A Parada Gay é a grande debutante de 2011. Desde 1996, quando apenas duas mil pessoas participaram da primeira edição, até os mais de três milhões de participantes que povoaram a avenida Paulista na grande festa da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) em 2010, são 15 anos de lutas, celebrações, exposição, militância e manifestação contra a intolerância e o preconceito.
Com o tema "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia - 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06", a 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será no dia 26 de junho, na Avenida Paulista. Mais do que comemorar os 15 anos da Parada, o tema neste ano vai comemorar os dez anos dessa lei estadual, que pune atos de discriminação contra os homossexuais em estabelecimentos comerciais e públicos, e lembrar a aprovação do Projeto de Lei 122/06, que criminaliza a homofobia.
O evento acontece em meio a uma discussão que se tornou mais quente nos últimos meses. De um lado, uma vitória: o reconhecimento da união homoafetiva pelo Superior Tribunal Federal, no dia 5 de maio. Do outro, as declarações polêmicas do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra a homossexualidade, que se tornaram famosas desde o episódio do programa da Rede Bandeirantes, do dia 28 de março, quando Bolsonaro foi entrevistado pela cantora Preta Gil no programa CQC.
Não há como negar a importância que a Parada LGBT - como hoje é chamada - adquiriu. De acordo com a SPTuris, a empresa de turismo de São Paulo, a Parada é o segundo maior evento da cidade em termos financeiros - só perde para a Fórmula 1. Os mais de 400 mil turistas que vieram para a cidade na edição passada deixaram mais de R$ 180 milhões. O calendário de atividades voltadas à cultura LGBT, com seminários, debates, festas e a própria Parada, foi aberto oficialmente no dia 6 de junho e irá até o dia 9 de julho.
E a programação é extensa: além do ciclo de debates, que acontece diariamente, ela fica ainda mais intensa na semana da Parada. A Feira Cultural LGBT ferve o Vale do Anhangabaú no dia 23 de junho, com venda de artesanato e muita música. O Playcenter, no sábado dia 25, abre as portas para o Gay Day, evento que já se tornou tradicional em São Paulo, com uma programação toda colorida. Além, é claro, da parada em si, em que a avenida Paulista é tomada pelas cores do arco-íris e leva a galera pela rua da Consolação até a Praça Roosevelt.
E tem mais: as casas noturnas LGBT da cidade estão com festas e noites para lá de especiais para a semana da parada. É festa noite e dia para celebrar o orgulho gay. Confira abaixo o roteiro que o Guia da Semana preparou. Em Notícias, você vai ficar por dentro do que rola no mundo gay. Em Onde Ficar, os hotéis para quem vem para São Paulo curtir a Parada. O Que Fazer traz uma lista de festas e baladas para quem quer aproveitar todos os dias da Semana do Orgulho Gay. E a Programação mostra os eventos da Parada. É para você ferver e se jogar!
Atualizado em 21 Mar 2012.