Quem vai passar o Ano Novo na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, deve ficar atento à mudança no esquema de trânsito e outras medidas de segurança. Com expectativa de público de dois milhões de pessoas, o evento vai contar com a participação de 940 Agentes da Prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, com 65 viaturas e 90 motocicletas, além de seis postos médicos com 173 profissionais de saúde trabalhando.
+ Veja dicas de looks para a festa de réveillon
+ Carla Pernambuco ensina receita para ceia de fim de ano
A primeira dica é chegar cedo, antes das 22h, pois os acessos a Copacabana serão bloqueados para todos os veículos, incluindo ônibus e taxis. Após esse horário a circulação só é permitida para pedestres e ciclistas.
Confira as principais recomendações:
ÔNIBUS
A partir da meia noite, as linhas de ônibus funcionam com embarques em quatro locais:
-Enseada Botafogo (Avenida das Nações Unidas): Para quem vai para Grande Tijuca, Centro e Zona Norte.
-Lagoa Rodrigo de Freitas (Corte do Cantagalo): opção para quem vai para São Cristóvão ou a Praça da Bandeira.
-Rua Prudente de Morais (altura da Rua Farme de Amoedo): para que vai para a Barra da Tijuca, Jacarepaguá e demais bairros da Zona Oeste.
-Rua Real Grandeza (próximo ao cemitério São João Baptista): com linhas de ônibus que levarão os passageiros até o Centro, Rodoviária Novo Rio e Grajaú.
METRÔ
O metrô é sempre uma boa opção de transporte. A partir das 19h do dia 31/12 até as 05h de 01/01, só será permitido o embarque com cartões especiais que estão à venda desde 10 de dezembro. Não serão necessárias baldeações entre as linhas 1 e 2, pois o metrô vai fazer o trajeto direto entre as estações Pavuna e Ipanema/General Osório.
Outra dica é voltar pela Estação Siqueira Campos, já que a Estação Cardeal Arcoverde costuma receber um grande fluxo de passageiros.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES
A partir das 7h do dia 31/12: Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer. Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações.
Das 15h do dia 31/12 até às 10h do dia 01/01: Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto às edificações.
Das 18h do dia 31/12 às 06h do dia 01/01: Fechamento externo dos acessos a Copacabana, exceto ônibus e taxis: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho, Enseada de Botafogo.
Das 18h do dia 31/12: Ipanema/Leblon: Fechamento da pista junto à orla e reversível na pista junto as edificações.
Das 20h do dia 31/12: Fechamento Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo. Enseada de Botafogo - Acesso apenas para ônibus (Bolsão e área de embarque).
Das 22h do dia 31/12 às 04h do dia 01/01: Fechamento total dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho, Enseada de Botafogo. Inclusive ônibus, táxi e trânsito livre.
Das 04h do dia 01/01: Acessos à Copacabana liberados apenas para ônibus e táxis.
Das 06h do dia 01/01: Acessos à Copacabana liberados para todos os veículos.
Permanece o bloqueio da Av. Atlântica, em ambas as pistas.
Das 10h às 19h do dia 01/01: A pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com mão invertida (do Posto 6 para o Leme), como ocorre em todos os domingos e feriados.
Por Mariana Morais
Atualizado em 1 Jan 2013.