Guia da Semana

Já pensou em entrar na residência alheia, fuçar os armários, desfrutar do aconchego dos aposentos, mexer nas velharias e recordações, desvendar as intimidades, sem ter de pedir licença? Em todo o país, casas de cultura e museus que, no passado, foram o lar-doce-lar de personagens épicos estão abertos à visitação do público.

+ 13 lugares no brasil que você tem que visitar!
+ Pontos turísticos obrigatórios do brasil


Esses locais fazem um resgate temporal ao expor objetos pessoais de figuras que escreveram páginas da história, quer seja pelas suas vivências individuais, ou mesmo pelas contribuições para arte. Os visitantes são recebidos pela atmosfera que soa convidativa, apesar da ausência dos anfitriões. Portanto, sinta-se em casa:

MUSEU CASA DE PORTINARI

Instalado na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, tem como edificação a casa onde residiu, em sua infância e juventude, o famoso pintor brasileiro. Tanto na cozinha como na sala permanecem os móveis e utensílios originais da época em que Cândido Portinari vivia no local. Pode-se considerar a casa propriamente dita como acervo, por conter em suas paredes pinturas do artista e muitas informações sobre sua vida e o contexto histórico e social de sua época.

Praça Cândido Portinari, 298 - (16) 3664-4284 Leia mais

MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA

João Guimarães Rosa nasceu e passou toda a sua infância e uma casa onde seu pai, o escritor Floduardo Pinto Rosa, mantinha uma pequena venda, em Cordisburgo, Minas Gerais. A casa, que hoje é um museu adaptado no local que reúne um acervo de vários objetos pessoais, registros de sua vida profissional como médico e diplomata e cerca de 700 documentos textuais.

Rua Padre João, 744 - (31) 3715-1425 Leia mais

FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO

O escritor que traduziu como ninguém a essência e a cor da Bahia foi homenagenado com a Fundação Casa de Jorge Amado, idealizada e instituída no centro de Salvador. Com o objetivo de preservar e estudar o trabalho desse grande romancista, o acervo é constituído por obras do autor, uma extensa coleção de fotografias, vídeos, cartazes e objetos relacionados a ele e suas obras, além de arquivos de cartas e documentos.

Largo do Pelourinho, s/n° - (71) 3321-0070 Leia mais

CASA DE SANTOS DUMONT

A intimidade do pai da aviação também pode ser vasculhada pelos curiosos. Construída no antigo morro do Encanto, na cidade de Petrópolis-RJ, a casa planejada por Alberto Santos Dumont para servir de residência de verão, carinhosamente apelidada de A Encantada, é aberta à visitação do público. O prédio, um chalé do tipo alpino francês, possui três pavimentos. Uma curiosidade é que a casa não tem cozinha - todas as refeições vinham do Palace Hotel, atual prédio da Universidade Católica de Petrópolis, junto ao Relógio das Flores.

Rua do Encanto, 22 - (24) 2247-3158 Leia mais

CASA DE DONA YAYÁ

Há quem diga que a casa de dona Sebastiana de Freire Mello, em São Paulo, seja mal assombrada. Rica e única herdeira de uma fortuna, Dona Yayá, como era conhecida, ficou presa no local por 32 anos, até morrer. Perdeu os pais aos 13 anos e depois de uma viagem a Europa, surgiram os primeiros boatos de que ela tinha enlouquecido. Após uma tentativa de suicídio, foi considerada louca e presa em um só cômodo em sua própria casa. Até hoje, moradores e funcionários relatam visões do fantasma da velha senhora na janela de seu quarto e no solário reformado.

Rua Major Diogo, 353 - 9277-7361 Leia mais

MUSEU VICTOR MEIRELLES

O Museu Victor Meireles está instalado desde 1952 na casa onde o artista nasceu no centro de Florianópolis. Autor de quadros históricos, retratos, panoramas e de uma das mais populares telas brasileiras, Primeira Missa no Brasil, de 1861, Victor Meirelles deixou um extraordinário acervo. O Museu também funciona como um espaço cultural abriga uma agenda rotativa de exposições.

Rua Victor Meirelles, 59 - (48) 3222-0692 Leia mais

Atualizado em 23 Ago 2013.