Guia da Semana

Criados para garantir a segurança nacional contra ataques estrangeiros e virando belos pontos turísticos nos dias de hoje, os fortes do Rio de Janeiro valem a visita para todos aqueles que passam pela cidade maravilhosa.

+ Conheça 9 lugares do Brasil para viajar sozinho
+ Veja as 10 praias mais bonitas do mundo para conhecer antes de morrer

Para fazer o roteiro perfeito e conhecer os diferentes fortes do Rio de Janeiro, o Guia da Semana listou os principais para você! Leia mais e aproveite para conhecer um pouco da história por trás das grandes muralhas de perdra:

Fortaleza de São João

Fundada em 1565, a Fortaleza de São João começou a funcionar oficialmente em 1618. Após sua criação, o local ganhou reformas, plataformas, muros e canhões.

Usada durante muitos anos como defesa do território localizado na entrada da Baía de Guanabara, atualmente é a sede da Diretoria de Pesquisa e Estudos de Pessoal do Exército.

Entre as atrações da fortaleza, destaque para a cela onde Tiradentes teria sido detido antes de ser enforcado e o marco de fundação da cidade. Há também muralhas históricas dos Redutos de San Martinho, San Diogo e o Portal da Muralha.

Fortaleza Santa Cruz

Localizada em Niterói, a Fortaleza de Santa Cruz iniciou sua história em 1555, quando o almirante francês Nicolau Durand de Villegaigon montou duas bocas de fogos no local. Em 1612, o lugar ganhou o nome que tem até hoje.

Já funcionou como presídio político, com câmara de tortura e praça de enforcamento. Em 1882, ganhou uma enfermaria, uma farmácia e iluminação a gás carbônico. E, em 1955, o forte disparou pela última vez um tiro de advertência, contra o cruzador Tamandaré.

No local, é possível conhecer as celas de prisioneiros e as antigas câmaras de tortura, assim como observar as marcas de fuzilamento e até a capela de Santa Bárbara, construída em estilo colonial.

Forte Duque de Caxias

Construído entre 1776 e 1779, o Forte Duque de Caxias tinha como objetivo alertar as demais fortificações da Baía de Guanabara sobre a aproximação de embarcações inimigas. Desativada em 1965, a fortaleza abriga atualmente o Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro.

Na visita, o público pode fazer uma caminhada ecológica por uma área preservação de Mata Atlântica e passear pelo sítio histórico do forte. Do local, é possível apreciar as vistas para os complexos de fortes da cidade e pontos turísticos como a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, a Pedra da Gávea e o Pão de Açúcar.

Forte de Copacabana

Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana foi palco de uma das rebeliões que fizeram parte do Movimento Tenentista de 1922. Em 1987, a fortificação foi desarmada e se tornou sede do Museu Histórico do Exército.

A visita inclui exposições, exibições de vídeo, maquetes e um setor interativo. Além de observar os canhões alemães Krupp, fabricados no início do século 20 e montados na casamata à beira-mar, o visitante pode ter uma bela visão panorâmica do local.

Por Leila Vieira

Atualizado em 12 Fev 2014.