Guia da Semana

Foto: Divulgação

Parque Villa Lobos, São Paulo

São Paulo

Parque do Ibirapuera


Considerado o pulmão de São Paulo, o Parque do Ibirapuera fica localizado na zona sul da capital, em meio a avenidas e arranha-céus. São 1,6 milhões de metros quadrados que oferecem diversas atividades de lazer, com playground para as crianças, o Planetário, e grande infraestrutura para práticas esportivas, como corrida, caminhada, vôlei, basquete, futebol e ciclovia.

Parque Villa-Lobos

Para quem quer diversão ou fazer algum tipo de esporte, este parque é ideal. Os 750 mil metros quadrados de área verde abrigam ciclovia, quadras, campos de futebol, parede de alpinismo, ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball, playground, concha acústica para shows e bosque de Mata Atlântica. Se depois de tantos exercícios e brincadeiras com as crianças, é possível degustar sucos e sanduíches saudáveis na lanchonete do parque.

Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

É o maior estádio particular do mundo, erguido pelo São Paulo Futebol Clube. Inaugurado oficialmente em 25 de janeiro de 1970, o Morumbi conta com uma das maiores capacidades de público. Além disso, é o mais seguro do Estado, tornando difícil o encontro de torcedores rivais. Uma curiosidade sobre o Morumbi é que foi o primeiro estádio brasileiro a adotar traves arredondadas, atualmente padrão oficial no mundo todo.

Rio de Janeiro

Lagoa Rodrigo de Freitas


Entre o Leblon e Ipanema, encontra-se um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro: a Lagoa Rodrigo de Freitas. Com 9,5 km de contorno, suas águas, são o local preferido dos remadores. Por isso, o espaço é rodeado por clubes tradicionais de remo, como Flamengo e Vasco (sede náutica), e outros de lazer, como Caiçaras e Piraquê. A Lagoa conta ainda com o Parque Tom Jobim, que reúne áreas de lazer, esportes e gastronomia, e o ParCão, que é um parque dedicado aos cães.

Parque Nacional da Tijuca

Próximo a capital carioca, encontra-se o Parque Nacional da Tijuca, que é a maior floresta urbana replantada pelo homem do mundo. O espaço reúne espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica e abriga, entre centenas de formações rochosas, a Pedra Bonita (Pedra da Gávea) e a Serra da Carioca. É pelo Parque que se chega à estátua do Cristo Redentor.

Foto: Ricardo Zerrenner/Riotur

Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro

Porto Alegre

Parque Farroupilha (Parque da Redenção)

É um dos parques preferidos dos porto-alegrenses, mais conhecido como Redenção. Para quem curte alimentos naturais, aos sábados pela manhã, a feirinha de alimentos orgânicos é uma das atrações. No domingo, a partir das 9h, o grande palco é o Brique da Redenção, com dezenas de bancas vendendo objetos de arte, antiguidades, artesanato, lanches, discos, livros e muitos outros produtos. Além disso, os pais esportistas ainda podem praticar exercícios na pista de atletismo e aparelhos de ginástica. Já as crianças encatam-se com o mini-zoológico.

Estádio Beira Rio

Erguido sobre o aterro do Rio Guaíba, o Estádio Beira Rio é a casa do Sport Club Internacional, que é um dos favoritos dos torcedores do Rio Grande do Sul. O estádio conta com um gramado de 108x72 metros de largura, seis elevadores e 39 banheiros, além de lojas de produtos oficiais do Inter, agência bancária, churrascaria e 18 suítes equipadas com ar condicionado, internet, sofás, mesas e televisão. Há ainda o Museu do Inter traz a história do clube através de troféus, bandeiras, fotos e documentos.

Florianópolis

Parque de Coqueiros

Os pais que gostam de praticar corrida ou caminhada, vão adorar frequentar o parque dos Coqueiros. Há pista de cooper, quadras de esporte e as crianças podem se divertir até mais tarde, andando de bicicleta na ciclovia iluminada, com mais segurança. Com uma área de 50 mim metros quadrados, o espaço situa-se na cabeceira da ponte Pedro Ivo Campos.

Parque Municipal da Lagoa do Peri

O parque, criado em 1982, seis anos depois que a lagoa havia sido tombada como patrimônio natural, é dividido em três áreas: lazer e educação, reserva biológica e paisagem cultural. A primeira é destinado a fins educacionais e científicos por meio de atividades recreativas, a segunda mostra uma variedade de formações vegetais e animais ameaçados de extinção e a terceira é onde localiza-se os engenhos de farinha e de cana-de-açúcar.

Curitiba

Ginásio de Esportes Tarumã

Foi sede do Campeonato Sul-americano masculino e feminino de Vôlei e uma das sedes do Campeonato Mundial masculino da mesma modalidade. O ginásio de esportes abrigou o time de voleibol brasileiro, Rexona-Ades, sob o comando do técnico Bernardinho, em 1997.

Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Parque de Farroupilha, Porto Alegre

Bosque de Portugal

Além de ser a sede dos escoteiros, o Bosque de Portugal é formado por um conjunto da mata nativa, o marco da poesia e a praça de eventos. Os 20,8 mil metros quadrados de área abrigam uma pista de cooper, que faz ligação entre as atrações que contorna todo o bosque e passando por três pontes cobertas que lembram a arquitetura portuguesa. Além da prática de esporte, as famílias podem entreter-se com o monumento do Bosque, formado por 20 pilares adornados por trechos de poesias de autores brasileiros e lusitanos.

Belo Horizonte

Parque Ecológico Da Pampulha

Os meninos e meninas que gostam de brincar de soltar pipa, podem chamar seus pais para acompanhá-los até o Parque Ecológico da Pampulha, já os espaços ao ar livre são ideais para a brincadeira. Andar de bicicleta, caminhar ou correr também ótimos programas para serem feitos no parque. Uma boa pedida é fazer um piquenique bem em frente ao espelho d´água artificial. O local conta também com um coreto, onde ocorrem apresentações culturais grátis.

Parque Nacional Da Serra Da Canastra

Criado para proteger a área das nascentes do Rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra abriga a Cachoeira Casca D´Anta, extensas áreas de campos de altitude, cerrados e uma fauna diversificada que reúne animais ameaçados de extinção. Há rios, lagos e cachoeiras para a apreciação dos visitantes e museu, centro de exposições, biblioteca e uma lanchonete para fazer um break na diversão, no Dia dos Pais.

Brasília

Parque da Cidade - Sarah Kubitschek

Com duas assinaturas de peso no projeto arquitetônico, no paisagístico e na área urbanística, de Oscar Niemeyer, Burle Marx e Lúcio Costa, respectivamente, o Parque da Cidade - Sarah Kubitschek é um ótimo local de visitação no Dia dos Pais. Além de que é possível entreter-se com a boa infraestrutura que o parque oferece, como pista pata velocípedes e minicarros, playground, lago com pedalinhos e caiaques, kartódromo, campo de aeromodelismo, entre outros.

Salvador

Parque Metropolitano do Abaeté

O espaço é considerado um patrimônio ambiental e turístico por sua área com 12 mil metros quadrados de preservação. Há dunas, lagoas, vegetação nativa e 255 hectares de área urbanizada. Após apreciar com as belezas naturais, é possível ir até o Núcleo Central do parque está o Centro de Atividades e fazer um lanche ou refeição nos restaurantes e lanchonetes, além de conhecer mais o artesanato local nas lojinhas.




Atualizado em 6 Set 2011.