O Natal Luz é um dos eventos mais tradicionais de Gramado, na Serra gaúcha. Para conquistar os turistas e aquecer a economia ao longo de todo o ano, porém, a cidade aposta em uma série de atrações turísticas permanentes.
Quem visitar Gramado nos meses de dezembro e janeiro pode aproveitar para conferir os passeios turísticos e os parques naturais da cidade. O Mini Mundo, o Parque do Caracol (localizado em Canela, cidade vizinha de Gramado) e o Lago Negro são algumas das atrações mais procuradas. Confira as dicas de passeios selecionados pelo Guia da Semana RS e programe sua viagem!
Foto: Mini Mundo/Divulgação
Inaugurado na década de 1980, o parque de miniaturismo Mini Mundo reúne obras que reproduzem uma série de cidades e pontos turísticos internacionais, em escala 24 vezes menor que os originais.
Entre as réplicas, se destacam o prédio Holstentor de Lübeck, a Estação Ferroviária de Fridrichsho, a Cordilheira dos Andes, a Usina do Gasômetro de Porto Alegre, a prefeitura de Freiburg e o Castelo de Neuschwanstein. Mini-habitantes também são distribuídos pelos espaços simulando situações cotidianas.
Foto: Divulgação
Parque do Caracol
Localizada em Canela - cidade a 5km de Gramado -, a Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos mais visitados da Serra gaúcha e uma das paisagens mais conhecidas do Rio Grande do Sul. A água percorre uma formação basáltica e despenca em queda livre de 131m.
O parque natural conta ainda com um mirante construído a 150m da base da cascata e uma escada ecológica de 927 degraus que conduz até esta base. Além disso, o local possui áreas de lazer, feira de artesanato e restaurante.
Foto: Alex Uchôa/Divulgação
Para quem gosta de aventura, o Alpen Park é um passeio imperdível. Situado a três quilômetros do centro de Canela (cidade vizinha de Gramado), o parque ocupa uma área verde de 60.000m² e oferece uma série de atrações radicais.
Entre os destaques, estão o circuito de trenó - que reproduz a brincaderia com os trenós de neve e leva os visitantes a um passeio pelo parque - e os circuitos de tirolesa, arvorismo, parede de escalada e rappel.
Foto: Sandro Seelwald/Divulgação
Rua Coberta
Com um ar bem cosmopolita, a Rua Coberta é um dos pontos mais tradicionais de Gramado. Cenário de eventos e apresentações, a Rua Madre Verônica (seu nome original) liga a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi.
O local abriga algumas das famosas lojas de chocolates da cidade, além de outros estabelecimentos comericias. Um bistrô e vários cafés completam o espaço que reúne alternativas em compras e gastronomia.
Foto: Franco Rodrigues/Especial
Museu do Automóvel - Hollywood Dream Cars
O Hollywood Dream Cars exibe automóveis originais dos anos dourados de Hollywood e da indústria automobilística americana das décadas de 1920 a 1960.
O espaço reúne raridades como Cadillacs, Ford Victória, Buick 1951, Roadmaster, Pontiac 1951 e Ford modelo A, entre outros.
Outro destaque do museu são as motos Harley-Davidson restauradas de acordo com os padrões originais.
Foto: Augusto TRM/Divulgação
Lago Negro
O Lago Negro foi construído em 1953, após um incêndio arrasar a imensa mata existente na região. Árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha decoram as margens do lago, cujas águas são profundas e escuras.
Os canteiros com azaleias no inverno e hortênsias no verão são uma atração à parte. Um caminho de saibro contorna o lago e serve de trilha para caminhadas e os pedalinhos em formato de cisnes divertem os turistas.
Por Gabriela Haas
Atualizado em 10 Abr 2012.