Guia da Semana

Existem alguns rios que são incrivelmente longos, mas quais são os mais longos? O Rio Nilo encabeça a lista, com mais de 6 km de extensão passando por diversos países africanos. Mas não é só ele que é tão gigante assim.

+ Os 11 lugares mais secretos do mundo
+ 14 lugares incríveis que estão abandonados

No Brasil, temos dois rios que ficam entre os gigantes do mundo. Amazonas, que fica um pouquinho atrás do Rio Nilo perdendo a primeira posição por apenas 250 metros e o Paraná, que fica em oitavo lugar.

Nilo – 6,650 km

O Nilo é o maior rio do mundo e seu curso perpassa por diversos países africanos como Uganda, Ruanda, Quênia, Etiopia e Egito e, por fim, deságua no Mar Mediterrâneo. Mas fique esperto porque viajar nas águas do Nilo também tem seus perigos: segundo um estudo da National Geographic, cerca de 200 pessoas morrem anualmente no rio por conta de ataques de crocodilos. Ave Maria...

Amazonas - 6,400 km

Apesar de ser comumente associado ao Brasil, o rio Amazonas movimenta suas águas por quase toda a América do Sul, viajando pelo Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Guiana. Apesar de ser menos extenso que o Nilo, é o maior rio do mundo no quesito fluxo de água por vazão.Ele nasce no lago Lauri, nos Andes peruanos, e entra no Brasil como o famoso rio Solimões. Porém, infelizmente, no estado do Amapá, o Amazonas se transformou num depósito de lixo e se tornando tão poluído quanto o rio Tietê paulistano.

Yangtze – 6,300 km

Também conhecido como "rio azul", o Yangtze é o maior rio asiático que tem sua nascente nos montes Kunlum, no Tibete, e deságua no mar da China Oriental. Em setembro do ano passado, um fato misterioso deixou os chineses e o mundo todo intrigados: na cidade de Chongqing, o rio ficou vermelho de um dia para o outro. Alguns disseram que a causa da coloração sangrenta eram minerais e sedimentos trazidos pela correnteza. Outros juram de pé junto que se trata de contaminação por material tóxico que o governo quis acobertar.

Mississippi–Missouri–Jefferson – 6,275km

O rio Mississípi - como é mais popularmente conhecido - tem 98,5% de extensão pertencente aos EUA, sendo que os 1,5% restantes ficam no Canadá. Ele é um afluente do Missouri, o maior rio dos Estados Unidos. É o rio mais citado nas músicas norte-americanas, como em "Big River" do Johnny Cash, "Louisiana 1927" de Randy Newman, "When the Levee Breaks" do Led Zeppelin e a clássica "Moon River" do filme "Bonequinha de Luxo", de 1961.

Yenisei–Angara–Selenga – 5,539 km

O Yenisei nasce em Kyzyl, capital da República de Tuva, no extremo sul da Sibéria, e desemboca no Oceano Ártico. O rio se torna inavegável no período que vai de novembro a maio, quando fica literalmente congelado. Apesar de ser considerado um rio russo, 2,9% de sua extensão se encontram na Mongólia. Metade de sua composição é formada por água de neve e o restante provém de água subterrânea e de chuva.

Yellow River – China (5,464 km)

Também localizado na China, o Rio Amarelo é também conhecido pelo nome de "Huang Ho". É um rio de suma importância para os chineses, já que é considerado o berço da nação chinesa. Sua cor provém do lodo e das finas partículas de areia que suas águas agitadas carregam pra lá e pra cá.

Ob–Irtysh – 5,410 km

O Rio Ob nasce na divisão federal Krai de Altai, na Rússia, e se divide em dois quando se junta ao Irtysh, na China. Contém mais de 50 espécies de peixe e, além da pesca, o rio é utilizado para irrigação e geração de energia hidrelétrica. No final do século XIX, houve a tentativa de conectar o Ob ao Yenisei, porém, como o caminho via linha férrea era mais prático, a ideia de ligar os dois rios foi descartada.

Paraná – Río de la Plata – 4,880 km

o Rio Paraná - assim como o conhecemos - é o segundo maior rio da América do Sul e, apesar de ter 46,7% de seu curso dentro do território brasileiro, ele passa por Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Seu nome vem do tupo e significa "parecido com o mar" e sua nascente está na confluência do Rio Grande e Rio Parnaíba. Por onde o rio passa na fronteira entre Brasil e Paraguai e entre Argentina e Paraguai foram construídas as hidrelétricas de Itaipu e Yacyretá, respectivamente, que fornecem 99% da energia elétrica do Paraguai.

Congo–Chambeshi – 4,700km

O Rio Chambeshi é um afluente e a própria fonte do Rio Congo, também conhecido como Rio Zaire. Ele nasce no nordeste da Zâmbia, perto do Lago Tanganica, a 1.760m de altura, e deságua no Oceano Atlântico. Seu curso passa, principalmente, pela República Democrática do Congo mas também atravessa a Angola, Zâmbia, Camarões e outros países africanos. É o segundo maior rio do mundo em volume de água, despejando 67.000m³/s do líquido ao desaguar.

Amur–Argun – 4,444 km

O rio ocupa parte da fronteira entre a Rússia e a República Popular da China, mas no final do percurso entra inteiramente em território russo. Também conhecido como “rio do dragão negro”, o Amur, nasce junção dos rios Chilka e Argun e, além da pesca, ele é utilizado como fonte de energia.

Rio Lena - 4,400 km

Localizado na Sibéria, o Rio Lena nasce em um pântano a 1.640 m de altitude nas Montanhas Baikal e deságua no Mar de Laptev, parte do Oceano Ártico. É o terceiro maior rio da Rússia, em alguns pontos a sua profundidade chega a 20 metros.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 5 Dez 2013.