Foto: Luiz Costa/SMCS
Idosos deixam o sedentarismo de lado e aproveitam a natureza e a saúde nos equipamentos de força instalados nos parques públicos
Veja onde encontrar esses equipamentos e descubra como aproveitar ainda mais os espaços verdes da sua cidade.
São Paulo
Afamada por ser a terra do concreto, São Paulo também oferece opções para os amantes da boa forma. Quem preferir pequenos espaços pode utilizar os equipamentos de força na Praça Victor Civita, em Pinheiros. Monitores acompanham os praticantes nos aparelhos, que estão estalando de novos. O espaço da zona Oeste oferece ainda ao público aulas de yoga e uma extensa programação musical.
De uma pequena área para a imensidão verde.O Parque do Ibirapuera é a primeira lembrança que vem à mente do paulistano quando o assunto é promoção de saúde e atividade física. São 52 aparelhos espalhados nos 1,6 milhão de metros quadrados (m²). As instalações próximas à pista de cooper, às margem do lago próximo ao Planetário e à Serraria são as que concentram mais praticantes. Assim como na Praça Victor Civita, professores e instrutores do projeto Saúde no Parque orientam os atletas na utilização dos equipamentos. Some ainda as pistas de corrida, o aluguel de bicicletas, as 13 quadras e todo o gramado para curtir uma bolinha e você terá a maior academia ao ar livre do país.
Foto: Digulgação SVMA
Equipamentos de ginástica encontram-se espalhados no Parque do Ibirapuera
Porto Alegre
Criado em 1972 após a desapropriação do antigo Jockey Club, o Parque Moinhos de Vento ou Parcão conta com mais de 115 mil m². São três pistas para corridas de 400 m, 650 m e 1.100 m, quadras de tênis, pista de bocha e de patinação, aparelhos de ginástica, quadras polivalentes e mesas de pingue-pongue. Nos campos localizados do outro lado da Avenida Goethe, a liga desportiva organiza suas partidas de futebol.
Rio de Janeiro
À beira-mar está o melhor lugar para exercícios físicos na Cidade Maravilhosa. No Aterro do Flamengo, a ciclovia acompanha o contorno do mar. Mais para dentro, 10 campos de futebol e quadras de tênis são palco de torneios mensais. Para os radicais, pista de skate e muito espaço para o ciclismo. Em meio ao 1,3 milhão de m², aparelhos para musculação e ginástica estão espalhados para o condicionamento físico.
Na zona Oeste as opções estão tanto na orla, com a recente instalação de 40 aparelhos de ginástica em toda extensão da Praia da Barra, como no Bosque da Barra, que conta com quadras de vôlei, gramados e duas pistas para corrida, num total de 500 mil m².
Curitiba
Não é à toa que a capital do Paraná sai na frente das demais quando o assunto é qualidade de vida. São 34 parques públicos com equipamentos para exercícios de força e articulação. Com tanta opção, fica difícil escolher apenas um espaço. Os amantes da corrida e do ciclismo podem aproveitar as pistas localizadas ao redor do lago do Parque do Bacacheri (ou General Iberê de Matos, seu nome oficial) ou curtir a agitação do Parque Barigui.
Foto: Arquivo/SMCS
O Parque Barigui é um dos pontos de atração saudável da capital paranaense
Com 1,4 milhão de m², o Barigui é a maior extensão verde da cidade. A Academia Municipal ocupa um importante pedaço desse bem público e oferece ao público treinamento, equipamentos, aulas e orientações gratuitas ao público.
Salvador
Até a década de 1960, o areal da Costa Azul possuía esparsas casas e moradias populares. O bairro cresceu, mas manteve o verde, espalhado nos 55 mil m² do Parque Costa Azul. Crianças, atletas e amantes da cultura aproveitam as pistas de corrida e de patinação, aparelhos de ginástica, playground e o anfiteatro. Tudo isso com a brisa da Praia de Pituba.
Belo Horizonte
Respirar ar puro e desenvolver atividades físicas é garantido no Parque das Mangabeiras. São seis quadras poliesportivas, 20 quadras de peteca, pistas de patinação e de skate, faixas exclusivas para atletismo e ciclismo e três diferentes trilhas em seus 2,3 milhões de m².
Brasília
Na capital do país, os aparelhos de musculação dividem espaço com outras formas de pôr o corpo em movimento, das mais radicais, como skate e patins, às mais zens, como Tai Chi Chuan, passando até pelas mais divertidas.
É o Parque da Cidade (ou Parque Sarah Kubitschek) que congrega todos essas atividades em seus 420 mil m². Além das já citadas, os brasilienses podem aproveitar ciclovia, pista de corrida, campos de futebol, quadras de vôlei e tênis. Com tanta possibilidade, só fica com artrite e artrose quem quiser.
Atualizado em 6 Set 2011.