Guia da Semana

Foto: André Abreu


Minas é conhecida por seus doces, calmaria e belezas naturais, e, ah sim, o famoso pão de queijo. Na grande extensão territorial do estado, lá no canto esquerdo, fica o Triângulo Mineiro. O "nariz de Minas" é quente e seco, talvez pela proximidade com o Centro-Oeste. No calor deste lugar está a aconchegante Uberlândia.


O município já se sustenta como cidade grande e, tempos atrás, até brigou para ser a capital do Triângulo - a ideia era criar um novo estado. Apesar de não ter dado certo, ela não desanimou e continuou crescendo. O gostoso é que, apesar deste avanço, continua com o carisma e graça de cidade pequena.

Em meio às grandes avenidas retas, que levam diretamente do aeroporto até o centro, é possível encontrar ruas estreitas com casebres saudosistas. As praças ainda são o point, seja da criançada durante o dia, ou da juventude à noite. O ir e vir tranquilo dos moradores também delata suas raízes mineiras.


Aos sábados e finais de semana é preciso atenção, porque os comércios fecham. Será difícil encontrar até um lugar para tomar cafezinho. Para comer o autêntico pão de queijo, procure as quitandas, que são espaços reservados para as melhores guloseimas da terra, ou faça amizade com um mineiro. Comer em Uberlândia é satisfação pura, pois, além de boas opções, os valores são excelentes. Para um bom hambúrguer, reserve um passeio pela Rondon Pacheco. Dá para curtir a avenida a pé, isso porque, quando construída, deixaram vias apenas para caminhadas e bicicletas - o que deixa o passeio mais gostoso.


Aos que preferem mais "sustância", a churrascaria Tropeiro, perto do principal shopping da cidade, deixa qualquer fã de carne com água na boca. O rodízio também é servido no jantar. Não deixe de pedir o tutu e a banana.

A cidade possui várias opções de clubes, já que a falta de uma praia na quente região exige alternativas. Eles são para associados, porém, às vezes, abrem para visitantes. Leve um comprovante de residência e arrisque. Se conseguir, não se arrependerá.


Um passeio pelo Parque do Sabiá deve ser agendado, e é algo para o dia inteiro. O espaço natural tem brinquedos para a molecada e um zoológico. Um piquenique é interessante e, se possível, vá durante semana, é mais tranquilo.


O Hotel Universo é uma boa opção de hospedagem, por ser agradável, ter um bom valor e estar bem localizado. Fica próximo da Praça Tubal Vilela, a praça central da cidade. O café da manhã é típico, mas o frigobar no quarto pode ser barulhento.


De ônibus, de carro ou de avião, são várias as alternativas para chegar a Uberlândia. Aos que tiverem a opção de ir pela Viação Passaredo, podem ir sem medo. A companhia aérea é a opção mais em conta, e compensa. Há mais espaço entre as poltronas, o serviço de bordo é bom - nada de cookies ou barrinhas, mas sim um pão quente com frios - e pontual.


Para evitar o calor escaldante, visite Uberlândia no inverno. E não estranhe a confusão de sotaques. A cidade possui uma faculdade pública - isso explica o grande movimento de jovens de diversos lugares, pelo menos durante a semana.

Leia as colunas anteriores de Carolina Teixeira:

Bon Bini a Hopi Hari!

Museu do Futebol

Centro Cultural São Paulo

Quem é a colunista: Carolina Teixeira, 25 anos, turismóloga, blogueira e estudante de jornalismo.

O que faz: É freelancer de comunicação e blogueira na maior parte do tempo. Também come, fala (muito), dorme, se diverte e viaja igual a tantos, além de adorar uma leitura, música e ser surpreendida por boas opções de entretenimento.

Pecado gastronômico: Café (não importa como), uma boa massa, sorvete no frio. Ultimamente anda faminta pelo arroz, feijão e bife.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Fale com ela: siga seu Twitter ou acesse seu blog.




Atualizado em 6 Set 2011.