Guia da Semana

Foto: Arnaldo T.Affonso


A natureza foi tão incomum quanto monumental na criação de uma incrível sucessão de belezas no sudoeste americano - e tudo criado pelo mesmo caos geológico. Todavia, a cada lugar, foi dedicado um capricho particular. Ali, ela não poupou nenhum de seus efeitos e impôs-se com magnitude e beleza difíceis de encontrar.


Sua mera contemplação nos revela uma indefectível constatação: nossa insignificância diante de sua magnitude. É a natureza que consagra a região como uma das mais intrigantes, curiosas e incomuns do planeta. Ela é tão peculiar e soberba que, por vezes, custamos a acreditar no que vemos.


Quanto mais um observador receptivo se aprofunda na exploração do Grand Canyon, do Monument Valley, do Canyonlands, do Arches, do Capitol Reef, do Escalante, do Bryce Canyon ou do Zion National Parks, maior será a percepção desta imponência, assim como maiores seus efeitos.

A beleza pode ser rústica e agressiva quando oprime rios entre paredões, mas também é delicada na placidez dos desertos, na quietude dos planaltos, na imensidão dos horizontes. A região do Colorado Plateau - tão peculiar e soberba na vida selvagem - tem atraído gerações de aventureiros, bandidos, cineastas, viajantes, pioneiros, escritores, fotógrafos e poetas.

E vem compelindo a todos no envolvimento com ela ao colocar um extenso cardápio de opções: de simples caminhadas às aventuras mais radicais, da simples contemplação ao registro em fotos e telas. Cada qual à sua maneira, todos saem marcados.


Muitos turistas imaginam que toda a riqueza natural do oeste americano está contida apenas no incrível Grand Canyon National Park, mas, quem o explorar para além do mais conhecido símbolo natural norte-americano, será surpreendido por uma quantidade absurda de parques naturais, cuja paisagem rústica apela ao espírito de aventura, resgata as imagens do wild west e também traz de volta as divertidas histórias dos pioneiros e suas pequenas cidades do tempo das diligências.

Leia as colunas anteriores de Arnaldo T. Affonso:

As faces do Rajastão


Agra

O Mausoléu de Akbar

Quem é o colunista: Viajante, turista, fotógrafo e escritor amador de viagens.

O que faz: Empresário.

Pecado Gastronômico: Comer mais do que precisa e menos do que mereça.

Melhor lugar do mundo: O Rio de Janeiro (ou qualquer outro ao lado de minha mulher).

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Pat Metheny Group.

Fale com ele: interatabr@yahoo.com.br ou visite seu blog Fatos e Fotos de Viagens.




Atualizado em 6 Set 2011.