Guia da Semana

O Festival de Cannes está chegando e, entre 11 e 22 de maio, tornará a França um destino ainda mais charmoso. Programar sua viagem para coincidir com uma das grandes festas do cinema pode ser uma maneira de tornar a experiência ainda mais inesquecível. Para aproveitar tudo, é necessário comprar passagens e reservar quartos com antecedência. Aumentar a provisão de gastos da viagem também é sábio, pois os preços costumam ficar mais salgados, mas vale a pena. Afinal de contas, não é todo o dia que se pode conseguir um autógrafo do Colin Farrell ou da Natalie Portman. Entre no clima e aproveite para viajar no nosso roteiro de viagens cinematográfico.

Conheça mais sobre essas mecas da sétima arte:

Cannes

Foto: Getty Images/AFP

O Palácio das Convenções recebendo os últimos retoques na edição de Festival de Cannes em 2002

Midnight in Paris, o novo filme de Woody Allen, estará em todas as salas de França em 11 de maio, horas após abrir oficialmente o evento internacional mais charmoso do cinema, o Festival Internacional de Filmes de Cannes, no dia anterior.

Serão onze dias de filmes-cabeça e blockbusters, diretores polêmicos e tendências fashionistas nessa 64ª edição, que encerra no dia 22. O Centro de Convenções é a sede do evento, que recebe em seguida o festival de filmes publicitários. O objeto de desejo mais disputado por atores e diretores é a Palma de Ouro, concedida para a melhor obra do ano.

Neste ano, a presidência do Júri será de Robert De Niro, que terá a missão de eleger o melhor dentro e uma seleção que conta com diretores como Pedro Almodóvar (com La Piel Que Habito), Lars Von Trier (com Melancholia, protagonizado pelo trio Kirsten Dunst, Charlotte Rampling e Kiefer Sutherland), e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne ( Le Gamin au Vélo). Vale também ficar atento à seleção paralela Un Certain Regard, voltada para as novas linguagens e experimentações.

Além de discutir a estética da fome de Glauber Rocha entre uma compra e outra na Croisette, a principal avenida da cidade enquanto corre para pegar as sessões públicas e mostras paralelas, o turista pode aproveitar todas as praias da Côte D'Azur, no sul mediterrâneo da França, passear nas ilhas Lérins e aproveitar a gastronomia da região, baseada em frutos do mar e peixe,e pratos como a boullabaisse.

Los Angeles

Foto: AFP

O Kodak Theater, em Los Angeles, em preparação para a festa do cinema

Hollywood é a casa dos artistas, mas a cidade mundial do cinema americano é Los Angeles, a maior metrópole do estado da Califórnia e onde estão instalados estúdios como Fox, Warner e MGM. Por isso, são muitos festivais lá acontecem, como o Globo de Ouro, ocorrido em janeiro, e o Oscar, que este ano foi no final do fevereiro.

Por serem festivais da indústria, não há exibição oficial para o público, como acontecem em seus congêneres. No entanto, as salas da cidade e dos distritos vizinhos organizam sua programação pelos indicados. A celebração acontece tradicionalmente no Kodak Center e só entram convidados.

Ao público, resta a fila do gargarejo na entrada, a tentativa desesperada de conseguir convites para as festas e a possibilidade de aproveitar locais como a Ópera de Los Angeles, o Walt Disney Concert Hall, as praias de Santa Mônica, Venice Beach, e Malibu, o agito de Beverly Hills, da Rodeo Drive e as montanhas de Hollywood.

Berlim

O ano começa tradicionalmente com Los Angeles, que realiza o Globo de Ouro em janeiro. Na sequência vem a Berlinale, que vai realizar sua 61ª edição entre os dias 10 a 20 de fevereiro. Organizado em seleção competitiva e diversas paralelas, mostras transversais e retrospectivas, o festival ocupa diversos prédios da capital alemã, como o belo Cubic Kino, Kino International e House of World Cultures.

Competem esse ano pelo Urso de ouro os filmes Coriolanus, obra de estreia do ator Ralph Fiennes na direção; Yelling to the Sky, da também estreante Victoria Mahoney; The Future, da diretora alternativa Miranda July, e mais duas produções germânicas e uma judaica. No entanto, a grande aposta entre os sete indicados é Pina, de Wim Wenders, um filme de dança em 3D com a obra da coreógrafa e bailarina alemã Pina Baush.

Além da mostra principal, a paralela transversal Generation 2011 abordará as crianças e seus universos. Fórum de debates e da indústria completam a festa, que ainda organizará uma retrospectiva em homenagem a Ingmar Bergman.

Além das atrações do Festival e a beleza dos teatros e cinemas, o viajante cinéfilo não pode deixar de conhecer marcos da arquitetura alemã, como o Portão de Bradenburgo, o Muro de Berlin, a Alexanderplatz, além da badalada cena noturna da cidade.


Gramado

Sim, o Brasil também é um dos centros da arte cinematográfica,com cada vez mais festivais com filmes nacionais e internacionais. Aqui, os principais são o de Brasília e o Festival de Gramado, que celebrará em 2011 o audiovisual entre 5 e 13 de agosto.

Terra do chocolate e principal cidade da Serra Gaúcha, a bucólica Gramado é tomada por todo o tipo de gente do continente. Afinal, o evento é latino-americano, e as filmatografias brasileira, argentina e cubana competem de igual para igual. Nem seleção nem presidência ainda foram divulgadas. O melhor filme ganha o Kikito, a maior honra cinematográfica do continente sulamericano.

Foto: Edson Vara/ Divulgação

Um grande Kikito recepciona os turistas na praça central da cidade gaúcha

Além do Cine Embaixador, que durante o evento transforma-seno Palácio dos Festivais, a pedida é visitar lugares mimosos como a Cascata dos Narcisos, o Lago Negro, a Aldeia do Papai Noel e as cidades da região, como Canela,Garibaldi e Farroupilha, onde se encontra o melhor vinho nacional.

Veneza

A bela cidade italiana dos canais e vaporettos recebecineastas e cinéfilos viajantes quando realiza seu festival. A 68ª edição será de31 de agosto a 10 de setembro de 2011.

Inicialmente, o evento era ligado à Bienal Internacional de Arte veneziana, contemplando num ano as artes plásticas e no seguinte ascinematográficas. No entanto, desde a década de 80, o a festa das telonasganhou vida própria.

A Bienalle, que terá direção e presidência do júri nas mãosdo crítico e jornalista italiano Marco Müller, ainda não anunciou a seleção.Enquanto a lista não sai, aproveite para levantar os pontos turísticos nessacidade ao noroeste da Itália, banhada pelo Mar Adriático. Veneza é famosatambém pelos palácios renascentistas, como Ducal, Contarini del Bovolo, Grassi, C'adoro, entre outros, cenário de personagens históricos como as FamíliaMédici, Borgia e o filósofo Maquiavel.

Reza a lenda que Veneza será uma das primeiras cidades a serem cobertas pelo mar em casos de desastres naturais. Por isso, nessas épocas de aquecimento global, aproveite o Festival e vá antes de que façam de Veneza a locação de um filme de aventura ou de um documentário sobre a cidade que sumiu do mapa.

Atualizado em 6 Set 2011.