Guia da Semana

Em véspera de Copa de Mundo e com a Copa das Confederações chegando, o turismo em São Paulo está cada vez mais em alta. Porém, a cidade tem uma série de problemas tradicionais que queimam seu filme tanto para os turistas, como para quem mora por aqui.

+ Feiras de artesanato em São Paulo
+ Onde comer os melhores pratos orientais da Liberdade

O Guia da Semana preparou uma lista com alguns locais da cidade para você levar aquele seu amigo gringo conhecer (só que não). Confira:

Saída de shows no Morumbi


Crédito Foto: Rafael Rossi/T4F Entretenimento

O que Madonna, U2, Bon Jovi e Paul McCartney tem em comum? Todo mundo que foi ao Estádio do Morumbi assistir a seus respectivos shows passaram por um perrengue absurdo ao tentar volta para casa. E toma taxi cobrando tarifas absurdas (bandeira 3?), estacionamentos caros, trânsito parado e nenhum sinal de transporte público. Dá quase vontade de ter ficado em casa.

Trânsito na Radial Leste


Crédito Foto: T4F/ Rafael Rossi

A via principal que liga a Zona Leste, a mais populosa da capital, com o centro e outras zonas e regiões da cidade é garantia de trânsito em horário de pico. O trânsito é tão comum, que quem mora na Leste já até se acostumou com ele. O problema é que este é o principal caminho para o Itaquerão, estádio oficial da cidade para os jogos da FIFA. Imagina o trânsito da Radial na Copa?

Linha Vermelha em horário de pico


Crédito Foto: Creative Commons/ Circuito Fora do Eixo

Chega linha amarela, lilás, roxa, arco-íris, o que for, mas a linha vermelha do Metrô continua sendo a mais abarrotada da cidade. As constantes paradas para "aguardar a movimentação dos trens a frente" e para "remoção de objetos dos trilhos do trem", tornam cada ida ao trabalho em um martírio. E dá-le calor humano.

Marginal Tietê: o rio, o trânsito e a cilada das saídas


Crédito Foto: Creative Commons/ Milton Jung

Não bastava ter um dos rios mais poluídos do mundo, tivemos que construir uma das vias mais movimentadas da cidade nas suas margens. Ideal para quem quiser apreciar os mais diversos aromas de esgoto e poluição durante horas de trânsito. O pior é que se você tentar fugir do congestionamento é capaz de pegar a saída errada e ir parar em uma das rodovias da cidade.

Arredores de estádio em dia de jogo


Crédito Foto: Creative Commons/ Felipe Lima

Não há como negar que o futebol é a maior paixão do brasileiro. Azar daqueles que não acompanham o esporte e se mete a passar perto de um estádio em dia de jogo. Trânsito alterado, ruas lotadas de pessoas e isso se você não der a sorte de passar por lá com a camiseta de um time adversário.

Por Camila Tavares e Edson Castro

Atualizado em 11 Jan 2013.