A famosa Côte d’Azur ou Costa Azul, também conhecida como Riviera Francesa, se estende ao longo de algumas das cidades mais conhecidas da França, como Nice ou Cannes, algumas nem tão conhecidas, como Gourdon, e é casa de alguns dos cenários mais oníricos e românticos do território francês. Desde relaxantes paisagens verdes e incríveis ruínas antigas a uma agitada vida noturna, o sul da França tem opções para todos os gostos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer na Riviera Francesa. Confira:
Nice
Nice é uma das maiores cidades da Riviera Francesa e é famosa por suas belas praias, que têm atraído muita gente graças a sua perfeita cominação de elementos mediterrâneos desde o século 18. Mas a cidade certamente vai muito além disso. Para os amantes de cultura italiana, a cidade ainda guarda muitos resquícios da influência do país a leste, principalmente em sua arquitetura. Nice também foi um importante polo de atração a artistas e por isso guarda grandes museus como o Matisse, Chagal e d’Art Moderne.
Saint-Tropez
Ponto de encontro dos mais ricos dentre os franceses, a famosa Saint-Tropez tem muito charme e beleza. Além de turistas do país, o local atrai gente do mundo inteiro e muitos famosos. É um destino para quem quer aproveitar uma boa praia, mas também curtir o melhor da gastronomia francesa, ótimos bares e incríveis baladas - não é à toa que costuma ter muitos jovens.
Antibes
Antibes é uma das regiões mais visitadas da Riviera Francesa. A comuna já figurou até em obras do Picasso, e não à toa, suas apertadas e floridas ruas de ladrilhos, combinadas com suas muralhas do século 16 e seu belo porto, dão um ar artístico à cidade. Mas isso falando da cidade velha, pois a parte mais nova se desenvolveu e garante programas para todos os tipos de pessoas. Ah, e não deixe de explorar as praias.
Cannes
Cannes é famosa por ser sede de um dos mais respeitados festivais de cinema do mundo, o Festival de Cannes. Mas a cidade tem atrativos também para os não-cinéfilos: belas praias, ruas cheias de lojas, o antigo bairro Le Suquet e as ilhas. Todos esses atrativos fazem de Cannes um destino imperdível para quem vai à Riviera Francesa.
Fréjus
Para os amantes de história, Fréjus é o destino certo. A comuna tem uma coleção impressionante de ruínas da Antiguidade, desde um teatro e um anfiteatro romanos até importantes museus de arqueologia e história local, além da capela Chapelle Notre-Dame-de-Jérusalem. Seu centro velho e suas praias também são ótimas opções para um passeio e para relaxar.
Mônaco
Cercada pela França e pelo Mar Mediterrâneo, o pequeno Principado de Mônaco é uma cidade-estado soberana, assim como Singapura ou o Vaticano. O país tem apenas 2 km² (maior apenas que o Vaticano) e, portanto, merece uma visita por quem estiver passando por lá, ainda que não possua as melhores praias ou paisagens. Um ponto imperdível é La Rocher, a única parte de Mônaco que manteve a arquitetura da cidade velha, no topo de um rochedo à beira-mar.
Menton
Menton é comumente reconhecida por suas fachadas extremamente coloridas, provavelmente influenciadas pelos vizinhos italianos, mas também atrai pessoas em busca de tranquilidade. A cidade costuma ser menos movimentada que algumas das mais famosas, além de ser mais em conta. A região também é famosa por suas ótimas frutas cítricas e a deliciosa culinária franco-italiana decorrente da mistura de culturas por ali.
Île de Porquerolles
Nessa ilha onde não se entram carros, o contato com a natureza é maior do que no resto da Costa Azul. Apesar do grande fluxo de turistas, a Île de Porquerolles ainda chega a parecer intocada - talvez porque mais da metade de seu território, que inclui belas praias e lindas paisagens com pinheiros, flores e animais, sejam protegidas. O ideal é explorar a ilha de bicicleta - passear em meio às árvores, almoçar na praia e tomar um vinho em uma vinícola.
St. Paul de Vence
Um pouco mais longe do mar, St. Paul de Vence é uma impressionante vila medieval murada no topo de uma colina. Por lá, você pode se perder nas belas ruas apertadas, experimentar um bom jantar, explorar lojinhas de artes e artesanatos e, claro, apreciar uma incrível vista dos Pré-Alpes franceses e do Mar Mediterrâneo. A boa notícia é que, para os que não aguentam ficar longe da praia, a viagem até o mar é de apenas alguns minutos de carro.
Gourdon
Outra pequena vila cravada no alto de uma montanha é Gourdon, também não muito longe da costa. A pequenina cidade fica, na verdade, na beira de um cânion, o Gorge du Loup, o que certamente garante vistas incríveis. Além disso, vale a pena explorar com muita calma as ruas cercadas por lojinhas e butiques de pedra ou as pequenas praças.
Atualizado em 27 Set 2018.