A metrópole Istambul preserva suas imponentes mesquitas
A oeste, Grécia e Bulgária; a leste, Síria, Iraque, Irã, Armênia e Geórgia. A impressão que se tem ao visitar a Turquia não é só de estar entre dois continentes, mas de estar literalmente imerso em dois mundos. Por mais que a história seja a mesma, o país tem ao mesmo tempo o misticismo das Arábias com uma população que é majoritariamente muçulmana, e a modernidade típica do Ocidente em destinos altamente badalados.
Istambul
A síntese de tudo isso pode ser vista em Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla, que já foi berço do Império Romano do Oriente e que, quando invadida pelos turcos, marcou o início da Idade Moderna. O Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro e o Mar de Mármara por uma majestosa ponte, divide a maior cidade do país em uma parte europeia e outra asiática.
O resultado é uma metrópole vibrante que está acostumada a receber grande quantidade de turistas anualmente e conta com hotéis de luxo, casas noturnas famosas e ótima infraestrutura de restaurantes - não deixe de tomar um café turco e pedir para que leiam o seu futuro na borra que fica na xícara. E, na mesma Istambul, construções estampam a história e a cultura islâmica em mesquitas milenares como a Mesquita Azul ou do Sultão Ahmet, o principal monumento religioso local, e a Basílica de Santa Sofia, uma das maiores construções do mundo.
A fama de grande centro comercial que vem desde a Antiguidade é mantida por seus bazares e alamedas sempre lotadas. O mais conhecido é o Grande Bazar, que existe há séculos e remete ao cenário labiríntico das feiras que aparecem nos filmes árabes. Lá, vendem-se tapetes, roupas, joias de ouro ou prata, cerâmicas, artesanatos e os típicos narguilés. Já o Mercado de Especiaria vende temperos regionais e diversos tipos de chás. Em ambos, a velha arte de pechinchar é quase uma tradição, pois seus vendedores aumentam sempre os preços para quem tem cara de turista.
Capadócia
Foto: Thinkstock
Com formações geológicas antigas, o passeio de balão é um dos principais atrativos da Capadócia
Uma sucessão de vales com tons e contornos admiráveis, vulcões e passagens subterrâneas dão o ar exótico que todos esperam encontrar ao chegar na "terra dos belos cavalos árabes". Quem for à Capadócia não pode deixar de fazer o requisitado passeio de balões. Por mais caro que ele seja (cerca de 150 euros por uma hora), somente lá de cima é possível admirar todo o contraste de cores e a topografia desconcertante de sua paisagem.
Para observar as formações típicas de cogumelos ou "chaminés de fadas", as cidades mais indicadas são Goreme, Uçhisar e Ürgüp. Quem se encanta com construções religiosas, a melhor opção é Goreme, a terra de São Jorge, que possui também o famoso museu a céu aberto, que recebo o nome da cidade, e as incríveis igrejas decoradas com afrescos que retratam passagens da bíblia. Outro destino interessante é Kaymakliou, onde há toda uma cidade subterrânea para conhecer e se encantar.
Outras cidades
Apesar de não ser o destino principal dos turistas, é na capital turca, Ancara, que está guardada uma parte importante da história do país, mais especificamente no Museu das Antigas Civilizações da Anatólia. Depois de apreciar um belo pôr-do-sol à beira do Lago Salgado, vale visitar o Mausoléu de Atatürk, também conhecido como Antikabir, construído em homenagem a Mustafa Kemal Atatürk, o primeiro presidente turco.
Foto: Thinkstock
O famoso monumento Antikabir fica na capital turca, Ancara
Já Éfeso é conhecida por ter sido um grande centro de comércio e via de passagem de rotas comerciais do Mar Egeu. É o maior sítio arqueológico do país, com vestígios e ruínas de civilizações antigas. O destaque fica para a Casa de Virgem Maria, descoberta durante escavações em 1891, onde acredita-se que Nossa Senhora tenha vivido seus últimos anos, após a crucificação de Jesus. A lenda diz que a fonte em frente a sua capela tem ainda hoje poderes curativos.
Mas para quem quer sentir na pele a sensação de estar num local mítico, a passagem pela cidade de Troia é quase obrigatória - como indica o nome foi palco da Guerra de Troia, cuja história está descrita na clássica Ilíada, de Homero. Visite as ruínas do acontecimento histórico e não esqueça de tirar uma foto direito ao lado da réplica do cavalo de madeira gigante, que entrou para o ditado popular como presente de grego.
Pacotes Turísticos
Turquia (10 noites)
Inclui: passagens aéreas (com saída de São Paulo e escala em Madri); hospedagens em apartamento duplo em Istambul, Ancara, Capadócia, Pamukkale, Kusadasi, Bursa e Istambul, incluindo café da manhã, um jantar de boas-vindas, um almoço em Istambul e cinco dias de pensão completa; e passeios.
Preço: A partir de 2.958 euros por pessoa
Empresa: CVC
Telefone: (11) 2191-8911
Turquia + Grécia (10 noites)
Inclui: passagens aéreas (com saída de São Paulo); duas noites de hospedagens em Istambul com café da manhã e um almoço, seis noites de cruzeiros pelas Ilhas Gregas com pensão completas, duas noites em Atenas com café da manhã; e passeio panorâmico em Atenas.
Preço: A partir de 1.258 euros por pessoa
Empresa: CVC
Telefone: (11) 2191-8911
Turquia + Grécia (15 noites)
Inclui: passagens aéreas (com saída de São Paulo) para Istambul, Atenas, Kayseri e Izmir; hospedagens em apartamento duplo com café da manhã, guias locais e brasileiro
Preço: A partir de 4.397 euros por pessoa
Empresa: Raidho Tour Operator
Telefone: (11) 3383-1200
*Preços consultados em maio de 2011 e sujeitos a alterações sem aviso prévio
Atualizado em 6 Set 2011.