O projeto Museu Zoobotânico da Unochapecó foi fundado pelo curso de Ciências Biológicas em parceria com a Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA) em 1992. Para comemorar seus 21 anos, o museu faz uma homenagem a água em suas exposições, devido 2013 ser o ano internacional da água.
+ Veja mais opções de passeios em Chapecó
O projeto está localizado no térreo do Bloco R da Unochapecó e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 11h30 e das 13h30 as 17h30. As visitas podem ser agendadas por acadêmicos, professores e comunidade pelo telefone (49) 3321-8210 ou pelo e-mail [email protected].
Além da visita guiada, os visitantes podem assistir um vídeo sobre os macroinvertebrados e conhecer a qualidade da água na região. De acordo com a técnica e bióloga responsável do museu zoobotânico, Tânia Muneron, a finalidade do projeto é concientizar as pessoas no âmbito de valorizar e preservar as espécies. “O objetivo é tornar o conhecimento mais palpável, e mostrar de formas práticas a vida diária da fauna brasileira”, explica a Bióloga.
Outro projeto instalado no museu é a “Trilha dos Sentidos” que tem como objetivo sensibilizar os visitantes e aproximar a sociedade ao meio ambiente. As atividades são em conjunto com o curso de Ciências Biológicas.
O museu possui mais de mil espécies entre animais vivos, conservados em álcool e empalhados, além de fotos e painéis em exposição. Segundo a técnica Tânia, “as espécies são um dos meios para se refletir e mostrar que a preservação se faz em conjunto, por isso trabalhamos com a maioria dos cursos da instituição”, ressalta a técnica.
Crédito Fotos: Paulo Afonso Lopes Filho
Por Paulo Afonso Lopes Filho
Atualizado em 30 Abr 2013.