Considerada a terceira maior cidade do Estado da Bahia, segundo dados do IBGE de novembro de 2010, Vitória da Conquista foi fundada em 1783, pelo sertanista português João Gonçalves da Costa, que a denominou de Arraial da Conquista.
Sua extensão compreende os municípios de Barra do Choça, Planalto e Poções - gerando renda a partir do plantio de café, que a partir de 1975 tornou-se a maior produtora do norte e nordeste brasileiro. Vitória da Conquista também possui um polo industrial bem desenvolvido.
Entre as atrações turísticas do local, destaca-se a escultura de Mário Cravo, Cristo Crucificado, criada entre 1980 e 1983 - que traz as feições do homem sertanejo, sofrido e com fome. A estátua mede 15 metros e está localizada na Serra do Peri-Peri, ponto mais alto da cidade. Outra opção de passeio é a Reserva Florestal do Poço Escuro, que possui uma área com 17 hectares de mata, onde se cruzam as nascentes do Rio Verruga, ao sul da Serra do Peri-Peri. Nesta floresta encontram-se espécies de flora, como canela, carvalho brasileiro, além de orquídeas e palmeiras.
Já o Parque da Serra do Peri-Peri abriga cerca de 1.300 hectares de área, é espaço de preservação ambiental, recebendo medidas de correção dos processos erosivos e de recuperação de áreas degradadas.
Vitória da Conquista também abriga eventos que reúnem pessoas de diversas regiões. Uma das mais famosas é a Miconquista, micareta criada há mais de 20 anos, como uma extensão das folias de Carnaval de Salvador - porém, a primeira festa fora de época carnavalesca ocorreu em 1927, pelo simples motivo de que a comunidade queria continuar comemorando mesmo dois meses depois do encerramento oficial.
A cidade é responsável por sediar o Festival de Inverno da Bahia, realizado desde 2005, e reunindo mais de 100 atrações nacionais por ano, divididos em três palcos, localizados no Parque de Exposição. Além de outras opções de lazer, como Barracão do Forró, a Megatenda eletrônica e espaço gourmet. Com todos esses quesitos, o festival aquece a potencial turístico, trazendo turistas de diversos lugares do Brasil, principalmente o público do norte de Minas Gerais, que não abre mão da boa música e do clima frio, pois no período do evento, a cidade chega a registrar temperaturas abaixo de 10°C. Para encerrar o passeio por esta bela cidade, também tem a festa Forró Pé-de-Serra, realizada na Serra do Peri-Peri, com entrada gratuita, proporcionando alegria às pessoas que visitam o local.
Como chegar a Vitória da Conquista:
Tem acesso pelas rodovias BR-407, BA-263 e BR-116, e dispõe de rodoviária com linhas para as principais cidades do Brasil e de um aeroporto (Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo) que opera frequências diárias para cidades como Salvador, São Paulo, Brasília, Ribeirão Preto, Barreiras e Ipatinga, atualmente operadas pelas empresas OceanAir e Passaredo.
Serviço
Passaredo Linhas Aéreas - agência Salvador:
Local: Aeroporto Internacional Dep. Luiz Eduardo Magalhães
Endereço: Pç. Gago Coutinho, s/n - Aeroporto
Fone/Fax: (71) 3204-1732
Horário de Atendimento: Segunda a domingo, 7h às 19h.
Foto: Secom PMVC / Emanuel Nem Moraes
Atualizado em 6 Set 2011.