Guia da Semana



Para quem ainda não conhece o lugar onde foi gravada a novela Tieta (1989), baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, o vilarejo de Mangue Seco é uma ótima opção para descansar e, ao mesmo tempo, se aventurar pelas famosas dunas a bordo de um buggy, ou bugre, como o veículo é chamado pela comunidade. O local paradisíaco foi descoberto em 1548, quando alguns jesuítas salvaram-se de um naufrágio, batizada de Vila de Santa Cruz da Bela Vista.

Última praia do extremo norte do litoral baiano, Mangue Seco tem natureza preservada graças à dificuldade de acesso ao local, por meio de barco, atravessando o Rio Real. O rio este que possui águas um pouco salgadas, que garantem a diversão dos banhistas por poderem boiar e relaxar, além de testemunhar o encontro dos rios Real, Piauí, Fundo, Guararema, Priapu e Saguí com o Oceano Atlântico.

Em Mangue Seco, a mistura de água doce e salgada cria uma formação de mangue, confirmando a fartura de frutos do mar desta região. Por toda a extensão do local, cerca de 30 km, existem pousadas, restaurantes, bares e casas de pescadores, que formam uma estrutura adequada para receber os turistas. Outra característica do lugar são as areias finas que contornam o mar, além de apresentar águas tranquilas, próprias para o banho. Porém, quando a maré sobe, as ondas quebram, fazendo a festa dos surfistas.

À noite, é possível encontrar crianças brincando e os adultos contando histórias e participando de serenatas pelos arredores da vila. Por ser pouco iluminada, quando a lua está cheia, Mangue Seco torna-se um colírio aos olhos de quem enxerga o céu completamente estrelado.

Entre as opções de passeio pelo Mangue Seco, está o trajeto de buggy. Por R$ 120, para um grupo de 20 pessoas, é possível conhecer a beleza das dunas, realizada pela agência de Salvador Barlangandan Turismo, que já inclui no preço o carro, barco e o bugre. Na praia de Mangue, os moradores cobram menos de R$ 5 pelo aluguel de uma prancha de madeira, por onde os turistas descem as dunas em cima de uma prancha de madeiras, como se estivessem esquiando.

Foto: Divulgação / Site oficial Barlangandan Turismo

Como chegar em Mangue Seco:
O acesso deve ser feito a partir da cidade de Pontal, em Sergipe, a 250km de Salvador. Ao sair da capital baiana, segue pela Avenida Luis Viana Filho, mais conhecida como Avenida Paralela, na sequência, pegar a Estrada do Coco (BA-099) e, em seguida, a Linha Verde, que pode ser realizada pela empresa de ônibus Expresso Linha Verde (71) 3450-0321.


Em Pontal, pode-se chegar a Mangue Seco por meio da travessia do Rio Real ou pela praia, utilizando buggys, carros de tração, ou caminhar a partir da Costa Azul, quando a maré estiver baixa.


Caso o visitante prefira atravessar o Rio, deve-se deixar o carro em um dos estacionamentos particulares de Pontal e seguir em embarcações que fazem a travessia de passageiros.

Barlangandan Turismo
Travessa Doutor Matheus Cruz, 6 - Bairro Amaralina - Salvador
Tel.: (71) 3248-1425 / cel: (71) 9935-8892
site: http://www.balangandanturismo.com.br/

Atualizado em 6 Set 2011.