Quem mora em São Paulo sabe o quanto é raro curtir um momento junto da natureza sem precisar ir muito longe da cidade. No entanto, uma boa alternativa para quem quer sair da rotina e aproveitar o dia de uma forma diferente é fazer trilhas próximas à capital.
Por estarem um pouco afastadas da cidade, a dica é reservar um dia inteiro para a aventura. Equipe-se com tênis, repelente e se programe para começar e terminar a trilha ainda de dia!
Para te inspirar a se aventurar por aí, o Guia da Semana fez uma lista com 5 trilhas imperdíveis próximas a São Paulo! Confira abaixo:
PRAINHA BRANCA, GUARUJÁ
A Prainha Branca, localizada entre Guarujá e Bertioga, é uma praia bastante conhecida por quem gosta de viajar para um ambiente tranquilo sem ir muito longe de São Paulo. Por lá, é possível encontrar uma boa infraestrutura, com pequenas pousadas e campings a beira-mar, bem como almoçar na pequena vila de pescadores do local. A trilha para chegar até a praia começa na Balsa Guarujá-Bertioga, sendo ela de nível médio e bem sinalizada. Ao todo são 30 minutos de caminhada para chegar até o local.
NÍVEL DE DIFICULDADE: fácil/médio
TEMPO DE TRILHA: 30 minutos
PRAIA BRAVA, SÃO SEBASTIÃO
Para quem gosta de surfar e conhecer lugares paradisíacos, a dica é fazer a Trilha até a Praia Brava, entre Boiçuganga e Maresias. O lugar é uma das praias preferidas dos surfistas por conta de suas ondas. Para alcançar esse paraíso, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 2 km - cerca de 1 hora de caminhada - que possui trechos de subidas íngremes. A entrada para a trilha fica no km 162 da Rio – Santos. A praia pertence a uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, considerado um dos corredores biológicos restantes da Mata Atlântica. Escondida e isolada da civilização, é o refúgio ideal para quem gosta de aventura.
NÍVEL DE DIFICULDADE: médio
TEMPO DE TRILHA: 1 hora
PRAIA DO BONETE, ILHABELA
Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete fica no sul de Ilhabela e é o passeio perfeito para quem quer se aventurar. Para chegar nela, é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão, que se inicia na Ponta de Sepituba e passa pelo Parque Estadual de Ilhabela, atravessando três cachoeiras com águas cristalinas. A caminhada dura de três a seis horas - dependendo do ritmo e preparo da pessoa. Por aí você vê que é meio difícil de chegar no Bonete, mas quando se deparar com a paisagem e a praia deserta, não vai nem lembrar do percurso de ida e de volta! Lá existem alguns campings e uma pequena vila de pescadores - sendo uma boa oportunidade para quem quer dormir por lá.
NÍVEL DE DIFICULDADE: difícil
TEMPO DE TRILHA: 3 a 6 horas
TRILHA DO MIRANTE, PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR
O Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Curucutu, em Itanhaém, abriga uma trilha perfeita para fazer com estudantes e pessoas que buscam admirar uma incrível paisagem. Trata-se da Trilha do Mirante, com cerca de 1,5 km de extensão, que tem como vista o incrível litoral de São Paulo.
NÍVEL DE DIFICULDADE: médio
TEMPO DE TRILHA: 2 a 3 horas
MONUMENTOS HISTÓRICOS, PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR
Para fugir um pouco dos roteiros de praia, a dica é fazer a Trilha dos Monumentos Históricos do Caminho do Mar. Trata-se de um percurso com 9 km, onde o visitante passa pela Estrada Velha de Santos e contempla atrativos como construções do século XVIII, que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado. A trilha começa no Parque Estadual Serra do Mar, no núcleo Serra do Mar, no caminho para Santos.
NÍVEL DE DIFICULDADE: médio
TEMPO DE TRILHA: 5 horas
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 2 Out 2019.