Guia da Semana

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, possui uma enorme variedade de atrações turísticas. A cidade dispõe de uma grande área verde com paisagens naturais mescladas com paisagens urbanas e construções arquitetônicas.

Para você que vai assistir aos jogos da Copa do Mundo 2014 em Belo Horizonte, o Guia da Semana listou alguns pontos turísticos que você precisa conhecer:

Praças em Belo Horizonte

A Praça da Liberdade abriga nas construções antigas – e muito bem conservadas – um Circuito Cultural composto pela Biblioteca Pública, Centro de Arte Popular, Arquivo Público Mineiro, Museu das Minas e dos Metais e muito mais. Nela, é possível encontrar uma belíssima área verde além de diversos estilos arquitetônicos de diferentes épocas. Além disso, ao redor da praça estão situados importantes construções, como o Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer.

A Praça Israel Pinheiro, conhecida popularmente como Praça do Papa por ter recebido uma visita de João Paulo II, é uma das mais famosas da cidade. Por ser situada em um bairro mais alto, no bairro das Mangabeiras, a vista da cidade é magnífica. Além disso, a praça é bem extensa e serve de palco para shows e eventos culturais como o ‘’I Love Jazz’’, famoso e consolidado evento que traz à capital importantes e nomes do estilo. Durante o dia, a Praça Israel Pinheiro é um ótimo lugar para praticar atividades ao ar livre como o Slackline ou fazer um piquenique.

Outra praça que merece ser visitada é a Praça da Estação, que também é palco de muitos eventos culturais, como o Conexão BH, por exemplo, que levou à cidade nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola. Situada num importante corredor cultural da cidade, ao lado de espaços como a sede da Cia. de Teatro Espanca! e o Centro Cultural Centoequatro, a Praça da Estação também divide espaço com o Museu de Artes e Ofícios.

Além das já citadas, vale a pena conferir as praças Diogo de Vasconcelos, Praça da Assembleia, Praça da Bandeira, Praça Tiradentes e Praça Juscelino Kubitschek.

Cultura, Arquitetura e Igrejas em Belo Horizonte

Para quem busca atrações relacionadas à cultura, arquitetura e igrejas, as opções são bem variadas. A Igreja da Pampulha é um dos cartões postais da cidade. Com linhas arredondadas, a obra faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, região que abriga também o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube.

Circuito Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Com a construção do novo centro administrativo de Minas Gerais, os prédios históricos da praça foram cedidos para projetos culturais de grandes empresas que atuam em todo o estado, como a Vale e o Banco do Brasil.

O Museu Mineiro, que faz parte do circuito, dispõe de um acervo de 2.600 peças, dentre elas arte sacra mineira, pinturas, documentos e objetos de valor histórico para todo o estado. Além disso, quadros e esculturas de outras instituições também integram parte do acervo, como móveis, utensílios domésticos e objetos de uso pessoal de importantes nomes mineiros, instrumentos de trabalho, insígnias e armaria.

O Conservatório da UFMG também vale a visita. Seu acervo possui duas coleções permanentes, sendo elas a Brasiliana, que é composta por objetos de arte e raros documentos de grande valor artístico e históricos, e a coleção de Arte Contemporânea, que representa diretamente a arte mineira desde a década de 1960.

Outras atrações que também vale a visita é a Catedral da Boa Viagem e o Centro Cultural Serraria Souza Pinto.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 25 Abr 2014.