As cidades de Cachoeira e São Félix são separadas pelo Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, e ligadas por uma ponte de ferro. Até 1889, São Félix pertencia à Cachoeira.
A beleza de Cachoeira é notada por seu patrimônio arquitetônico em estilo colonial e barroco. Em 1971, a cidade foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tornando-se a "Cidade Monumento Nacional". Entre os prédios que conservam elementos do passado, estão a Santa Casa (1734), a Capela de Santa Bárbara, o Chafariz Imperial (1827), a Igreja da Ordem Terceira do Carmo (1724), a Matriz Nossa Senhora do Rosário e o sobrado da Irmandade da Boa Morte (primeiro terreiro de candomblé do país).
São Félix foi habitada inicialmente por índios tupinambás. Após a chegada dos homens brancos, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Desterro do Outeiro Redondo e, mais tarde, Freguesia de Senhor Deus Menino de São Félix, originando o nome definitivo. Entre os passeios, a visita ao Centro Cultural Danemann, fundado em 1989, é passagem quase obrigatória. Lá, é possível observar como são feitos os tradicionais cigarros da região. O lugar também abriga uma fábrica de charutos, equiparados aos puros cubanos em qualidade. Além disso, a empresa financia, anualmente, o Festival de Filarmônicas e a Bienal do Recôncavo.
Serviço
Balangandan Turismo
Endereço: Travessa Doutor Matheus Cruz, 6 - Bairro Amaralina - Salvador
Tel.: (71) 3248-1425 / cel: (71) 9935-8892
Site: http://www.balangandanturismo.com.br/
Emytour
Endereço: Av. ACM, - Praça da Música - Praia do Forte - BA
Tel.: (71) 3676-0719 / 9954-0055
e-mail: [email protected]
Site: www.emytour.com.br
Foto: Divulgação/ São Félix
Atualizado em 6 Set 2011.