Campos do Jordão recebe turistas de todo o país na festa que celebra o inverno, até 23 de julho
Quando os termômetros da cidade começam a registrar baixas temperaturas, você já pensa em se refugiar em casa e ficar embaixo do cobertor, tomando um delicioso chocolate quente e vendo um daqueles filmes que estão jogados na sala. Certo? Errado!
A estação mais gelada do ano também é sinônimo de festa! No mês de julho, festivais espalhados por todo o Brasil apresentam intervenções artísticas, peças teatrais, espetáculos de dança e shows de grandes nomes da música nacional. Na maioria deles, há atrações pagas, mas também existem diversas opções gratuitas.
O Guia da Semana selecionou os principais eventos de Inverno em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Confira!
São Paulo
Campos do Jordão
De 2 a 23 de julho, o evento chega a sua 42ª edição abordando o tema Contraste, com uma programação que reúne atrações de diferentes estilos musicais de uma mesma época ou as diversas fases de um mesmo compositor. São 55 concertos, programas pedagógicos conduzidos por mestres do cenário musical, além de atividades de inclusão social por meio da música.
Paranapiacaba
O Festival de Inverno de Paranapiacaba será realizado em Santo André, nos dois últimos fins de semana de julho. Na grade musical, shows de Maria Rita, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Ed Motta, Fernanda Porto, além de novos talentos da música que se apresentam na sessão Revelação, como Tulipa Ruiz, Lulina e Juliana Lima. Espetáculos de dança e teatro também integram a programação.
Ribeirão Pires: Festival do Chocolate
Foto: Divulgação
Seu Jorge se apresenta em Ribeirão Pires, São João Del Rei e Garanhuns
Apesar do nome, o evento vai além das deliciosas opções gastronômicos à base de chocolate e leva atrações musicais à cidade, de 29 de julho a 14 de agosto. Os shows acontecem nas sextas, sábados e domingos e a abertura fica por conta de Rita Lee. A festa continua, nesta ordem, com Roupa Nova, César Menotti e Fabiano, Nando Reis, Seu Jorge, Maria Rita, O Teatro Mágico, Paula Lima acompanhada po Funk Como Le Gusta, além de Restart e Arnaldo Antunes.
Amparo
De 9 a 30 de julho, o Festival de Inverno de Amparo traz cerca de 100 atrações, entre shows, espetáculos de dança e teatrais, e gincanas. Os destaques ficam para a apresentação de Zélia Duncan, que abre o evento, o músico Renato Teixeira, a banda feminina Barra da Saia e a roqueira Pitty. A entrada é gratuita.
Atibaia
Até 1 de agosto, a pequena cidade do interior paulista recebe músicos consagrados em seu Festival de Inverno. Entre eles, estão Tom Zé (10 de julho), Lenine (17 de julho), Jacob do Bandolim (24 de julho), Maria Gadú (25 de julho) e Ed Motta (31 de julho). O preço máximo do ingresso é de R$ 10.
Rio de Janeiro
Petrópolis
O maior evento musical petropolitano agita a cidade com música erudita e popular de 1 a 17 de julho. Em sua 11ª edição, traz Zeca Baleiro, Yamandú Costa, Os Saltimbancos, Orquestra Voadora e os conjuntos Túnel do Tempo e Cristal Jazz. O festival conta ainda com apresentações da Cia. Brasileira de Ballet, Duo Santoro, pianista João Carlos Martins e Camerata Bachiana.
Rio Grande do Sul
Gramado
O Festival de Inverno de Gramado reúne música, poesia e artes plásticas em uma grande programação, que vai até 1 de agosto. Esquinas Culturais com artistas surpresa, Serenata de Inverno e Invernos Acústicos com artistas locais, desfile de bonecos gigantes com a Marchin Band e uma Mostra de Artistas Plásticos esquentam a cidade gaúcha. O evento acontece em diversos locais simultaneamente e é uma ótima oportunidade para degustar a tradicional foundue, acompanhada de um delicioso vinho colonial.
Minas Gerais
Foto: Divulgação
O cantor e compositor Milton Nascimento se apresenta no festival de Ouro Preto e Mariana
Ouro Preto e Mariana
Entre 8 e 24 de julho, o tradicional festival de inverno apresenta grandes nomes da música nacional. Na programação deste ano estão Paralamas do Sucesso, Otto, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Renato Teixeira, Demônios da Garoa e Orquestra Tabajara. Há também oficinas e seminários.
Monte Sião
Com entrada gratuita, traz duplas sertanejas, atrações de samba, pagode e chorinho, além do Festival Cultural Expressão Livre, que coloca em disputa bandas de rock nacional e intérpretes da MPB. O evento, que ocorre nos finais de semana de julho, promove também a Trilha das Malhas, em que gaiolas, motocicletas e jipes participam de competições de arrancada na lama e de um passeio por trilhas na zona rural da cidade.
Festival de Inverno da UFMG
Em sua 43° edição, aborda o tema Zonas de Interferência e é realizado em cinco cidades mineiras: Tiradentes (8 a 10 de julho), Cataguases (14 a 24 de julho), Diamantina (17 a 29 de julho), Belo Horizonte e Brumadinho (25 a 27 de agosto). A programação inclui oficinas de mídias, conferências envolvendo arte e cultura contemporâneas, visitas guiadas a monumentos históricos, além de aula aberta de dança de salão.
Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei
O festival que ocorre de 16 a 30 de julho na cidade de São João del-Rei traz aos palcos Seu Jorge, Naná Vasconcelos, além de apresentações da Cia de Dança Deborah Colker. São realizadas também oficinas que envolvem arte-educação, com base no tema deste ano, Sentidos do Corpo.
Bahia
Vitória da Conquista
Mesmo sem frio, o território baiano também entra para a lista de estados que comemoram o Inverno com muita festa, mas lá ela acontece um pouco mais tarde: de 19 a 21 de agosto. Em Vitória da Conquista, ninguém deve ficar parado com os artistas de peso que sobem aos palcos: Jota Quest, Nando Reis, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Frejat, Cidade Negra, Victor e Leo, Simone Sampaio e Jau.
Pernambuco
Garanhuns
A terra de Luiz Inácio Lula da Silva celebra a diversidade cultural em um grande festival que se consolida no calendário com um dos principais do país. Entre 14 e 13 de julho, o agreste pernambucano recebe Gal Costa, Pato Fu, Nação Zumbi, Otto, Bebel Gilberto, Beth Carvalho, Nando Reis, Seu Jorge, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Jorge Aragão, Marina Lima, Roberta Sá, Frejat e Mundo Livre S. A.
Atualizado em 6 Set 2011.