Jogo com o espelho d'água no Parque do Tanguá, na capital paranaense
As guitarras, o tablado e agora as imagens. Os curitibanos não param de transformar sua cidade, considerada pacata e reservada, num polo irradiador de cultura. Além de abrigar todas as vertentes da cena roqueira e organizar o maior festival de teatro do país, a capital paranaense investe na fotografia: é a única a ter um museu público unicamente dedicado à arte e organiza, de 15 a 21 de agosto, a Semana da Foto, que contará com imagens de mais de 100 fotógrafos, entre profissionais e amadores.
Essa expressão começou a ganhar espaço próprio na década de 70 e 80 com atividades desenvolvidas por fotógrafos como Milla Jung e pelas semanas fotográficas, realizadas pela antiga Funarte. No entanto, estava um pouco parada. "Toda a minha rede de amigos fotógrafos sentia falta de uma cena própria, mas bastou a gente começar a tocar a Semana para centenas de pessoas nos procurarem e apoiarem a ideia. É um sonho acontecendo", diz Guilherme Zawa, um dos organizadores da Semana.
Ao todo, serão mais de 20 exposições, em galerias prestigiadas como Zilda Fraletti, em espaços públicos do centro da cidade, como a Praça XV de Novembro e a Boca Maldita, e em bares e restaurantes, como o Café Quintana. Haverá também oficinas que ensinarão diferentes usos do suporte, do celular ao pin hole. Para quem gosta do aspecto mais lúdico, gincanas com saídas fotográficas e até uma festa completam a programação.
Coletividade e pioneirismo
Entre os expositores e palestrantes, nomes consagrados como Milton Guran, Marco Antonio Portela e Geise Rosa, além de coletivos contemporâneos, como os cariocas do Estendal, que vão convidar o público a trazer imagens e palavras para montar um grande varal de tecido no centro da cidade. Artistas e coletivos não cobraram cachê para o evento.
Foto: Divulgação
Ação do coletivo Estendal no Rio de Janeiro, no ano passado
O caráter gregário do evento quer atingir também entidades sociais. "Todo nosso processo quer ter o colaborativo como base. Corremos atrás de espaços para quem não tinha onde expor e estamos também com um projeto social que venderá algumas das fotografias, coletando recursos via crowndfunding e repassando para entidades assistenciais", explica Zawa.
Para Rodrigo Marques, coordenador do Museu da Fotografia da cidade de Curitiba, a formação histórica da capital paranaense, com fotógrafos entre seus migrantes, é um dos motivos para tantos vetores se encontrarem. A instituição, única no Brasil e segunda na América Latina, foi inaugurada em 1998. O Museu compõe o espaço do Solar do Barão, que também abriga o Museu da Gravura e uma gibiteca. Atualmente, o acervo ultrapassa 1.500 ampliações catalogadas. A prefeitura estimula ainda a participação de novos fotógrafos em mostras individuais e coletivas. Para esse ano, foram abertos quatro editais de ocupação de suas salas.
Guilherme Zawa quer mais. "Nosso objetivo é fazer com que as pessoas abracem a Semana para além dela, vejam, comentem, façam varais domiciliares, para pais, amigos e filhos trocarem imagens e estimulando o olhar". Isso pode até não alterar o jeito reservado do curitibano, mas com certeza, tornará de suas ruas e casas ainda mais artísticas.
Na Semana que antecede o dia da Fotografia - 19 de agosto - veja um circuito de exposições com as mais variadas temáticas
São Paulo
Bom Retiro e Luz: Um roteiro, 1976 - 2011
As transformações sofridas pelos dois tradicionais bairros paulistanos sob o olhar de artistas como Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marlene Bergamo, entre outros.
Centro de Cultura Judaica
Até 2 de outubro
Entrada gratuita
Capoeira: Luta, dança e jogo da liberdade
O fotógrafo André Cypriano apresenta 50 obras, entre fotografias e ilustrações, que trazem o rico universo dessa luta-jogo.
Caixa Cultural Sé
Até 18 de setembro
Entrada gratuita
USAnatomy
Imagens de ícones da cultura americana dos últimos quinze anos, como Madonna, Justin Timberlake e Britney Spears, estão em 87 imagens e um vídeo do fotógrafo publicitário Steven Klein.
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Até 28 de agosto
Entrada gratuita
Rio de Janeiro
Bonito por natureza: Rio de ontem e hoje
Imagens dos pioneiros do registro fotográfico na cidade até artistas contemporâneos apresentam um panorama das belezas naturais do Rio de Janeiro.
Museu Chácara do Céu
Até 19 de setembro
Entrada: R$ 2
Foto: Divulgação
O registro de Christiano Carvo na África pode ser visto em galeria de Copacabana
Luz e Trevas
Paisagens da Índia, Haiti e África são mostradas sob a perspectiva do artista Christiano Cravo em 17 fotografias preto e branco.
Galeria Tempo
Até 20 de agosto
Entrada gratuita
Registros de uma guerra surda
Imagens das décadas de 60 a 80 revelam como se organizavam e lutavam trabalhadores e estudantes que optaram pela resistência armada contra a ditadura militar brasileira.
Arquivo Nacional
Até 26 de agosto
Entrada gratuita
Curitiba
Curitiba na mira do fotógrafo
O fotógrafo paranaense Synval Stocchero retratou as transformações vividas por Curitiba ao longo de 60 anos, num percurso exibido em 120 fotografias.
Memorial de Curitiba
Até dezembro
Entrada gratuita
Paris La Nuit
As ruas, praças e detalhes da Cidade-Luz nos anos 30 registradas em 97 imagens tiradas pelo artista húngaro Brassaï
Museu Oscar Niemeyer
Até 26 de agosto
Entrada: R$ 4
Porto Alegre
Espaços alterados
Os artistas Dione Veiga Vieira, Glaucis de Morais, Kim Fielding, Marcela Tiboni, Mariana Silva da Silva e Sarah Bliss utilizam a fotografia em diversos recursos para mostrar a diversidade das emoções humanas.
Espaço Cultural ESPM
Até 26 de agosto
Entrada gratuita
Foto: Divulgação
O trabalho da artista junta street art e manipulação digital
Luci Kuhn
Intervenções digitais em imagens de cenas urbanas marcam o trabalho da artista, que traz 11 imagens para o espaço.
Usina do Gasômetro
Até 11 de setembro
Entrada gratuita
Florianópolis
Trabalho Abstrato
Marilia Furman trabalha com imagens e instalações para questionar as mecânicas do mundo do trabalho e do fazer artístico.
Museu Histórico de Santa Catarina
Até 28 de agosto
Entrada gratuita
Brasília
Vik Muniz 3D
Um dos mais badalados artistas da atualidade ganha exposição dupla - numa das salas, fotografias das décadas de 80 aos dias atuais, na sala de projeção, a exibição do filme Lixo Extraordinário.
ECCO - Espaço Cultural Contemporâneo
Até 21 de agosto
Entrada gratuita
Atualizado em 6 Set 2011.