Glaciares ou geleiras são massas de gelo que se formam nas regiões mais frias do planeta, transformando a paisagem em um verdadeiro espetáculo. Seja para admirar de longe através de passeios de barcos, praticar trekking ou até mesmo caminhada, esses lugares são incríveis e uma experiência única na vida! O passeio é feito principalmente durante a temporada de outono/inverno, período em que as geleiras e montanhas estão cobertas por neve.
Um dos melhores lugares para ver geleiras é a Argentina, destino que possui incríveis glaciais – ideais para quem gosta de paisagens incríveis e lugares exóticos. Seja para se aventurar ou simplesmente conhecer essas atrações naturais, confira 5 glaciares argentinos para conhecer e se impressionar:
PERITO MORENO
Perito Moreno é um dos glaciares mais famosos do mundo e um dos mais bonitos também. Sua fama leva em consideração as formações naturais, além da paisagem que cerca a geleira. Localizado no Parque Nacional dos Glaciais, na Argentina, ele é considerado a terceira maior área congelada do planeta! Por lá, é possível admirar a paisagem através de um mirante, passeios de barco, caminhada sobre o glaciar e até mesmo beber whisky com gelo retirado do próprio local! Interessante né?
SPEGAZZINI
O Spegazzini Glacier, que foi nomeado em homenagem ao botânico Carlos Spegazzini, tem uma estrutura espacial que o faz produzir icebergs de todas as formas e cores diferentes. Ele é considerado um dos mais charmosos da Patagônia e também faz parte do Parque Nacional dos Glaciais. Mesmo não sendo tão famoso, atrai olhares de turistas do mundo inteiro por conta de suas formações inusitadas. A dica é aproveitar o Glaciar Spegazzini como parte das geleiras no Tour Navegação pelas Geleiras da Patagônia, que leva você a uma série de geleiras importantes de barco.
GLACIAR UPSALA
A maior geleira da América do Sul é conhecida como Glaciar Upsala e, assim como os anteriores, está localizado dentro do Parque Nacional dos Glaciais, na Patagônia Argentina. O glaciar possui cerca de 60 km de comprimento e é uma das visões mais fantásticas que o visitante pode ter ao fazer o passeio. O local é acessível apenas de barco, sendo indicado contratar um tour que passe pelo local.
GLACIAR VIEDMA
Junto com Upsala, o Glaciar Viedma é a formação de gelo mais significativa de todo o continente, com uma superfície que chega a 900 km². O local é um dos preferidos dos aventureiros que vão até a Patagônia Argentina, principalmente dos amantes de trekking, pois lá é possível realizar caminhadas e escaladas. Para quem procura um passeio mais leve, existe a possibilidade de visitá-lo através de um passeio de barco.
GLACIAR MARTIAL
O Glaciar Martial está localizado no Cerro Martial, em Ushuaia, a cerca de 10 km do centro da cidade. Para visitá-lo, é possível escolher duas opções: teleférico ou caminhada. O lugar oferece uma paisagem incrível e conta com neve quase o ano todo - ainda que a quantidade seja pouca - e está cercado por uma paisagem natural deslumbrante, com água do degelo, árvores e os Andes. Quem visita Ushuaia não pode deixar de conhecer o local!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 11 Mai 2018.