização, segurança, limpeza e etc. Agora é só fazer as reservas e curtir as férias!
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 24 Set 2015.