O Carnaval é uma festa marcada pela alegria de milhões de foliões que se encontram para fazer a maior festa popular do Brasil. Para curtir ainda mais a folia, além de levar sua fantasia e sua alegria, o Guia da Semana te dá algumas dicas. Confira:
+ Saiba tudo sobre o Carnaval no especial do Guia da Semana
+ Veja como curar a ressaca depois da folia
+ Aprenda a fazer uma make de Carnaval com Luciane Ferraes
Use roupas leves e calçados confortáveis
Independentemente se você vai brincar na rua, nos clubes ou nos sambódromos, usar roupas leves é fundamental para aguentar melhor o calor. Prefira fantasias e roupas com tecidos frescos e de cor clara, que vão deixar você mais confortável. Já nos pés, a atenção deve ser redobrada: se você não está em um camarote fechado, é melhor evitar o salto. Sandálias abertas também devem ser evitadas na folia de rua, pois o risco de levar um "pisão" é grande. Prefira tênis e sapatos fechados e confortáveis.
Não se esqueça do protetor solar
A dica é fundamental para quem vai brincar o Carnaval na rua. Aplique bastante protetor com FPS de no mínimo 30 em todo o corpo, com ênfase no rosto e ombros. Se puder, leve o produto para a folia, para reaplicá-lo a cada duas horas. A dica vale mesmo para quem vai brincar maquiado ou com pintura facial. Aplique o protetor, espere secar e então pinte o rosto.
Beba bastante água
Pular, dançar e passar calor desidratam o corpo. Beber bastante água ajuda a evitar mal-estar e ainda dá uma forcinha para diminuir a ressaca do dia seguinte.
Evite levar documentos originais e cartões de crédito
Se você perdê-los, a dor-de-cabeça pode ser grande. No lugar, carregue uma cópia autenticada do RG e dinheiro em espécie, de preferência em notas de menor valor para facilitar seu troco.
Leve sua alegria e curta o Carnaval com responsabilidade. Foto: Divulgação
Não use bolsas grandes
Mochilas, sacolas e bolsas volumosas não combinam com folia. Além de serem desconfortáveis, expõem você a furtos. Prefira levar seus pertences em um porta-dólar escondido sob a roupa.
Nunca leve dinheiro e documentos no bolso
Levar dinheiro e documentos no bolso faz de você um alvo fácil para furtos. Prefira usar um porta-dólar sob a roupa.
Não leve celular caro para a folia
Grandes aglomerações são o terreno perfeito para furtos. Por isso, para ir à folia, prefira levar um celular mais simples ou deixe o aparelho em casa.
Saia de casa com a agenda programada
Deixar de sair em um bloco legal por pura distração é muito chato. Confira antes de sair de casa os horários dos desfiles que você quer acompanhar.
Use transporte público
Você não vai querer perder horas de folia procurando estacionamento ou preso em engarrafamentos, certo? Utilize metrô e ônibus para chegar aos polos de folia e fique mais tranquilo. Em muitas cidades, inclusive, os órgãos responsáveis pelos transportes públicos disponibilizam linhas de ônibus e vans especiais para você chegar mais facilmente à festa.
Evite o consumo de drogas e álcool em excesso
Além de prejudicar sua saúde, ficar entorpecido expõe você a uma série de perigos, como ser alvo mais fácil de roubos.
Use sempre camisinha
Essa atitude simples protege você contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Nos postos de saúde e em muitos polos de folia os preservativos são distribuídos gratuitamente.
Brinque com paz
Carnaval e violência não combinam. Evite brigas e propague a paz ao seu redor.
Por Conceição Gama
Atualizado em 8 Fev 2013.