Guia da Semana



Entre os dias 6 e 10 de julho, acontece a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Além das atrações do evento, o turista pode aproveitar a viagem e conhecer outros pontos de interesse na cidade. O Guia da Semana preparou um roteiro com atrações históricas e belezas naturais que Paraty oferece aos visitantes. Confira!

Centro Histórico Paraty

O local possui 31 quarteirões que abrigam as praças da Bandeira, Santa Rita, Matriz e Rosário, e uma área destinada a eventos. As casas foram construídas a 30 cm acima do nível da rua, devido a invasão das marés altas. As ruas remontam a realidade da primeira metade do século 19, quando as ruas já possuíam calçamento "pé de moleque" (feito com pedra irregular).

Local:
Rua Patitiba, s/nº

Poço das Andorinhas

O visitante poderá repor as energias se banhando nas águas do lugar, que conta com duas grandes pedras dispostas sobre o leito do rio, formando uma ducha de aproximadamente 3,5 metros. Há também um escorregador natural.

Local: Estrada do Corisco (acesso pelo Km 576 da BR 101 para Ubatuba)

Caminho do Ouro

A estrada que liga Paraty ao Vale do Paraíba foi construída pelos escravos e indígenas no século 18. O caminho era utilizado para transportar alimentos e o ouro retirado de Minas Gerais. Parte do trecho foi feito com calçamento de pedras. Na trilha, os visitantes conferem a vegetação, córregos e cachoeiras.

Local: Estrada Paraty - Cunha, Km 8

Alambique Maria Izabel

O visitante também pode aproveitar as horas vagas para conhecer um dos alambiques mais antigos em atividade em Paraty, desde o século 19. O estabelecimento produz quatro tipos de cachaça: a branca (armazenada em tonéis de jequitibá), a cachaça envelhecida (mantida em barris de carvalho por no mínimo 12 meses), a reserva especial (envelhecida em barril de carvalho) e a Laranjinha Celeste ou cachaça azulada (folhas de mexerica são acrescentadas ao caldo de cana fermentado no momento da destilação). É necessário agendamento prévio.

Local: Sítio Santo Antônio - Corumbê

Visitas e informações: (24) 9999-9908 ou [email protected]

Praia do Sono

A praia é rodeada por vegetação nativa e possui apenas uma vila de pescadores. Para chegar ao local, o turista tem que caminhar por uma trilha de aproximadamente 20 minutos. No percurso, o visitante confere rios e cachoeiras de água doce, onde deságua o Rio do Sono, que originou o nome da praia.

Local: pela Rio-Santos, no sentido São Paulo pega-se a estrada para o condomínio de Laranjeiras. A entrada da trilha fica em uma pequena vila logo após o condomínio.

Praias de Antigos e Antiguinhos (Furados)

Localizadas em área de Proteção Ambiental, ambas são cercadas por morros altos e vegetação nativa. A trilha para a praia dos Antigos é composta por uma subida íngreme, de aproximadamente 20 minutos a partir da praia do Sono. Já a praia dos Antiguinhos (Furados) fica a 200 metros da praia dos Antigos.

Local: Acesso pode ser feito por trilha partindo do condominío de Laranjeiras. A caminhada passa pela Praia do Sono. Após a praia de Antigos existe uma pequena trilha para chegar na Praia de Antiguinhos.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Paraty

Atualizado em 6 Set 2011.