Ipojuca, em Pernambuco, é uma das regiões mais badaladas e procuradas quando o assunto é turismo. Isso porque é lá que está um dos cartões-postais do estado: Porto de Galinhas. Junto com praias vizinhas, o destino é um verdadeiro paraíso para quem gosta de águas cristalinas e praias paradisíacas.
Para te inspirar a conhecer uma das regiões mais bonitas do Brasil, o Guia da Semana fez um roteiro com 5 lugares imperdíveis em Ipojuca. Confira:
PORTO DE GALINHAS
Porto de Galinhas dispensa qualquer introdução, afinal, trata-se de um dos destinos de praia mais bonitos e mais famosos do Brasil. O local pertence ao município de Ipojuca e está a apenas 60 km de Recife, sendo uma ótima opção de roteiro paradisíaco e de fácil acesso. Os hotéis e resorts pé na areia e seu mar com piscinas naturais são as grandes atrações.
A Praia da Vila, isto é, a praia principal, é um dos lugares mais visitados por lá. Além de ser muito bonita, é de lá que partem os passeios que levam os turistas até as piscinas naturais para nadar com os peixinhos coloridos. Seja em família, casal ou até mesmo sozinho(a), o destino surpreende!
MURO ALTO
Distante a apenas 8 km de Porto de Galinhas, está a belíssima praia de Muro Alto. Trata-se de uma região conhecida por abrigar os melhores resorts e condomínios de luxo. O local é especial já que suas águas cristalinas formam uma verdadeira piscina de fundo infinito, sem ondas. Isso porque devido à grande formação de arrecifes em meio ao oceano, forma uma barreira para as ondas.
Com a faixa de areia cercada por coqueiros altos e areia branquinha, o destino é considerado uma das praias mais bonitas do Brasil. Além de admirar a bela paisagem e tomar um gostoso banho de mar, na Praia de Muro Alto também é possível curtir passeios de barco à vela e caiaque e praticar esportes náuticos.
RIO MARACAÍPE
Para fugir um pouco dos passeios na praia, a dica é conhecer o vilarejo vizinho onde está o Rio Maracaípe. É lá que são realizados os passeios de jangada que passam pelos mangues da região e onde está o melhor pôr do sol de Ipojuca. Para quem quer fugir dos preços altos de Muro Alto e Porto de Galinhas, o destino oferece pousadas mais rústicas e acessíveis.
É nesse rio que é realizado um dos projetos ambientais mais bacanas: o Projeto Hippocampus, que promove o cultivo e conservação de cavalos-marinhos em Pernambuco. Além do programa científico e de desenvolvimento humano, é possível conhecer o centro de visitação e aprender mais sobre os cavalos-marinhos e sua preservação.
PONTAL DO CUPE
Se a ideia é curtir as piscinas naturais de Ipojuca, o Pontal do Cupe é perfeito. Trata-se de uma região distante a 5 km de Porto de Galinhas, sentido Muro Alto, onde existem menos hotéis e infraestrutura – ou seja, costuma ser mais vazio!
O local abriga um animado bar que oferece mesas na areia para os clientes, bem como petiscos e bebidas geladas. Por lá, a praia costuma ser um pouco mais agitada, embora existam trechos com corais, formando incríveis piscinas naturais. Aproveite para alugar stand up ou praticar snorkelling com mais calma.
PRAIA DE CAMBOA
E quem disse que em uma das regiões mais famosas do Brasil não é possível encontrar praias desertas? A Praia da Camboa está a 15 km de Porto de Galinhas e oferece um verdadeiro paraíso de águas cristalinas e quase sem nenhum turista. Por não contar com nenhuma infraestrutura, o local costuma ser deserto na maior parte do ano - fora nas altas temporadas, quando conta com poucos visitantes.
O cenário é encantador: larga faixa de areia, mar calmo sem ondas e coqueiros emoldurando toda extensão. Vale a pena a aventura, principalmente para quem busca sossego. A dica é alugar um buggy para chegar até o local.
Veja mais dicas de viagens incríveis pelo Brasil:
+ 10 lugares incríveis para conhecer no Nordeste
+ 10 destinos nacionais e baratos para uma lua de mel inesquecível
+ Conheça o Nordeste: 5 lugares paradisíacos para fugir do óbvio
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 28 Set 2018.