Guia da Semana



No dia 10 de junho, é comemorado o Dia da Língua Portuguesa em homenagem a Luís Vaz de Camões, pois nesta data é lembrada a morte do poeta renascentista português. Para celebrar a data, fizemos um Roteiro de Leitura, com sugestão de lugares que contêm algumas preciosidades. Confira!

Academia Brasileira de Letras (foto)

O local abriga as bibliotecas Acadêmica Lúcio de Mendonça e a Rodolfo Garcia. Juntas, elas possuem mais de 90 mil volumes em seu acervo, com obras raras dos séculos 16 a 20 e coleções particulares de Machado de Assis, Manuel Bandeira, Olavo Bilac, entre outros.

Local: Av. Presidente Wilson, 203 - Centro

Horário: Segunda a sexta, 9h às 18h.

Casa de Rui Barbosa

A casa onde o diplomata viveu abriga mais de 37 mil volumes, entre livros, revistas estrangeiras, dicionários jurídicos e obras como Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Local: Rua São Clemente, 134 - Botafogo

Horário: Segunda a sexta, 10h às 17h30.

Biblioteca Nacional

O acervo possui periódicos, mapas e manuscritos. Os visitantes encontram obras dos séculos 15 a 20, como a primeira edição de Os Lusíadas (1572) e o poema A Visita, autografada por Carlos Drummond de Andrade e ilustrado com fotografias de Maureen Bisililiat.

Local: Av. Rio Branco, 219 - Centro

Horário: Segunda a sexta, 9h às 20h (entrada até as 19h). Sábado, 9h às 15h (entrada até as 14h).

Real Gabinete Português de Leitura

Entre as obras raras do acervo bibliográfico, está a edição prínceps de Os Lusíadas (1572), de Camões. A biblioteca abriga também edições raras de Ordenações de Dom Manuel (1521) por Jacob Cromberger, os Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram (1593), e manuscritos autografados de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, entre outros.

Local: Rua Luís de Camões, 30 - Centro

Horário: Segunda a sexta, 9h às 18h.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.