Foto: Alvarélio Kurossu/ Agência RBS |
Com quatro dias de folga no feriadão de Páscoa, nada melhor que aproveitar para conhecer lugares tão falados devido às belezas naturais. Como chocolate combina com o clima de outono, a região mais procurada no Estado é a Serra Catarinense, uma das mais frias no Brasil.
A paisagem de campos, cânions e a árvore símbolo desta parte do país, a araucária, identifica as cidades principais: Lages, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Bocaina do Sul, Rio Rufino, Bom Retiro e Correia Pinto.
Lages fica a cerca de 230 km de Florianópolis e é destino para o turismo rural. A tradição campeira mantém-se forte na principal cidade serrana. Assim, lá a dica é aproveitar os passeios de cavalgadas, que são oferecidos por hoteis-fazenda e duram um dia ou ainda as rotas mais longas de dois a seis dias organizadas por Robério pelo telefone (49) 9973-1817. Outra sugestão é admirar a arquitetura da cidade e, claro, a gastronomia típica.
Foto: Alvarélio Kurossu/ Agência RBS |
Em Urubici estão famosos pontos turísticos como o Morro da Igreja, a 1.822 metros de altitude, a Cachoeira do Avencal, a Serra do Corvo Branco e a Pedra Furada. A ideia aqui é se aventurar em caminhadas sobre os campos de cima, apreciar o visual dos cânions e praticar esportes radicais. A Secretaria de Turismo do município oferece guias e informações da região pelo telefone (49) 3278-4245.
Aquecida pela produção de maças e pelo turismo, a cidade de São Joaquim é conhecida como a mais fria do Brasil. Com ou sem neve, andar pela cidade para sentir o dia a dia de quem vive lá pode ser pura diversão! A praça, a igreja Matriz, o Museu Histórico e a feira de artesanato encantam os turistas.
Bom Jardim da Serra preza pelo apelido de Cidade das Águas, pois abriga 35 cachoeiras e14 rios. O mirante da Serra do Rio do Rastro, a 11km do centro é de tirar o fôlego! Lá a principal atração consiste em fazer caminhadas para conhecer os cânions.
Urupema é o destino ideal para quem gosta de pescar. Há até trutas no Rio Caronas e uma cascata que congela no inverno. A cidade fica a 200 km de Florianópolis.
Com boas estradas de acesso e hospitalidade invejável, a Serra Catarinense é dessas regiões que valem uma viagem longa, mas que deixam as pessoas deslumbradas em um único dia.
Atualizado em 6 Set 2011.