Vista de Monte Sião, município que abriga a Tricofest durante julho
O sul de Minas é conhecido pelo charme de suas pequenas e aconchegantes cidades. Principalmente nessa época do ano, quando o ar frio e montanhoso propicia a degustação de uma variedade de queijos e doces caseiros, além da oferta de tricô e do crochê, responsáveis pela maior parte de produtos exportados para outros estados, transformando a área em um dos principais polos de produção de malhas do país.
Povoada pelos italianos no século 19, a região ficou conhecida como Circuito Turístico das Malhas. Entre as cidades do roteiro, Borda da Mata, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião e Ouro Fino destacam-se pela qualidade das roupas de inverno, que acompanham tendências mundiais de moda. Descubra esses e outros encantos que o Sul de Minas tem a oferecer.
Borda da Mata
A Capital do Pijama é conhecida pelos artigos decorados feitos em teares e o artesanato à mão. No inverno, as fábricas investem em pijamas de malha poliéster e viscose (PV). A cidade também faz parte do roteiro Caminho da Fé, uma peregrinação inspirada no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), onde o visitante vai reforçando sua fé enquanto observa a natureza em uma posição privilegiada, superando as dificuldades. A cidade é a única do Sul de Minas a abrigar uma Basílica, de devoção a Nossa Senhora do Carmo, cuja festa da padroeira acontece em 16 de julho e dura, aproximadamente, nove dias.
Bueno Brandão
Embora faça parte do Circuito, o forte da cidade não é a produção de malhas, mas sim os atrativos naturais. Considerada a cidade das Cachoeiras, possui mais de 30 quedas d´águas e está entre os melhores destinos de turismo ecológico do Brasil. As mais bonitas são as do Limoeiro, Luís, Machado II, Felix e Cascavel. Do alto do Pico da Torre, o mais alto da cidade, avista-se com privilégio a Serra da Mantiqueira. Para quem gosta de atividades radicais, a região conta com rapel, canyoning, arborismo, tirolesa e trekking. O acesso para a cidade, que tem uma rede hoteleira simples e aconchegante, é feito através de estradas de terra.
Foto: Leonardo Filomeno
Bueno Brandão é famosa por suas cachoeiras, como a Machado I
Inconfidentes
Embora o município seja considerado a capital do crochê, também oferece uma boa variedade de tapetes, toalhas de mesas, jogos de cozinha e de banheiro. Conta-se que, antigamente, as crocheteiras faziam as peças em casa e ofereciam seus trabalhos de porta em porta. Durante junho, o comércio local esquenta com o Crochemalhas, evento que chega a receber mais de 30 mil pessoas. Para adoçar os visitantes, a Fazenda da Escola Agrotécnica Federal produz doces, queijos e cafés, atraindo muitos turistas. Já as tradicionais compotas mineiras podem ser encontradas na fábrica de doces Sarapu.
Jacutinga
Localizada na divisa com São Paulo, Jacutinga ganhou notoriedade por suas malhas de tricô e hoje representa 25% da produção nacional, agregando mais de mil unidades produtivas. É lá que ocorre a FestMalhas, considerada uma das mais tradicionais feiras do ramo no país. No começo de junho acontece também o Jacutinga Rodeio Show 2011, com peões disputando o grande prêmio enquanto o público aproveita os shows de duplas sertanejas em quatro dias. Os turistas podem aproveitar a estadia e visitar o Pico da Forquilha, localizado a 1.270 m de altitude, com uma bela vista ao pôr-do-sol do alto da montanha.
Foto: Divulgação/Festmalhas
O clima serrado e intimista de Jacutinga é um convite ao visitante que vai ao FestMalhas
Monte Sião
Ideal para quem procura um clima serrano e tranquilo, a cidade é chamada de a capital nacional de Tricô, com mais de 2 mil empresas dedicadas à atividade e mais de 1,5 mil lojas. Durante julho, a sensação é o Tricofest, uma feira no centro da cidade com atrações musicais para divulgar o comercio local. Os viajantes também podem visitar a Porcelana Monte Sião, única fabricante de louças decoradas em branco e azul da América Latina. O Ecoturismo no Morro Pelado, com densa vegetação e vista para os vales de montanhas mineiras e paulistas, também é uma boa opção de roteiro.
Ouro Fino
Uma das mais antigas cidades mineiras, Ouro Fino tem no comércio de roupas de frio uma de suas principais atrações. Os visitantes que frequentam o Pavilhão das Malhas encontram mais de 40 lojas especializadas, que comercializam cachecóis, boleros, casacos e calças. A cidade investe no turismo ecológico e de aventura, oferecendo aos turistas atividades de canoagem, cavalgada, motocross, trekking, paraglider e off-road.
Serviço:
Ouro Fino
Pavilhão das Malhas de Ouro Fino
Endereço: Rua Guarda Mor Lustosa, 225 - Centro - Ouro Fino - MG
Tel.: (35) 3441-2120
Associação Comercial - Produtos do comércio local
Endereço: Rua Major Sebastião Pires, 188 - 2º andar
Tel.: (35) 3441-2744
Borda da Mata
Alphabyrro Confecções
Endereço: Rua Salvador Orlandir, 283
Tel.: (35) 3445-1140
Pijamas Noite Feliz
Endereço: Av. Magalhães Pinto, 85
Tel.: (35) 3445-1507
Bueno Brandão
Camping e Chalé Pé na Trilha
Tel.: (35) 3463 1462
Hotel Central
Tel.: (35) 3463 1230
Jacutinga
Jacutinga Rodeio Show
Local: Parque de Exposições
Data: 2 a 5 de junho
Telefone: (35) 3443-2399
34ª FestMalhas de Jacutinga
Data: de 11 a 26 de junho
Horário: segunda a quinta, das 8h às 18h; sexta, domingo e feriados, das 8h às 20h
Local: Rua Professor Felipe Augusto Wolf, Centro
Preço: Grátis
Inconfidentes
10º Crochemalhas
Data: de 21 a 26 de junho
Horário: segunda a sexta, das 8h às 19h; sexta, domingo e feriados, das 8h às 20h
Local: Parque de Exposições
Preço: Grátis
Monte Sião
VII Tricofest
Data: de 1º a 31 de julho
Local: Centro de Exposição e Lazer - Rodovia 459 - Monte Sião-Ouro Fino
Preço: Grátis
Atualizado em 6 Set 2011.