Guia da Semana

Foto: Thinkstock

É importante que os pais incentivem os filhos na prática do esporte, em qualquer modalidade que seja

Família, trabalho e corrida: essa é a tríade que permeia a vida do gestor de comercialização de energia Renato F. Bertani. Pela manhã, ajuda sua esposa Juliana a cuidar dos dois filhos: Gustavo, quatro anos, e Maria Luiza, um ano.

Nesses cuidados matinais, inclui-se alimentação, troca de fraldas, brincadeiras e até uma brechinha para assistir algum desenho na TV. No entanto, de três a quatro vezes por semana, ele sacrifica o lazer matutino com os pequenos por seu treino de corrida.

"Nesses dias, dou mais atenção para as crianças enquanto tomo café e me arrumo para o trabalho. Sempre que possível tento levá-los para o colégio ou buscá-los", pontua Renato. A rotina diária é intensa, mas recompensadora. Renato, como todo bom pai, faz questão de colocar os filhos em primeiro lugar na sua vida. "Após a paternidade, as prioridades mudam e você passa a pensar primeiro nas crianças e depois em você. Todos os projetos que faço sempre os incluem", comenta.

No ritmo dos treinos

Não só como pai, mas como esportista, Renato também segue padrões rígidos. Há sete anos, ele dedica-se à corrida, esporte que optou após algumas contusões - e várias derrotas, segundo ele - conquistadas nos jogos de tênis e futebol. "Escolhi a corrida também pelo fato de ser um esporte que posso praticar a qualquer horário, em qualquer lugar - inclusive em viagem -, assim, proporciono uma constância maior na atividade física e uma qualidade de vida melhor", pondera. O gestor de comercialização segue uma planilha de treinamento e conta com a constante orientação de seu treinador.

"Treino de três a quatro vezes por semana, em média dez quilômetros. Em um desses dias, a carga de exercício é mais extensa e leva o nome de 'longão', já que corro de 12 a 18 quilômetros. Os outros treinos vão de 40 minutos a uma hora, e sempre variam a intensidade: regenerativos, fartlek - aquele que não se prende a nenhum plano pré-estabelecido, podendo misturar corrida mais ou menos intensa, aquecimento e alongamento -, subidas e tiros - treinos com aumento rápido de velocidade", conta.

Em 2010, estava treinando para completar a São Silvestre, que são 15 quilômetros, no entanto, quando seu lado pai tomou frente de sua vida. Renato precisou parar de treinar em dezembro, pois Maria Luiza teve pneumonia. Ele não conseguiu um desempenho satisfatório, mas cumpriu a prova. Este ano, a meta era completar meia maratona e já foi cumprida há duas semanas. "Quem sabe no próximo ano não faço minha primeira maratona?", indaga-se.

Filhos e o esporte

Até agora, o envolvimento maior de Gustavo e da Maria Luiza com o esporte praticado pelo pai são apenas as medalhas que ele ganha. "Ainda não os levei em provas. Tenho procurado provas infantis para eles participarem, mas elas não são muito comuns em minha cidade", conta Renato, que vive com sua família em Campinas, no interior de São Paulo.

Ele completa que Gustavo gosta de vê-lo correndo e acompanha-o fazendo os alongamentos pós-treino. Já a pequena adora brincar com o seu boné e corre para o colo do pai após os treinos, para o desespero da mãe. "Imagina um bebê cheiroso em um colo suado", brinca.

O mais velho já ingressou na natação, mas a pequena vai esperar um pouco mais para fazer uma atividade física regular. Renato fala que vai incentivar seus filhos a fazerem qualquer prática esportiva, contanto que a façam. Esse exemplo ele herdou de seus pais, que sempre foram presentes nas atividades esportivas que ele e seus irmãos praticavam.

"Eles também participavam ativamente da comunidade escolar, bem como estimulavam nossas amizades. Assim, procuro fazer da mesma forma com meus filhos, pois acho relevante esse envolvimento familiar", explica.

E a programação para esse dia dos pais não deve fugir dos programas prediletos das horas de folga de Renato com a esposa e os dois filhos: passeio no campo, no parquinho do clube, em casa de familiares ou em restaurantes.

Esportista, aventureiro? Veja o roteiro que o Guia da Semana preparou para os pais com esse perfil e convide o seu para um domingo cheio de adrenalina!






Atualizado em 6 Set 2011.