Há quem diga que o vinil está na moda. Levantamentos comprovam que hoje o dinheiro movimentado na compra e venda desses discos supera o de streaming de áudio.
Para o carioca, comprar as "bolachas" nunca esteve fora de moda, mas podemos dizer que está em alta, pelo menos. Além dos famosos sebos, há feiras e até festas que vendem. O Guia da Semana selecionou alguns desses lugares. Confira:
Tracks
Localizada em um ponto turístico, em frente ao Jockey Club e com cartões postais ao redor, a loja tem um bom acervo bacana de MPB, principalmente, e também vende camisetas, DVDs e livros.
Onde: Praça Santos Dumont, 140 - Gávea
Feira de Vinil do Rio de Janeiro
Periodicamente, o Instituto Bennett, no Flamengo, recebe a maior feira de vinil da cidade. São expositores de todos os cantos, com eventos que duram todo o dia, incluindo DJs botando as bolachas à venda para o pessoal.
Onde: Rua Marquês de Abrantes, 55 - Flamengo
Baratos da Ribeiro
Por anos, o sebo funcionou na rua Barata Ribeiro, em Copacabana, e isso dava um ótimo trocadilho. Recentemente, mudou-se para Botafogo e agora a loja está instalada em um casarão azul, mais amplo e com acervo ainda maior. A casa ainda tem uma agenda lotada de eventos e clube de vinil.
Onde: Rua Paulino Fernandes, 15 - Botafogo
Feira Carioca de Vinil
Reunindo vários expositores, o evento acontece periodicamente aos domingos na sede do Cordão da Bola Preta, na Lapa.
Onde: Rua da Relação, 3 - Lapa
Tropicália Discos
Uma ótima opção no Centro do Rio é a Tropicália. O nome já sugere que a especialidade da casa são os ritmos brasileiros, o que não impede de ter um bom acervo de jazz e blues também.
Onde: Praça Olavo Bilac, 28, sala 207 - Centro
Feira Carioquíssima
A Carioquíssima é itinerante, tendo passado por lugares como a Praça Mauá e Praça XV. O evento mistura gastronomia, artesanato, DJs e discos muito bem selecionados pelo pessoal da Alive! É só ficar de olho na agenda de eventos aqui no Guia da Semana.
Por Marco Sá
Atualizado em 5 Jul 2016.