Visconde de Mauá é uma boa pedida para curtir o inverno na cidade sinônimo de praia e sol
Engana-se quem imagina que o Rio de Janeiro oferece apenas as praias e orlas cheias de atrativos aos turistas. Para os amantes das serras e das temperaturas mais frias, Visconde de Mauá, no município de Resende, é uma opção. A região conta, na realidade, com outras duas opções, Maringá e Maromba, interligadas por estradas de terra, onde podem ser encontradas diversas lojas e restaurantes. Sem grandes redes de hotéis para hospedagem, o forte por lá são as pousadas em meio à natureza. Grande parte delas não possui infraestrutura para receber crianças, o que faz da região um local ideal para curtir em casal.
As principais atrações são as cachoeiras e piscinas naturais, que podem ser aproveitadas durante o dia. Mesmo sem dar aquele mergulho devido às baixas temperaturas da água, os locais valem pelas paisagens. Além disso, as trilhas são outra opção para quem curte aventura e adrenalina, mas exigem certo preparo físico. Para curtir a noite, a boa e velha combinação entre vinho e fondue estão em alta nos restaurantes, em sua maioria, aquecidos por lareiras. Não deixe de experimentar um dos pratos típicos da região, feitos com truta, peixe típico do local.
COMO CHEGAR
De São Paulo são cerca de 310 km e leva-se, em média, de três a quatro horas de carro. É preciso seguir pela Rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) até Taubaté. Em seguida, continue pela Via Dutra (BR-116) até atravessar a divisa com o Rio de Janeiro. Quem vem da capital fluminense deve pegar a Dutra e entrar na saída km 311, junto ao trevo de Penedo. A partir daí, são 14 quilômetros na Rodovia RJ-163. Na altura da Capelinha, são 16 quilômetros de estrada de terra e muitas curvas até Mauá.
NÃO DEIXE DE LEVAR
- tênis confortável para caminhada;
- blusas pesadas para a noite;
- a região não possui caixas eletrônicos, portanto, leve dinheiro em espécie.
Atualizado em 6 Set 2011.