Por Milene Spinelli
Vista do Corcovado, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara
Praias, natureza, belas paisagens e lugares históricos fazem o Rio de Janeiro ser o que é - a famosa "Cidade Maravilhosa, abençoada por Deus e bonita por natureza", como canta Jorge Benjor.
Antiga sede do governo, o Rio oferece uma variedade de passeios e promete ao turista voltar para casa com fotos dignas de cartões postais. Basta preparar a máquina fotográfica, usar e abusar dos diversos ângulos e lentes e atiçar o olhar. Inspiração para boas recordações não faltará. As paisagens cariocas garantem!
Onde passear: |
Cartão postal da cidade e do Brasil no exterior, o Morro do Corcovado, que abriga o Cristo Redentor, tem 32 metros de altura. É possível subir até a estátua por uma escadaria comum, escada rolante ou pelo trenzinho que faz o trajeto por uma estrada de ferro. Também há iluminação para passeios noturnos. Outro cartão postal e um dos pontos mais visitados da cidade. Do alto de quase 400 metros pode-se ter uma visão 360º de diversas praias do Rio e de Niterói. O passeio dura cerca de duas horas e é feito em duas etapas via teleférico - primeiro até o Morro da Urca e, de lá, o visitante embarca num segundo bondinho rumo ao destino final. Há tendas espalhadas pelo local que vendem lembranças.
Foi construído em 1914 para reforçar a defesa na Baía de Guanabara. Atualmente desativada, funciona como Museu Histórico do Exército, que expõe armas, objetos e painéis que fizeram parte das conquistas militares do país. O local conta também com exibições de vídeos e maquetes, fora a bela vista panorâmica da Baía de Guanabara.
Criado em 1808 por D. João VI, conta com cerca de 8.200 tipos de plantas e flores do Brasil e do mundo. O público pode visitar as estufas e orquidários, além de dois museus que ficam dentro do parque - o Botânico e a Casa dos Pilões. O local também faz visitas guiadas.
Considerada a maior floresta urbana do mundo, fica a vinte quilômetros do centro do Rio e conta com 3.200 hectares que reúne espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica. Muito verde, cachoeiras, grutas, lagos e mirantes são as atrações do passeio.
Símbolo do bairro da Lapa, reduto da boemia carioca, é a obra mais monumental realizada no Brasil durante o período colonial. Com 270 metros de extensão, a construção em estilo romano tem 42 arcos duplos de alvenaria, construídos por escravos e índios no século XVIII.
Um dos passeios preferidos dos cariocas, a Lagoa tem 9,5 quilômetros de contorno, separa o Leblon de Ipanema e atrai remadores. Ao seu redor há ciclovia, pista de cooper, playground, quadras esportivas e um pequeno centro gastronômico com diversos tipos de quiosques.
Com um jardim repleto de plantas e esculturas de cerâmica, o local é um centro de pesquisa e conta com prédios onde é possível admirar peças, construções e pinturas criadas por Burle Marx. O parque também conta com uma capela para Santo Antonio. As visitas precisam ser agendadas por telefone.
Antiga residência de várias gerações da Família Imperial Brasileira, o local conta com palácio e parque com área de 155 mil metros quadrados e toques de romantismo, com pontes, cascatas e lagos. O local abriga também o Jardim Zoológico.
Um dos pontos culturais e turísticos mais famosos da cidade, faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio. O local representou a belle époque carioca. Espaços amplos com espelhos belgas, mobiliário em jacarandá e bancadas de mármore italiano.
|
Atualizado em 6 Set 2011.