A paixão de torcer pelo seu time não tem limites. Esse é um dos lemas dos fanáticos pelo futebol brasileiro que participam de organizações para compartilhar o amor ao time junto a outros torcedores.
+ Veja mais opções de passeios em Guarapuava
Em Guarapuava existem três principais consulados de times brasileiros atualmente: Internacional, Coritiba e Grêmio, os três com forte representação na cidade.Confira agora um pouco mais sobre cada um deles:
Consulado do Internacional
Os colorados têm sua força representada em Guarapuava por mais de 250 sócios que se reúnem para promover a interação entre time e torcida. Há quatro anos, a organização retomou suas atividades que haviam dado uma pausa por um tempo. Desde então voltou com muita empolgação, tendo formado uma Associação dos Colorados há pouco mais de um ano.
“A ideia é reunir em um lugar só, os amantes do time para momentos de lazer com a família destes, que pagam uma taxa de R$ 10 por mês para manter o clube”, esclarece Francisco Silverio, cônsul do Internacional em Guarapuava. É claro que nos dias de jogos a frequência é indispensável.
Em 2011, o consulado promoveu um evento para a inauguração do Genoma Colorado (escola de futebol do Internacional) na cidade, que contou com a presença da banda Ataque Colorado, que tem seu repertório todo em homenagem ao time gaúcho. A festa aconteceu no Guaíra Country Club e foi aberta ao público em geral.O Genoma já participou do Campeonato Paranaense, nas categorias sub 12, sub 14 e sub 16.
As reuniões do consulado acontecem de uma a duas vezes por mês, na Churrascaria Soledade, na Sorveteria Zero Grau ou na Associação Cultural Recreativa e Esportiva da UNICENTRO – ACRE.
Mais informações e cadastro de sócios: Francisco Silverio pelo telefone (42) 36237644 ou Cláudio Pietrobom (presidente) no contato (42) 3303 1000.
Consulado do Coritiba
O grupo se encontra desde 2008 quando houve o reconhecimento perante o Clube como Consulado Oficial. A organização tem aproximadamente 40 sócios, que se encontram em todos os jogos do time, na Casa da Empada, localizada na rua Saldanha Marinho, próximo a Igreja Metodista.
As caravanas para assistir aos jogos são frequentes, segundo o presidente do consulado, Irineu Rodrigues Junior. “Todas as vezes que fomos para o estádio Couto Pereira foram muito marcantes, principalmente as finais e clássicos”, conta.
O consulado do “Coxa” na cidade sempre faz jantares e almoços de confraternização entre os sócios. Não há mensalidade na organização; a recomendação é apenas que todos os participantes se associem ao Coritiba.
Para se associar, deve-se conversar com o presidente Irineu ou o vice-presidente, Carlos Dipp Filho, pelos telefones (42) 33040474 ou (42) 99600895.
Consulado do Grêmio
Uma viagem para conhecer ex-jogadores do time gaúcho e uma caravana para a despedirem-se do estádio Olímpico e dar as boas vindas à Arena, foram alguns dos momentos marcantes do Consulado do Grêmio em Guarapuava, no ano passado.
Os sócios do time na cidade sempre participam desses eventos em uma tentativa de se aproximar um pouco mais do Tricolor. Quando acontecem jogos contra times paranaenses, como o Atlético e o Coritiba, marcam forte presença em Curitiba para ver os jogos.
O grupo se encontra em dias de jogos no Restaurante Universitário K&M. Também se reúnem em churrascos como confraternização. Os representantes gremistas em Guarapuava têm um diferencial nas ações da maioria dos consulados. Há dois anos promovem o Natal Azul, projeto que leva presentes de Natal para crianças carentes da zona rural do município.
A iniciativa é da sócia Kelin Sander e da consulesa Marluci Passarin. “É muito bom ver o rosto de felicidade deles ao receber os presentes”, conta Kelin. O Papai Noel do consulado possui a roupa toda azul. “Nós não admitimos Papai Noel vermelho de maneira alguma”, diz Kelin, entre risos, fazendo referência à rivalidade com o time gaúcho Internacional.
Para ser sócio, deve-se contactar o cônsul Marcelo Antonelli Guaragni, pelo telefone (42) 9919 6339. O sócio deve pagar a taxa mensal de algum dos planos do Clube. Maiores informações com Fernando Corrêa dos Santos e Kelin Sander.
Por Amanda Pieta
Atualizado em 17 Mai 2013.