Você provavelmente considerou em passar suas próximas férias nas belíssimas paisagens do Nordeste, ou quem sabe nas maravilhosas praias do Rio de Janeiro e até mesmo em meio às chapadas de Goiás, certo? Acontece que tem um destino brasileiro tão bonito quanto os citados acima, mas que raramente aparece no roteiro dos viajantes; estamos falando do Tocantins!
Localizado na região Norte do Brasil, o Tocantins é aquele destino perfeito para quem gosta de conhecer paisagens naturais – praticamente intocadas pelo homem – e de quebra se surpreender com a beleza e diversidade do Brasil. É lá que está um dos tesouros mais incríveis do país: o Parque Estadual do Jalapão. Com águas cristalinas, chapadões e um clima único de Savana, o local é o principal destino turístico do Tocantins.
O Guia da Semana te conta tudo o que você precisa saber para programar sua viagem ao Jalapão e desvendar as paisagens maravilhosas do Tocantins. Confira:
DUNAS DO JALAPÃO
As Dunas do Jalapão são o cartão-postal do local, que é conhecido como "o deserto brasileiro". E tanta fama não é para menos: a paisagem contrastado com a areia laranja cria um visual único, que todo mundo deveria presenciar pelo menos uma vez na vida. Além de belíssimas fotos, os turistas amam ver o pôr-do-sol lá de cima – dizem ser algo inexplicável de tão bonito.
RIO NOVO
Se tem uma coisa que o Jalapão tem aos montes, são águas naturais! O Rio Novo é um dos principais atrativos naturais do local, que além de contar com água cristalina, é um dos únicos rios do mundo onde a água é potável! Andar de caiaque é um dos passatempos preferidos dos turistas, mas para quem quer curtir um lugar mais tranquilo e longe da correnteza, a dica é aproveitar a Prainha do Rio Novo – espécie de piscina natural formada pelas águas do rio.
PEDRA FURADA
A Pedra Furada é outro atrativo da região – o percurso até lá já é uma grande aventura. De 4x4 o visitante percorre as diversas paisagens que compõe o Tocantins, como florestas, desertos, montanhas. Depois de tudo isso, o viajante chega ao principal atrativo do local: um grande conjunto de blocos de arenitos, que foi esculpido pela ação da chuva e dos ventos, formando diversos buracos em formatos de arcos, que lembram alguns portais – é incrível! Se tiver sorte, é possível ver o pôr do sol lá de cima, com uma visão privilegiada.
FERVEDOUROS
O Jalapão é conhecido por seus Fervedouros, que, em tese, são formações naturais de água provenientes dos lençóis freáticos. Dessa forma, eles estão localizados em meio à natureza e ao redor de muitas árvores, deixando tudo ainda mais incrível! Ao mergulhar nessas piscinas naturais, acontece em um fenômeno incrível: é impossível afundar! A ressurgência das águas no solo faz com que o corpo seja sempre forçado para cima.
CACHOEIRA DA FORMIGA
Uma das mais bonitas da região, a Cachoeira da Formiga é um dos passeios mais cobiçados. Ela é formada por uma nascente de água verde-esmeralda com pequena queda d'água e cercada por uma vegetação exuberante de árvores altas. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira – o mergulho permite observar o fundo do poço, com suas areias brancas.
CACHOEIRA DA VELHA
Alimentada pelas águas do Rio Novo, a Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão e uma das suas principais atrações. Nela, as águas correm em grande quantidade, despencando por duas quedas em formato de ferradura, com aproximadamente 15 metros de altura. Para quem gosta de aventuras, atividades como rafting são praticadas no local e organizadas por agências de turismo do Jalapão!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 17 Mai 2019.