O primeiro fim de semana de setembro foi mesmo verde-amarelo em Nova Iorque. Um dia depois do furacão Ivete Sangalo levantar poeira no Madison Square Garden, o domingo (5) foi para comemorar a Independência do Brasil na 26ª edição do Brazilian Day na cidade.
A festa reuniu 1,5 milhão de participantes. Muitos vieram de cidades e estados vizinhos, mas caminhando pelo festival era possível ouvir sotaques diferentes. Havia brasileiros, que já moram na cidade há bastante tempo, mas também muitos curiosos e pessoas que simplesmente gostam da alegria e festividade do povo brazuca. Koreanos, japoneses, tailandeses, italianos, árabes, americanos...Neste dia todos eles se renderam às cores da bandeira brasileira.
Na 46th Street com a Madison Avenue, a festa era eletrônica. Vários DJs deram o ar da graça e fizeram a alegria da galera, entre eles, o DJ Marlboro. Ainda na 46th Street, barraquinhas de comida brasileira de todas as regiões do país, traziam um pouco de todo o tempero brasileiro: coxinha, pastel, acarajé, feijoada...Tinham opções para todos os paladares.
Conhecida como Little Brazil, a 46th Street foi a rua que originou o festival em 1984, quando um grupo de brasileiros decidiu se reunir em Nova Iorque para comemorar a Independência do nosso país e se sentir mais perto de casa. A festa é considerada o maior evento nacional fora do Brasil.
No palco principal, localizado na 43th Street com a Sixt Avenue, a festa foi comandada pelo apresentador Luciano Huck e teve a participação da dupla Zezé di Camargo e Luciano que, aliás, levou a multidão ao delírio ao cantar No dia em que eu saí de casa.... Para continuar a festa, Margareth Menezes e Carlinhos Brown trouxeram um pouco do que é que a Bahia tem.
Após o fim dos shows, aos poucos, os participantes do festival foram se dispersando igual escola de samba quando deixa a avenida. Mas Nova Iorque continuou mais brasileira do que nunca, com o verde e amarelo colorindo outras avenidas. Às sete horas da noite, o sotaque brasileiro ainda podia ser ouvido em quase todas as esquinas da Times Square. Para os brasileiros, o fim de semana foi mesmo para matar a saudade de casa.
Quem é a colunista: Evelyn Rodrigues.
O que faz: Jornalista e assessora de imprensa.
Pecado gastronômico: Chocolate.
Melhor lugar do Brasil: Bahia.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Kate Perry.
Fale com ela: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.